O que é melhor: correr ou caminhar?

Confira qual atividade é mais indicada para manter o corpo em forma

Escrito por

Continua após o anúncio

Na hora de escolher que atividade física praticar para manter o corpo bonito e saudável, muitas mulheres ficam na dúvida entre a corrida e a caminhada.

Na realidade, ambas atividades são ideais para quem quer perder peso. Afinal, são atividades aeróbias, as quais proporcionam significante queima de calorias.

O ideal seria, no entanto, fazer uma mistura das duas atividades, balanceando o tempo em cada uma e tirando delas o benefício que cada uma pode proporcionar.

No entanto, nenhuma dessas atividades, nem mesmo a caminhada, deve ser praticada sem os devidos cuidados e orientação.

Por isso, sugerimos que pelo menos ao começar você consulte um educador físico para te auxiliar na execução dessas atividades físicas.

Especialistas recomendam alternar entre a caminhada e a corrida durante a prática do exercício físico. Sugere-se caminhar até um certo ponto, onde é possível perceber que a caminhada está ficando desgastante e então o ideal é passar para o trote. A corrida leve, nesse caso, pode ser até menos desgastante que a caminhada.

É importante não forçar o seu corpo caminhando rápido demais, pois os movimentos podem ser feitos de forma errada, agredindo seu corpo e causando dores que você sentirá durante e depois da prática.

É por isso que é imprescindível estar atenta para perceber o momento em que andar rápido está começando a ficar incômodo – por exemplo – quando você sentir dores na região abdominal.

Essas dores são causadas pelo aumento na produção do ácido lático e elas podem até fazer com que a pessoa desista de praticar o exercício, pois em geral são bem fortes.

Continua após o anúncio

Recomenda-se então, caminhar rápido e correr de forma leve alternando cada atividade de cinco em cinco minutos.

Dessa forma você maximiza o tempo de prática e também aumenta as chances de perder peso com a queima de calorias que a corrida e a caminhada proporcionam.

Lembre-se, porém, que é importante consultar um profissional da área antes de se aventurar na prática de exercícios físicos sem orientação, pois isso pode te custar sua saúde.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Fitness

Para você