Quais são os favoritos em cada categoria do Oscar 2022?

A cerimônia do 94º Oscar será hoje (27) e conta com mulheres entre as favoritas em diversas categorias

Publicado por
Atualizado em 01.04.22

Reprodução: "Ataque dos cães" / "No ritmo do Coração"

Por
Em 27.03.22 às 15:59

Chegou o evento mais aguardado do ano para quem gosta de cinema, o Oscar 2022. Nesta edição, há dois diferenciais: três mulheres como âncoras, as atrizes e comediantes Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes, e mais mulheres nas indicações. E como todo ano, existem favoritos em cada categoria da premiação. Você sabe quais são? Confira a seguir e faça suas apostas!

Publicidade

Melhor filme

Nessa categoria, há dois queridinhos: Ataque dos cães, dirigido por Jane Campion, e No ritmo do coração, dirigido por Sian Heder. Ambos de serviços de streaming, Netflix e Amazon Prime Vídeo, respectivamente.

Na largada da premiação, o primeiro tinha maior destaque, sobretudo por estar indicado em 12 categorias. Já o segundo veio ganhando força, principalmente após receber prêmios no SAG Awards, do Sindicato dos Atores, no BAFTA e no PGA Awards, prêmio do Sindicato dos Produtores.

Melhor direção

A neozelandesa Jane Campion, diretora de Ataque dos cães, é a grande favorita. Embora felizmente seja uma grande possibilidade conquistar o prêmio, ela é a única mulher a concorrer na categoria, mostrando a desigualdade de gênero no Oscar.

Na edição anterior, o prêmio foi conquistado pela diretora de Nomadland, Chloé Zhao. Caso vença, não seria o primeiro prêmio de Campion, pois, em 1994, seu filme O piano venceu na categoria Melhor Roteiro Original.

Melhor atriz

Há três nomes para ficar de olho, as atrizes: Jessica Chastain, protagonista de Os olhos de Tammy Faye, Penélope Cruz, pela atuação em Mães Paralelas, e Kristen Stewart, a Diana de Spencer.

Chastain tem se destacado como uma grande candidata, mas essa não é sua primeira indicação. Em outras edições, concorreu devido aos filmes Histórias cruzadas e A hora mais escura, porém não foi premiada.

Melhor ator

Assim como a categoria Melhor diretor tem uma pessoa como grande favorita, Will Smith é o ator de maior destaque aqui. Atuou em King Richard – Criando campeãs, que tem recebido diversas críticas, tanto positivas quanto negativas, o que não impediu o ator de ser considerado um grande profissional da atuação no filme.

Melhor atriz coadjuvante

Nessa categoria, também não tem existido grandes questionamentos sobre quem vai conquistar o prêmio. A favorita é Ariana DeBose, por sua atuação como Anita em West Side Story. Latina e LGBT, a atriz deixou os palcos da Broadway para assumir o papel, o qual já conquistou um Oscar há 60 anos, com a atuação de Rita Moreno.

Melhor ator coadjuvante

O favorito dessa categoria é o ator surdo Troy Kotsur, do filme No ritmo do coração. Ele foi descoberto pela diretora do filme quase por acaso, quando Heder estava estudando para a produção. Caso vença, seria um grande marco para a representatividade no Oscar.

Publicidade

Melhor roteiro original

Licorice pizza é um dos roteiros favoritos, criação do diretor Paul Thomas, que já foi indicado 11 vezes, mas nunca conquistou o Oscar. Outro queridinho é Belfast, do Kenneth Branagh.

Melhor roteiro adaptado

Aqui, novamente os dois grandes filmes do ano, Ataque dos cães e No ritmo do coração. Vale ficar de olho em quantas vitórias Jane Campion e Sian Heder levarão para casa, embora a própria indicação em si já seja de grande representatividade para as mulheres.

Melhor filme internacional

Drive my car é o favorito dessa categoria, mas também disputa em outras mais acirradas. O filme, que conta com direção de Ryûsuke Hamaguchi, é uma adaptação da obra do escritor Haruki Murakami. Apesar de ser constantemente chamado de uma obra japonesa, Hamaguchi defende ser de caráter universal.

Melhor documentário

Há dois documentários que conquistaram o favoritismo do público: Summer of Soul e Flee. O primeiro apresenta o Festival Cultural Harlem de 1969, que celebrou a música e a cultura afro-americana, promovendo o orgulho negro, já o segundo mostra um homem às vésperas de seu casamento, tendo que revelar seu passado oculto até então.

Melhor animação

Por fim, mas não menos importante, os favoritos em animações são Encanto, apresentando a família Madrigal, que vive nas montanhas da Colômbia em uma casa mágica, e A família Mitchell e a revolta das máquinas, filme que trata de relações familiares e o caos de uma revolução robótica. Tudo indica que o queridinho é o primeiro, uma produção da Walt Disney.

Quais serão os vencedores dessa do Oscar 2022 na sua opinião? Será que mulheres levarão mais prêmios e terão maior reconhecimento nessa edição? Aproveite e conheça filmes sobre feminismo e fique por dentro desse assunto.

Assuntos: Filmes