44 receitas de nhoque para quem quer inovar no cardápio

Escrito por Nicole Dias

iStock

Se existe um prato que é difícil alguém não gostar, esse é o nhoque. A massa, geralmente feita com batatas, mandioca ou farinha de trigo, é versátil e muito gostosa. Vai bem tanto em um almoço de domingo quanto um jantarzinho romântico. E permite, claro, muitas combinações de molho.

Que tal fazer diferentes tipos de nhoque na sua casa? Confira abaixo uma seleção com dezenas de receitas, desde as mais tradicionais até alternativas pra lá de elaboradas, com ingredientes premium e muita sofisticação. Temos certeza que esse post deixará você com água na boca.

Nhoque com batata inglesa

1. Nhoque ao molho de frango: tem farinha de trigo, batata inglesa e ovos em casa? Perfeito, já é o bastante para fazer os nhoques dessa gostosa receita. O molho de frango que acompanha também é feito com itens acessíveis, como peito de frango, cebola, alho, óleo, extrato de tomate, tomates maduros, salsa e cebolinha. Todo o sabor da simplicidade.

2. Nhoque recheado com catupiry: uma coisa é certa – com catupiry tudo fica ainda mais gostosinho. A dica para usá-lo como recheio do nhoque é fazer pequenas gotas de catupiry com antecedência e congelar. No dia em que for fazer o nhoque, basta fazer bolinhas ao redor das gotinhas congeladas. Uma gostosura!

3. Nhoque recheado de queijo e orégano: imagine um nhoque bem macio, que quando cortado revela um interior de queijo derretido… Dá água na boca só de pensar, certo? Essa receita aqui é bem versátil e pode acompanhar diferentes molhos, de bolonhesa até putanesca. Vai do seu gosto.

Leia também: Calzone: 14 receitas para inovar na hora de comer massas

4. Nhoque Mac n’ Cheese: se macarrão com queijo já é uma delícia, imagina quando a massa é, na verdade, um nhoque caseiro de batata? Uma daquelas receitas bem cremosinhas e irresistíveis, perfeitas para acompanhar um vinho em um jantar a dois bem despretensioso.

5. Nhoque de frigideira: diferente de todos os nhoques que você já viu, esse aqui é feito na frigideira e pode muito bem ser comido com as mãos, como se fosse um petisco. A lista de ingredientes pede batatas grandes, parmesão ralado, farinha de trigo, presunto, queijo mussarela, sal e pimenta. É puro amor na forma de comida.

6. Nhoque de batata sem cozinhar: não, você não leu errado. Essa versão do nhoque de batatas não precisa ser cozida. Na verdade, a massa chega ao ponto perfeito quando é levada ao forno junto com o molho de carne. Daquelas receitas para se ter na manga e fazer quando bater a vontade!

7. Nhoque de assadeira: praticamente uma lasanha, a ideia aqui é intercalar camadas da massa de nhoque, molho de carne moída, presunto e queijo. Não precisa fazer bolinhas com a massa. Depois de 30 minutinhos no forno, fica pronto – é uma maravilha!

8. Nhoque ao molho branco: você não precisa necessariamente preparar o nhoque em casa mesmo para ter uma excelente refeição. Diversas marcas já vendem a massa congelada, algumas vezes até mesmo com recheios. Tendo nhoque em casa, basta preparar esse delicioso molho branco com manteiga, farinha de trigo, leite, queijo parmesão e noz-moscada. Uma gostosura!

Leia também: 9 receitas de pizza de calabresa que vão conquistar o seu paladar

9. Nhoque frito: já imaginou servir nhoque no happy hour? Se for uma versão como a dessa receita, em que a iguaria é frita e recheada com queijo, fica excelente! Para empanar, utilize ovos e farinha panko. Combine com uma boa cerveja e delicie-se!

10. Nhoque de forno: um mix de escondidinho, lasanha e nhoque. Não tem como ficar ruim! A proposta aqui é fazer uma massa de nhoque tradicional, com batatas, ovo, manteiga e farinha de trigo e intercalar com um recheio de carne moída e temperos da sua preferência.

11. Nhoque ao molho funghi: procurando uma receita para impressionar quem você gosta? Achou! O molho de funghi e nata foge do lugar comum e proporciona uma explosão de sabores. A nata garante que o molho fique com uma textura aveludada e toque brilhante. Decore o prato pronto com manjericão e prepare-se para receber os elogios.

Nhoque com outras batatas

12. Nhoque de batata doce com abóbora: com uma cor fantástica e sabor adocicado, esse nhoque é feito à base de batata-doce e abóbora japonesa. Mas o destaque fica por conta do molho de carne de panela, que cozinha por várias horas e desmancha na boca. Um deleite aos olhos e ao paladar.

13. Nhoque de batata doce com espinafre: alimentação saudável e sabor podem – e devem! – andar juntos. E esse nhoque feito com batata-doce e espinafre é uma verdadeira prova disso. O molho para finalizar o prato pode ser aquele que você mais gostar, como molho vermelho ou de vegetais.

