Sociedade

17 mulheres negras que são prova de luta e resistência para você se inspirar

Michelle Obama

Atualizado em 01.08.22
push pixel

O feminismo negro finalmente está ganhando espaço nos últimos tempos e cada vez mais conhecemos mulheres negras inspiradoras. Neste artigo, vamos te mostrar que não são só mulheres brancas que estão nos holofotes. Aqui você encontra uma lista de mulheres negras inspiradoras, que marcaram e marcam o mundo de forma positiva. Confira:

1. Nina Simone

Para começar, nada menos do que Nina Simone. Cantora, compositora e engajada nas causas políticas e sociais, ela lutou para que conseguisse fazer sucesso e cantar, mesmo em meio ao racismo. Além disso, Nina lutou para que outras mulheres também pudessem vencer.

2. Marielle Franco

Marielle Franco foi uma das mulheres negras brasileiras que mais nos inspiraram. A 5ª vereadora mais votada no Rio de Janeiro era a única mulher negra da Câmara dos Vereadores. Marielle lutava pelos direitos dos negros, pobres e LGBTQI+. Foi assassinada em 2018, mas o seu legado continua a inspirar muita gente.

Publicidade

3. Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro é pesquisadora da área de Filosofia Política e já foi secretária-adjunta da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Escritora, lançou livros que falam sobre o feminismo negro e se tornou uma das maiores ativistas da causa no Brasil.

4. Elza Soares

Cantora do milênio pela BBC, Elza Soares ficou conhecida pelo mundo como rainha do samba. Ativista do feminismo negro, Elza conta sua história e inspira mulheres do mundo inteiro a lutarem contra a violência doméstica.

5. Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda é uma grande voz do feminismo negro no mundo. Escritora nigeriana, ela trouxe diversos conceitos do feminismo negro através de livros como “Todos devemos ser feministas” e “Hibisco Roxo”. Ganhou diversos prêmios e até hoje luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicidade

6. Beyoncé

Um das cantoras pop mais poderosas do mundo, Beyoncé construiu um império. Nos últimos anos, ela abraçou a causa do feminismo e suas raízes negras em seus álbuns.

7. Maya Angelou

Maya Angelou foi uma poetisa, historiadora, roteirista e atividades dos direitos civis. Abusada na infância, Maya se apegou à literatura para se reerguer. O seu poema “Still I Rise” é uma forma de representar toda a luta para se levantar de novo.

8. Lupyta Nyong’o

Atriz aclamada mundialmente e ganhadora de um Oscar de melhor atriz, Lupyta é feminista e ativista dos direitos civis. O seu discurso no “Essence Black Women in Hollywood” emocionou e inspirou milhares de mulheres e crianças negras pelo mundo inteiro.

9. Carolina Maria de Jesus

Além de cantora e compositora, Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras no Brasil. Começou contando a sua trajetória como catadora de lixo e moradora de favela. Mesmo sendo semianalfabeta, Carolina marcou gerações com os seus escritos.

Publicidade

10. Oprah Winfrey

Talvez Oprah seja a maior apresentadora do mundo. Ela é uma mulher negra que conseguiu espaço no mercado de entretenimento norte-americano, dominado por homens brancos. Oprah é engajada em causas sociais e busca inspirar pessoas para uma vida mais saudável, com por exemplo o incentivo ao consumo de alimentos orgânicos.

11. Taís Araújo

Primeira atriz negra a ser protagonista em uma novela, Taís Araújo é inspiração para outras mulheres que querem ganhar seu espaço em suas profissões.

12. Camila Pitanga

Embaixadora Nacional da ONU Mulheres, Camila sempre está lutando pelos direitos das mulheres negras e dos pobres. Uma atriz incrível, Camila Pitanga é um grande exemplo de mulher brasileira.

13. Karol Conká

Karol Conká é uma cantora brasileira que tem empoderado mulheres e a comunidade LGBTQI+, além de contribuir para o movimento de aceitação do corpo.

14. Michelle Obama

A ex-primeira dama dos Estados Unidos é um exemplo para muitas mulheres e crianças no mundo inteiro. Sempre realizando projetos sociais e de integração, Michelle Obama se tornou um ícone.

15. Shonda Rhimes

Roteirista, cineasta e produtora de televisão, Shonda tem incluído mulheres negras nos papéis principais de seus trabalhos, mostrando a força da mulher negra.

16. Viola Davis

Atriz negra, ganhadora de diversos prêmios, Viola nos inspira ao mostrar a força da mulher. Bastante engajada em causas sociais, seus discursos sempre estão repletos de palavras de empoderamento.

17. Alicia Keys

Alicia é uma cantora que representa muito bem as mulheres. Ela nos ensina a nos amar como somos. Ativista feminista, Alicia aboliu o uso de maquiagem como forma de aceitação do seu corpo.

Apesar dessa lista, não são apenas 17 mulheres negras que nos inspiraram, são milhares ou até milhões. Cada uma com seu jeito e sua forma de lutar faz com que nós possamos nos espelhar em ações positivas. Aproveite para ver filmes para empoderar mulheres.

Publicitária pela UFC, especialista em Propaganda e Marketing e em Produção de Conteúdo. Apaixonada por futebol, séries e pelo meu Nordeste!