Resistência tem rosto feminino, comenta primeira-dama da Ucrânia

Conheça Olena Zelensk, que se dedica às questões feministas e, atualmente, é um segundo alvo de Putin

Publicado por
Atualizado em 08.03.22

Olena Zelensky

Por
Em 03.03.22 às 16:57

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, resolveu mudar drasticamente a sua carreira. De humorista em um programa de televisão, ao lado da esposa Olena Zelenska, roteirista, passou a ser a figura mais importante de seu país.

Publicidade

Olena, por sua vez, não era a favor da decisão do marido em se tornar presidente, mas embarcou nessa com ele. Em entrevista para Vogue, Olena pontuou: “Não fiquei muito feliz quando soube que este era o plano. Vi como tudo mudaria e que teríamos dificuldades a enfrentar”.

Arquiteta de formação, deixou de lado a profissão para se empenhar na área do humor em programas televisivos com o marido. Logo que o marido regeu seu primeiro mandato, a primeira dama se dedicou a questões feministas e também à nutrição infantil.

Olena é mãe de dois filhos, Kiril, de 9 anos e da mais velha Aleksandra, de 17 anos. Como primeira-dama de um país em guerra, Olena tornou-se o segundo alvo de Putin, líder russo.

Em seu Instagram, publicou que há muito mais mulheres na Ucrânia do que homens e que isso tem grande significado no contexto de guerra. “Nossa resistência atual tem um rosto particularmente feminino”, disse. Veja a publicação original:

A sequência de fotos apresentadas pela primeira-dama mostra mulheres tanto na linha de frente quanto na retaguarda da guerra e, consequentemente, toda a força que elas representam. Por fim, destacou sua admiração e reverência às mulheres: “compatriotas incríveis!”.

Publicidade