Leia também: Bonjour! 12 receitas de croissant para começar bem o dia

14. Nhoque de batata baroa com molho de calabresa: apesar de muitas receitas trazerem as medidas certinhas de ingredientes, muitas vezes o segredo do nhoque perfeito está no olho mesmo. A dica é sempre ir acrescentando farinha aos poucos. Quanto menos precisar, melhor. O nhoque de batata baroa fica delicado e apaixonante.

15. Nhoque de batata-doce com açafrão: não se deixe enganar pelo sabor sofisticado – esse nhoque aqui é dos mais simples de fazer. O açafrão, além de trazer seu sabor característico, deixa o preparo com uma cor linda. Experimente servir com molho de frango. Será uma de suas comidas favoritas.

16. Nhoque de batata-doce ao molho bolonhesa: levinho e gostoso, o nhoque de batata-doce pode ser servido com uma série de complementos, tudo vai depender do que você curte e, claro, dos ingredientes à disposição. Experimente servir com um molho bolonhesa bem temperadinho. Difícil dar errado.

17. Nhoque de batata asterix: muito utilizada para fazer batatas rústicas, a asterix funciona na receita de nhoque porque é mais sequinha, contribuindo para que as bolinhas não desmanchem com facilidade ou fiquem grudadas no céu da boca. Cozinhe as batatas no micro-ondas para agilizar o processo.

18. Nhoque de batata-doce recheado com mussarela de búfala: pronta para levar o seu nhoque de batata-doce a um novo patamar? É hora de recheá-lo! Para ficar bem diferente, aposte em mussarela de búfala! Se quiser aproveitar o que tiver em casa, utilize peito de peru ou presunto. Substitua a farinha de trigo por farinha de arroz integral para um prato mais funcional.

19. Nhoque de batata asterix recheado de calabresa e manjericão: ao cortar esse nhoque no meio, você descobre que ele tem um pedacinho saboroso de linguiça como recheio. Um molho de tomate com um toque de noz-moscada arremata tudo com chave de ouro. O melhor disso tudo? Dá pra preparar tudo em casa!

20. Nhoque de batata asterix ao mascarpone e presunto parma: daquelas receitas que já são chiques só pelo nome… O queijo mascarpone cremoso harmoniza com a crocância do presunto Parma, proporcionando sensações maravilhosas. O molho ainda pede creme de leite culinário e manteiga.

Nhoques especiais

21. Nhoque de abóbora com cogumelos salteados: quando o nhoque ganha um leve toque adocicado, todo mundo pede mais. Essa versão leva abóbora japonesa e é perfeita para dar uma variada no seu cardápio. Embora a sugestão seja servir com cogumelos salteados, dá pra ir além e utilizar o molho da sua preferência.

22. Nhoque de mandioquinha com creme de queijo e cogumelos: quem diria que um simples nhoque poderia se transformar em um prato tão requintado? O diferencial, nesse caso, está no creme de queijo, feito com shitake, alho, vinho branco, creme de leite fresco e queijo grana padano. Uma delícia elegante.

23. Nhoque de mandioquinha com espinafre: sabia que você pode fazer um nhoque bem diferente utilizando apenas 3 ingredientes e sem muita confusão na cozinha? Você precisará de mandioquinha, ovo e um envelope de creme de espinafre. A vida é mais gostosa quando tem menos louça pra lavar.

24. Nhoque recheado com cream cheese: para dar um toque especial ao seu almoço de domingo, experimente rechear seus nhoques com uma misturinha de cream cheese e queijo parmesão. Fica nada menos que sensacional. Basta pegar uma quantidade de massa, fazer uma bolinha, achatar, colocar o recheio e fechar delicadamente.

25. Nhoque de mandioca com ragu de linguiça: daquelas receitas com jeito de casa da vovó, o nhoque feito com mandioca cozida fica muito mais especial com um molho caprichado. Para o ragu você precisará de linguiça de pernil, cebola, alho, sal, orégano, manjericão e erva doce.

26. Nhoque de mandioquinha com ragu de javali: prato de restaurante chique na mesa da sua casa. Gostou da ideia? Então não deixe de conferir o passo a passo desse nhoque, que conta com um ragu gourmet à base de pernil de javali, vinho tinto e tomates pelados.

27. Nhoque grelhado de batata doce: se depois de cozinhar os nhoques você ainda colocá-los em uma frigideira com manteiga e folhas de sálvia, com certeza não se arrependerá. Diferente da versão clássica, esse nhoque fica com uma casquinha torrada que é uma maravilha.

28. Nhoque de batata com molho de tahine e cogumelos: quando a culinária italiana encontra o estilo árabe, só pode sair coisa gostosa. E até o costumeiro nhoque acaba ganhando uma cara totalmente nova. Experimente servir sua massa com um molho de iogurte, cogumelos, tahine e pimenta da Jamaica. Um espetáculo!

Nhoques com outros ingredientes

29. Nhoque de ricota com molho de manteiga e sálvia: esse nhoque fica tão bonito que quase dá peninha de comer. Mas é tão gostoso que ninguém resiste. A ricota traz um sabor único e deixa o resultado final suave, enquanto sal e noz-moscada finalizam os nhoques grelhados com maestria.

