O metaverso chegou à moda: conheça a Metaverse Fashion Week

Participantes podem esperar quatro dias de desfiles com showrooms, lojas pop-up, after parties e desfiles de avatares

Publicado por                                
Em 15.03.22 às 16:58

MARGARITA

Por
Em 15.03.22 às 16:58

Do dia 24 a 27 de março, a plataforma Decentraland vai promover a primeira Metaverse Fashion Week, espaço virtual em que os fãs de moda poderão acompanhar o evento de qualquer parte do mundo, com algumas das marcas mais caras reconhecidas do mundo.

Publicidade

Como funciona?

Para aqueles que ainda não estão por dentro do metaverso, a Decentranlad é uma das plataformas mais utilizadas pelos usuários do metaverso para navegarem no mundo virtual 3D. Permite comprar terrenos virtuais como NFTs por meio da criptomoeda. Em 2021 a empresa comprou um terreno digital destinado ao setor da moda, pelo valor US$2,43 milhões de dólares.

A plataforma fez uma parceria com a empresa Tokens.com para sediar a primeira edição do Metaverse Fashion Week. Segundo o CEO, Andrew Kingue, o objetivo é estimular a conexão entre a moda e metaverso, com novos designers e projetos NFT. Dessa forma, o espaço virtual vai permitir que o usuário tenha acesso a desfiles de avatares com exposição de mercadorias digitais que poderão ser compradas e vestidas no metaverso.

O evento conta também com a organização da UNXD, marketplace responsável por desenvolver NFTs, que contará com uma coleção de tokens exclusivos da Dolce & Gabanna que gerou cerca de US$5,7 milhões de vendas. Outras marcas como Hugo Boss, Burberry e Balenciaga também estão confirmadas, além de marcas emergentes e criadores digitais.

Como participar do evento?

Para ter acesso aos desfiles na plataforma Decentraland você deverá ter um computador PC ou Mac com Chrome, Firefox ou Brava instalados. Além de precisar ter uma carteira digital Ethereum, que funciona como a sua conta pessoal que permite comprar wearables.

Em caso de dúvidas, a plataforma criou um espaço para responder às perguntas feitas com mais frequência e o restante de todas as informações necessárias. O evento é aberto ao público que tenha acesso à internet.

Novos caminhos para o mercado da moda?

A chegada do metaverso propõe uma nova visão sobre como a tecnologia pode ser aplicada na atualidade. A possibilidade de ter desfiles de modas e lançamento de tendências através da tela dos monitores e aparelhos de realidade virtual impacta diretamente no consumo do usuário tanto no digital quanto no real.

No entanto, apesar de surgir com cara de inovação e acessibilidade, não podemos deixar de refletir sobre como ele pode impactar nos pequenos produtores e usuários, já que ter acesso é necessária uma grande capacidade de players e investimento para participar desses eventos.

Além disso, marcas já estão buscando maneiras de monetizar convites e acessos VIPs com lugar na primeira fila. Logo, comportamentos e barreiras do mundo físico vão ser aplicados ao virtual.

Assuntos: Tá na moda