Bem-estar

5 destinos no mundo para fazer um retiro espiritual e desenvolver o autoconhecimento

CANVA

Saiba quais são os destinos no Brasil e no mundo indicados para quem quer viajar com propósito

Em 23.07.22

Peregrinar em busca do autoconhecimento é o roteiro da vez. Com o controle da Covid-19 na maioria dos países por conta da vacinação, a sociedade tem tentando compreender quais são as consequências deixadas pela pandemia, depois de tanto tempo vivendo em isolamento, e tendo que lidar com sentimentos de dor e luto, que ainda não foram “curados”.

Publicidade

Prova disso é que em busca do autoconhecimento, as pessoas têm buscado refúgios em que possam ir além do turismo tradicional e partir para uma peregrinação, como são conhecidas as viagens com um propósito definido.

No Brasil, o relatório divulgado no início de 2022 pela TRVL Lab, que reúne insights sobre o mercado de turismo nacional, mostrou que o foco está nos deslocamentos que promovam: saúde e bem-estar; descanso e relaxamento; diversão; novos lugares e celebração da vida e dos momentos.

Para quem também está em busca de autoconhecimento, a operadora de turismo E-htl Viagens online, indica 5 destinos que vão ajudar você a encontrar uma direção a você mesmo.

Índia

Rajastão / Envato

A diversidade de religiões, yoga, meditação, a ayurveda (medicina indiana) e a espiritualidade fazem da Índia um dos destinos mais procurados para viagens de autoconhecimento. O país é muito extenso e, se você não tiver muitos dias, vale a pena selecionar uma região para aproveitar com mais calma. O Rajastão, região desértica de palácios, montanhas e lendas, é uma ótima opção para este tipo de jornada.

Sudeste Asiático

Vietnã / Envato

O Sudeste Asiático tem uma grande fama por festas, agito e muito mais, mas também há centenas de opções de cidades perfeitas para retiros de autoconhecimento. Ele vai sempre lhe apresentar uma experiência de autoconhecimento, seja em templos e retiros espirituais, no contato com a natureza ou na forma como os habitantes locais vivem. Grandes experiências de autoconhecimento são proporcionadas nesse destino, como caminhar por um longo período pelas montanhas de Sapa (Vietnã), contemplar os templos de Yoguiakarta (Indonésia) e mergulhar nas cachoeiras de Luang Prabang (Laos).

Tel Aviv (Israel)

Tel Aviv / Envato

Tel Aviv recebe viajantes do mundo inteiro por sua religiosidade, arquitetura instigante e belíssimas praias. Mesclando o antigo e o moderno, a cidade apresenta uma religiosidade intensa sem ser opressora. É um lugar perfeito para uma viagem espiritual de quem procura se autoconhecer sem abrir mão do conforto e das demais atrações de uma cidade.

Publicidade

Chapada dos Veadeiros (Brasil)

Chapada dos Veadeiros, Goiás / Canva

Não existe roteiro de peregrinação nacional sem a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Esse, é o destino mais conhecido do Brasil para quem busca autoconhecimento e descanso em meio à cachoeiras, cânions e muita energia. A região, principalmente a cidade de Alto Paraíso, tem uma rede turística bem desenvolvida com hotéis e pousadas que promovem retiros espirituais e excursões para lugares que são verdadeiros refúgios e que colaboram para o equilíbrio emocional.

Serra de Roncador (Brasil)

Serra de Roncador, Mato Grosso / Canva

A Serra do Roncador, localizada na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, tem mais de 1.000 km. O nome foi dado por conta do “ronco” causado pela passagem do vento dentro dos cânions. Por lá, grutas, cavernas, rios, lagos e cachoeiras, e uma diversidade imensa de comunidades, já que o destino é mundialmente conhecido como santuário místico e metafísico, por conta de estudos e acontecimentos que afirmam a existência de civilizações antigas na serra.

Jornalista há quase 20 anos com experiência em comunicação estratégica, reportagens, social media, e sempre interessada em contar histórias reais e inspiradoras.