Novos tipos de entrevista de emprego

Confira as tendências do mercado de trabalho para quem está à procura de uma nova oportunidade

Escrito por Andressa Dias
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Para estar em dia com as demandas do mercado de trabalho é preciso estar sempre se atualizando quanto ao que é exigido dos candidatos a novas oportunidades. A cada dia o mercado se torna mais competitivo e os empregadores esperam também cada vez mais de seus funcionários.

Alguns ainda acreditam que faltam vagas de emprego no Brasil, mas na realidade o que falta é pessoal qualificado para assumir os cargos disponíveis. Porém, se tantas pessoas estão se formando, se qualificando em cursos, como é possível que esteja faltando gente para preencher as vagas?

É provável, que em alguns casos, o candidato tenha a qualificação ideal, mas não tenha desenvoltura suficiente para demonstrar seus pontos positivos durante a entrevista. Levando isso em consideração, selecionamos algumas sugestões relacionadas aos novos tipos de entrevista de emprego e como lidar com esse novo desafio que o mercado de trabalho apresenta.

As entrevistas de emprego normalmente servem para conhecer a personalidade do candidato, muito embora seja difícil calcular ou afirmar categoricamente que uma pessoa tem determinada personalidade somente a partir de uma entrevista. Em consequência disso, o processo seletivo tem sido modificado para analisar o comportamento do candidato em situações e de maneiras diferentes.

Alguns processos seletivos combinam uma série de perguntas com respostas de sim e não com outras perguntas abertas, onde o candidato pode dissertar um pouco mais sobre a questão. Outras ainda podem ter entrevistas coletivas, nas quais há vários candidatos e eles respondem as perguntas diante de um grupo.

As entrevistas cara a cara com o entrevistador podem ser mais formais, com um roteiro definido, em que as perguntas ficam mais complexas conforme as respostas do candidato. Existem também entrevistas de emprego que são menos formais, em um ambiente descontraído, em que as perguntas são feitas na hora da entrevista e vão sendo formuladas conforme as respostas. Mesmo nesses casos você não deve deixar a postura profissional de lado.

Outras entrevistas, ainda, se baseiam mais nas competências e no conhecimento específico que o candidato tem sobre a sua área de atuação ou cargo. Essas entrevistas tendem a ser mais complexas e longas, por isso é importante estar atualizado quando à sua área de atuação e a sua profissão.

O candidato à vaga também pode ser entrevista por colegas de trabalho, colegas do departamento onde possivelmente trabalhará e também pelo gestor da empresa. Essas entrevistas podem ter um caráter mais ou menos formal dependendo da cultura da empresa.

Enfim, a tendência atual é de uma combinação dessas diferentes formas de analisar o perfil pessoal e profissional do candidato. Além da entrevista, os processos seletivos atuais incluem dinâmicas de grupo e outras atividades colaborativas. Considerando isso, preocupe-se em demonstrar uma atitude pró-ativa e humilde para se sair bem no processo seletivo.

Dicas pela Web
Comentários