Moda e Beleza

Maquiagem monocromática: como fazer uma make sofisticada com nuances da mesma cor

Canva

Maquiadores ensinam como criar um visual moderno e prático combinando lábios, bochecha e boca

Em 03.08.22

Ao que tudo indica, a tendência da maquiagem monocromática veio para ficar. Esse tipo de make envolve a aplicação da mesma cor (e, muitas vezes, o mesmo produto) em várias áreas do rosto, para que lábios, bochechas e olhos combinem. O resultado, que pode parecer sem graça, na verdade, é equilibrado e prático. Para te ajudar a adotar a técnica em suas produções, o Dicas de Mulher conversou com dois maquiadores profissionais. Veja as dicas dos especialistas na sequência.

Publicidade

Para o maquiador Sandro Barreto, responsável pela beleza de Samantha Schmütz, Roberta Sá, Adriana Birolli e outras famosas, o importante é saber dosar. “Existem produtos que são superfuncionais para aplicar na boca, nos olhos e também como blush. Eu indico os cremosos, que são fáceis de usar”, diz.

O visual considerado sofisticado por muitos profissionais não precisa ser igual. Sadi Consati, maquiador e consultor de O Boticário, recomenda aplicar pequenas variações da mesma cor para não ficar um efeito ‘chapado’ no rosto. “Puxar o tom mais fechado da cor para a boca, o intermediário para os olhos e um mais suave para as bochechas. Você mantém a mesma cor, mas com nuances diferentes, proporcionando assim profundidade e movimento na maquiagem”, indica.

Variações da maquiagem monocromática

Canva

A maquiagem monocromática também pode variar de suave e sutil a ousada e brilhante. Tudo depende da cor que você quer usar. Para o primeiro efeito, opte por tons mais neutros, como rosa suave ou pêssego. Para o último, escolha qualquer cor do arco-íris – do vermelho ao violeta. Sandro Barreto e Sadi Consati indicam os mesmos tons para quem quer experimentar a técnica: coral, rosa, pêssego, laranja, tons terrosos e vermelho. “Para acertar nas makes monocromáticas, é importante saber quais tons combinam melhor com seu tom de pele, mas esses costumam funcionar muito bem em todas as peles”, diz Barreto.

O melhor é que a técnica funciona para qualquer estação e não precisa ser uma especialista para realizá-la. Quem dá o toque para acertar no visual monocromático é o maquiador do O Boticário: “É muito importante saber aplicar o produto e observar que, em determinados pontos do rosto, não se pode exagerar. Uma dica? Vai colocando o produto aos poucos e observando as nuances, assim você tem mais chances de acertar”, ensina Consati.

Outra questão com a qual as mulheres não precisam ficar preocupadas é a combinação da maquiagem com roupas e acessórios. Dá para unir tudo e manter a modernidade em dia: “Combinar com o look é muito fofo, fica delicado e lindo. Mas sempre seguindo as variações de tom da cor na maquiagem, roupas e acessórios. E não combinar também é muito legal e cool”, opina Consati. Já Barreto dá uma dica importante: “Dependendo do evento ou da proposta da roupa, acho que cabe mudar a make e seguir o clássico, assim não erra e também não sai mal falada… (risos).”

10 fotos que mostram a versatilidade da maquiagem monocromática

As dicas dos maquiadores deixam claro que são muitas as formas de incluir essa técnica no seu visual. Veja abaixo ideias diversas para testar, seja nas produções do dia a dia ou em ocasiões mais especiais.

1. Uma maquiagem monocromática cai bem em produções discretas

2. Como esta em tons de coral

Nathali Becker

Publicidade

3. Também pode ser mais puxada para o rosa

4. Ou para o vermelho, garantindo um visual impactante

5. Combine com um delineado diferente

6. Capriche na sombra

7. Ou aposte nos clássicos tons terrosos

8. O resultado é uma maquiagem elegante

9. A técnica também pode compor um visual mais divertido

10. E até mesmo gótico. São infinitas possibilidades!

Combine as dicas profissionais com as ideias acima na hora de escolher a maquiagem monocromática que melhor combina com a ocasião. Além, claro, de ser fiel ao seu gosto pessoal e à sua personalidade.

Jornalista há quase 20 anos com experiência em comunicação estratégica, reportagens, social media, e sempre interessada em contar histórias reais e inspiradoras.