Formiga é a primeira mulher eternizada na Calçada da Fama do Mineirão

A atleta comenta com felicidade a homenagem que recebeu e também relembra sobre a luta que foi para conseguir chegar onde chegou

Publicado por                                
Em 16.03.22 às 11:26

Formiga

Por
Em 16.03.22 às 11:26

Nesta terça-feira (15), Formiga foi a primeira mulher a ingressar na Calçada da Fama do Mineirão. Além de marcar seus pés na calçada, deixou marcas no futebol brasileiro e mundial. Em 56 anos de estádio, é a primeira jogadora a ser homenageada.

Publicidade

A meio-campista é a atleta que mais vestiu a camisa da seleção brasileira, com 234 partidas oficiais. Ela conta com sete participações na Copa do Mundo e mais sete Jogos Olímpicos. Só pela Seleção Brasileira conquistou medalhas de prata nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008), bem como o vice-campeonato mundial, em 2007.

Confira abaixo o momento especial de Formiga no Mineirão:

Equidade de gênero nos esportes

Apesar das grandes conquistas no futebol, a jogadora, em entrevista ao G1, falou sobre a luta que é ter reconhecimento e espaço em um esporte tão masculino:

“Eu fico muito feliz, de ser a primeira mulher e negra, né? A ter esse reconhecimento em um dos estádios mais importantes do nosso país, já que a gente luta tanto, busca tanto espaço […]”.

Além dos salários desiguais, as mulheres no esporte ainda precisam lutar por espaço televisivo. Segundo um estudo feito pela Unesco, apenas 4% do espaço midiático é dedicado às modalidades esportivas praticadas por mulheres.

Publicidade

Apenas recentemente, no Brasil, foi decretado que as mulheres devem receber premiações esportivas iguais aos homens. Ainda há muito para batalhar no esporte, na busca de equidade de gênero.