“Não existe certo ou errado na moda”, afirma produtora Wladia Goes

Influencer explica como encontrar o seu estilo pessoal pode melhorar sua autoestima e autoconfiança

Publicado por                                
Em 23.05.22 às 16:14

Wladia Goes

Por
Em 23.05.22 às 16:14

Se vestir dessa forma independe de tendências e de utilizar ou não marcas famosas, tem relação com o autoconhecimento e entender qual imagem e mensagem você quer passar para a sociedade. Nesse sentido, a moda é usada para refletir sua personalidade, como meio de se sentir bem consigo mesma, melhorando autoestima, sem se vestir de forma desconfortável ou desconectada de você mesma.

Publicidade

Entender isso também pode, inclusive, te ajudar a consumir roupas e acessórios de forma mais consciente, por compreender o que você vai realmente usar na sua rotina e o que vai ficar entocado no fundo do armário, um desperdício de dinheiro e espaço.

A produtora de moda Wladia Goes trabalha com esse assunto em sua página no Instagram, desfazendo ideias antes presentes na sociedade, como a de que existe certo ou errado na moda. Ela incentiva mulheres a se vestirem da forma como se sente bem, seja seguindo tendências, misturando diversos estilos ou criando o seu próprio. O que importa é se divertir.

Em entrevista exclusiva ao Dicas de Mulher, a criadora de conteúdo digital sobre moda, fala sobre gosto pessoal e expressar sua personalidade através da moda.

Dicas de Mulher – Enquanto produtora de moda, você acredita que existe certo ou errado na moda? O que é ser uma pessoa estilosa hoje, em um mundo tão diversos quanto o nosso?

Wladia Goes – De jeito nenhum, não existe certo ou errado na moda! Sempre defendo a liberdade de poder se vestir da forma que agrade a você, não aos outros. Ser uma pessoa estilosa é ter um jeito único no vestir, ainda que use peças que estão “na moda” ou peças “comuns”. Uma pessoa estilosa sempre vai imprimir sua personalidade, seu toque pessoal.

Quando nos vestimos é mais importante seguir tendências ou nosso gosto pessoal?

Defendo que é importante seguir o nosso gosto pessoal sempre, sempre e sempre! Até porque nem tudo que é tendência agrada a todas nós na hora de nos vestir.

Qual a importância de encontrar seu estilo pessoal para promover uma construção de identidade própria?

Publicidade

Quando você encontra seu estilo pessoal e consegue entender o que é melhor pra você tudo fica mais leve, você se sente mais confiante. Autoconfiança pode te levar a lugares inimagináveis.

Podemos optar por peças que se enquadram em nosso estilo pessoal, mesmo quando elas são consideradas “fora de moda”?

Pra mim, o “fora de moda” nunca existiu! O que importa nesse jogo é a pessoa se sentir incrível quando se olha no espelho. É tudo o que importa.

Na hora de criar composições de looks, roupas de segunda mão, como brechós, podem ajudar na busca por um look autêntico e estilo próprio?

Por incrível que pareça muitas pessoas ainda tem preconceito com brechós e eu entendo… É preciso ter um olhar afiado e saber qual o seu estilo para então poder se sentir à vontade ao comprar roupas usadas. Se observarmos bem, em sua grande maioria, quem frequenta brechó já tem seu estilo muito bem definido.

Como a nossa relação com a moda pode afetar nossa autoestima e confiança?

A “ditadura” do certo e errado é um bom exemplo de como afetar a autoestima e confiança de qualquer pessoa que seja minimamente insegura. Se é dito que peça A, B ou C só serve para corpos específicos, você intimida quem não está no padrão mencionado mas gostaria muito de se ver nelas. A probabilidade dessas pessoas usarem esses peças é mínima, porque elas vão acreditar que não são pra elas.

Você diria que a indústria da moda pode tornar mais difícil encontrar o nosso estilo pessoal? E quais seriam as razões disso?

Grande parte da indústria fast fashion não quer que você tenha o seu estilo, quer que tenha o estilo da vez, para que compre cada vez mais.

A moda pode ser divertida na hora de compor looks? Isso depende do estilo de cada um ou dá para ser sempre divertido?

Publicidade

O vestir pra mim é pura diversão! Se não for assim nem saio de casa. E sabe o que? Você pode vestir o que quiser, como e onde quiser. Sabe quem vai denunciar se você está feliz com o look escolhido? Só você!