30. Nhoque de beterraba ao pesto de brócolis: a criançada vai amar esse nhoque cor-de-rosa. E você também! Feita com beterraba, alho, azeite, farinha de trigo e sal, é uma receita incrivelmente descomplicada e bem nutritiva. Sirva em uma travessa bem bonita com molho branco ou pesto.

31. Nhoque de maionese: provavelmente você ainda não experimentou nhoque de maionese. Pois deveria! A massa precisa apenas de leite, farinha de trigo, maionese, salsinha picada e caldo de galinha, enquanto o molho você pode inventar com o que tiver à disposição.

32. Nhoque de banana-da-terra com carne seca: deixe as batatas de lado por um momento e dê uma chance para o nhoque feito com banana. Prato vencedor de concursos de culinária, ele traz toda a brasilidade que amamos através de ingredientes como carne seca, manteiga de garrafa e tucupi.

33. Nhoque de fruta-pão: você já comeu fruta-pão? Consiste na Artocarpus altilis, muito parecida com a jaca e que também é conhecida como jaca-de-pobre. A fruta-pão é mais popular no nordeste e ganha protagonismo nessa receita de nhoque, acompanhando um molho de linguiça e tomate.

34. Nhoque de ricota, escarola e parmesão: caso você já tenha dito que ricota é uma coisa sem graça, essa receita aqui mudará completamente o seu pensamento. Curinga, o ingrediente faz toda a diferença nesse nhoque que leva, ainda, uma xícara de escarola refogada, cream cheese e queijo parmesão ralado.

35. Nhoque de pinhão: o pinhão é um ingrediente muito utilizado na culinária do Sul do Brasil. Se você não sabe como colocá-lo nas suas receitas, veja já o passo a passo desse nhoque. Ele é um tanto quanto trabalhoso de fazer, mas com certeza vale cada minuto despendido entre panelas.

36. Nhoque de banana com molho de tomate: se engana quem acha que um bom nhoque só pode ser feito com batatas. Quando as bananas entram na jogada, o resultado é sofisticado e surpreendente. Combine bananas-da-terra bem maduras, gema de ovo, manteiga, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, sal, pimenta e raspas de limão. Coisa de chef internacional!

Nhoques em versões restritivas

37. Nhoque de mandioquinha com molho de tomate assado: vegano e sem glúten, o nhoque feito com 500 g de mandioquinha é o suficiente para duas porções bem servidas. O que distingue esse nhoque das outras receitas é que ele é frito em óleo vegetal, ficando levemente crocante.

38. Nhoque de inhame: ama inhame e quer descobrir novas formas de usar o ingrediente na sua alimentação? Faça nhoque! Funcional, o prato é complementado com farinha de trigo integral, que pode ser trocada por farinha de arroz caso você goste mais.

39. Nhoque vegano: batata asterix, batata-doce, sal, azeite, cominho e farinha de trigo. Esses são os ingredientes que você precisa para fazer esse nhoque gostosinho e sem nada de origem animal. A receita rende bastante e a sugestão é consumir junto com molho de berinjela.

40. Nhoque de grão-de-bico: nada como uma comida gostosa para aproveitar todos os nutrientes dos ingredientes. O grão-de-bico, por exemplo, é uma delícia e faz bem para a saúde. Para essa receita é preciso 2 xícaras do grão cozido e escorrido, além de farinha de trigo, ovo e sal. O nhoque sobe para a superfície da panela quando está totalmente cozido.

41. Nhoque integral de batata doce roxa: esse aqui não é apenas um prato gostoso. Sua apresentação é incrível! Os nhoques são feitos com dois tipos de batata-doce, a roxa e a salmão. As cores são lindas demais! Essas batatinhas coloridas não são encontradas em qualquer supermercado, então vale dar uma pesquisada em feiras da sua região.

42. Nhoque de batata sem glúten: nhoque também pode ser fitness! Basta escolher direitinho quais são os ingredientes que você utilizará. Uma opção legal é nhoque com batata-doce, ovo, azeite, fécula de batata, sal e pimenta. Basta misturar todos os ingredientes, fazer um rolinho, cortar em pedaços pequenos e cozinhar.

43. Nhoque de biomassa: com alto valor nutricional, o nhoque de biomassa de banana verde leva ingredientes acessíveis e bem em conta, como sal, azeite e farinha de arroz. Como não curtir um alimento que faz bem para o corpo e para o bolso?

44. Nhoque de batata integral e vegano: sem ovos e sem farinha branca também dá pra fazer nhoque. E dos bons! Para dar liga à massa, a receita utiliza batatas pequenas, farinha de trigo integral e um pouco de polvilho doce. Quanto menos farinha for utilizada, mais levinho fica o nhoque.

Inspirada a cozinhar? Surpreenda-se agora com diversas versões de lasanha de carne moída. São receitas fáceis e de dar água na boca!

Assuntos: Alimentação

Para você