Bolo nega maluca: delicie-se com essas receitas incríveis!

Aprenda várias receitas desse bolo tipicamente brasileiro, que é de dar água na boca e cai perfeitamente bem para o lanche de hoje

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: Getty Images

Um dos tipos de bolo que mais deixam os brasileiros apaixonados é o “nega maluca”, tradicionalmente, feito com massa de chocolate e cobertura de brigadeiro com granulado. Não é à toa que ele é um queridinho, não é mesmo?

Há duas versões diferentes sobre o surgimento dessa receita incrível. A primeira é que ele teria sido criado no Brasil próximo a 1840. Nessa história, uma escrava teria derrubado chocolate na receita de outro bolo. Como ela não sabia falar português direito, ela era chamada de “nega maluca” e o novo bolo acabou ganhando o seu apelido.

Já a segunda versão da história também é dessa mesma época. No caso, a escrava trocou alguns dos ingredientes da receita original, de forma “louca”. Esse seria o motivo do nome da receita.

Bom, o importante mesmo é que esse bolo é uma delícia e conquista todo mundo! Então aproveite e veja 19 receitas de nega maluca de darem água na boca!

Receitas simples

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Quer começar pelo tradicional? Então aproveite e conheça essas receitas incríveis e que são bem práticas e fáceis de serem feitas!

Leia também: 10 receitas de alfajor para fazer com uma mão nas costas e comer rezando

1. Bolo nega maluca tradicional: a versão mais feita e conhecida desse delicioso bolo! Bem prático, ele fica pronto em 40 minutos e sua cobertura não é excessivamente doce, sendo perfeita para quem prefere algo mais suave!

2. Nega maluca simples: quer simplificar? Veja esse vídeo que faz a versão mais simples da receita, com tudo bem explicadinho! A receita rende um tabuleiro médio e realmente é bem fácil de ser feita!

3. Nega maluca com bicarbonato: com a ajuda do bicarbonato de sódio, a massa ganha leveza e volume. Você pode bater todos os ingredientes da receita até mesmo na mão, caso não tenha liquidificador ou batedeira.

4. Nega maluca fácil e barato: com ingredientes bem simples e baratos, é a receita perfeita para você que está precisando economizar! Essa receita também leva menos açúcar do que as outras, tornando ela menos doce e mais saudável.

5. Nega maluca molhadinho: perfeito para quem ama o charme do bolo molhadinho. Essa receita também leva leite, o que faz a massa ficar mais saborosa ainda! Irresistível, não é mesmo?

Leia também: 13 receitas deliciosas de bem-casado para apreciar em qualquer ocasião

6. Nega maluca de micro-ondas: quer economizar tempo e ganhar na praticidade? Essa é a receita ideal para você! O sabor não perde em nada para o feito no forno convencional!

7. Nega maluca de liquidificador: veja como fazer esse bolo delicioso de forma bem rápida utilizando o liquidificador, batendo todos os ingredientes. Ele é feito com chocoate 50% cacau, o que deixa o bolo com um sabor marcante!

8. Nega maluca com claras em neve: quer uma massa extremamente fofa e deliciosa? Use claras em neve para chegar a esse ponto! A cobertura feita com achocolatado fica mais docinha e é uma perdição para quem ama um bom brigadeiro!

9. Nega maluca com água: para quem quer uma receita não tão doce, usar água fervendo na receita é tiro e queda! A cobertura leva leite também em sua composição, dando um gostinho especial!

Receitas com um toque especial

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Para você que quer dar um ar mais sofisticado para seu bolo, que tal um toque especial na receita?

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

10. Nega maluca com coco: o toque do coco ralado na massa faz dessa versão do bolo uma delícia! Quase faz lembrar uma receita de bolo prestígio, mas ainda com o toque tradicional do bolo nega maluca!

11. Nega maluca com leite condensado: inove colocando leite condensado na massa, algo bem diferente do tradicional! A cobertura nesse caso é feita com leite, para evitar o excesso de açúcar e que a receita fique enjoativa.

12. Nega maluca com açúcar mascavo: mais saudável e mais saboroso, essa versão vai te deixar encantada! Além disso, a receita é totalmente vegana, perfeita para quem segue essa filosofia de vida!

13. Nega maluca com toque de baunilha e cobertura cremosa: aquele sabor especial de baunilha, que lembra infância, com uma cobertura deliciosa! Ele rende 10 porções, sendo uma ótima opção para um lanche no final de tarde!

14. Nega maluca com cobertura brilhosa: quer um bolo incrivelmente bonito para sair bem nas fotos e deixar seus convidados maravilhados? Essa cobertura dá um efeito incrível! A massa também fica bastante aerada, perfeita para quem adora um bolo bem fofinho!

Leia também: 17 receitas de bolo de mandioca com gostinho de infância

15. Nega maluca com cobertura de chocolate amargo: quer quebrar o excesso de doce? Então caia dentro! Além do chocolate amargo, a receita leva açúcar orgânico, que é muito mais saudável para o seu organismo.

16. Nega maluca com café recheado com brigadeiro: o que pode resultar da união de um bolo delicioso, café (que ajuda a apurar o sabor do chocolate) e recheio de brigadeiro? Experimente e descubra! Pode ter certeza de que o café fará a diferença! Além disso, a receita leva claras em neve, o que deixa o bolo fofo e irresistível!

17. Nega maluca recheada com doce de leite: quer inovar sem errar? Recheie seu bolo com doce de leite! O sabor desse doce maravilhoso casa perfeitamente com o brigadeiro e é de dar água na boca!

18. Nega maluca diet: e quem disse que os diabéticos vão ficar de fora? Não mesmo! Você pode utilizar o seu adoçante de forno preferido para fazê-la tranquilamente. O achocolatado usado também é diet, garantindo que a receita pode mesmo ser aproveitada por você!

19. Nega maluca fit: mantenha a dieta fitness e se delicie com essa versão do bolo mais delicioso que existe! A farinha é substituída por fécula de batata e farinha de arroz e ainda leva farinha de amêndoas, deixando-o mais funcional!

Então, com tantas variações da receita, não tem desculpa para você não fazer um bolo nega maluca agora, não é mesmo? Faça e se delicie com a sua versão preferida!

Para você