20 mulheres inspiradoras e poderosas da ficção

Conheça personagens femininas da ficção que são fortes e batalhadoras. Inspire-se com suas histórias, lutas, superações e conquistas

Escrito por Mayara Benatti
Daenerys Targaryen (Game of Thrones). Foto: Reprodução / Keith Bernstein/HBO.

Daenerys Targaryen (Game of Thrones). Foto: Reprodução / Keith Bernstein – HBO.

Assistir filmes, séries e outras obras da ficção, além de ser uma boa maneira de entretenimento, também pode ser uma ótima forma de aprendizado. Muitos personagens construídos em filmes e séries nos cativam exatamente por fazerem com que os expectadoras se identifiquem, aprendam e se inspirem com suas histórias e ações.

A construção de personagens femininas em obras da ficção, não raramente, reproduz esteriótipos sobre mulheres representando-as como seres frágeis, em perigo, a espera de serem salvas, competindo umas com as outras, geralmente por um homem, entre outros padrões que são bem visíveis. Porém, algumas obras com personagens mulheres fortes, bem construídas e inspiradoras estão aí para quebrar com essa regra.

Muitas vezes, acompanhar uma série ou assistir um filme com personagens femininas fortes faz com que mulheres se identifiquem e assim se sintam motivadas para resistir aos problemas e encontrar sua força a partir da identificação com a personagem. Conheça nessa matéria 20 personagens femininas poderosas para se entreter e ao mesmo tempo se inspirar com suas lutas, histórias e superações. Confira:

1. Cristina Yang – Grey’s Anatomy

"Oh, parafuso bonito. Eu sou brilhante. Se você quer me agradar, cumprimente meu cérebro." Foto: Reprodução/Giphy

“Oh, dane-se a beleza. Eu sou brilhante. Se você quer me agradar, elogie meu cérebro.” Foto: Reprodução/Giphy

Cristina Yang é uma cirurgiã cardíaca interpretada por Sandra Oh. Essa personagem é forte e inspiradora por ser uma profissional excelente que não mede esforços para chegar onde quer. Embora passe por diversas atribulações em sua vida pessoal, ela jamais deixa que isso a prejudique em seu trabalho. Autoconfiança e perseverança são palavras que definem Cristina.

2. Hermione Granger – Harry Potter

"É leviosA, não leviosAR!" Foto: Reprodução/Giphy

“É leviosA, não leviosAR!” Foto: Reprodução/Giphy

Hermione é sem dúvidas a bruxinha mais querida da ficção. Interpretada por Emma Watson, a personagem tem qualidades admiráveis de força, inteligência, sagacidade e principalmente de solidariedade. A personagem, mesmo em grandes batalhas, não poupa esforços para ajudar as pessoas queridas. Mesmo sendo uma bruxa nascida trouxa (nascida sem poderes mágicos), é uma das personagens mais fortes da saga Harry Potter.

Leia também: 15 séries de TV com mulheres incríveis como protagonistas

3. Katniss Everdeen – Jogos Vorazes

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

A personagem interpretada por Jennifer Lawrence na trilogia Jogos Vorazes é um símbolo de força e resistência à opressão do local onde vive. Katniss luta pelo que acredita e em toda trilogia busca proteger as pessoas queridas e lutar contra o que considera injusto e abusivo.

4. Matilda – Matilda

"Oh, sim. Eu amo ler." Foto: Reprodução/Giphy

“Oh, sim. Eu amo ler.” Foto: Reprodução/Giphy

Matilda é uma garotinha de aproximadamente 8 anos, interpretada por Mara Wilson no filme de mesmo nome. Durante toda a trama, Matilda enfrenta os desafios de ter pais irresponsáveis e estudar em um colégio que tem como diretora uma mulher fria e maldosa. Em meio a tantas dificuldades, a garota revela ser muito inteligente, cheia de vontade de aprender e solidária com todos que a cercam.

5. Daenerys Targaryen – Game Of Thrones

“A próxima vez que você levantar a mão para mim será a última vez que você terá mãos.” Foto: Reprodução/Giphy

“A próxima vez que você levantar a mão para mim será a última vez que você terá mãos.” Foto: Reprodução/Giphy

Daenerys é apenas uma das personagens femininas fortes dos livros e série Game Of Thrones. Interpretada por Emilia Clarke na série, a maior lição que a personagem tem a ensinar é não deixar vontades de lado e não ceder a pressões masculinas. Daenerys também é generosa e um exemplo de líder que luta pelo bem estar de seu povo.

6. Jane Eyre – Jane Eyre

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Jane Eyre é uma personagem do livro e filme de mesmo nome, no qual é interpretada por Mia Wasikowska. A personagem desafia os padrões da época em que a história se passa e questiona os papéis aos quais as mulheres são submetidas. A personagem inspira com sua trajetória e mostra que mulheres podem ser independentes e atingirem sucesso a partir de seus próprios esforços.

7. Marquise de Merteuil – Dangerous Liaisons

“E eu vou oferecer a você... uma recompensa.” Foto: Reprodução/Giphy

“E eu vou oferecer a você… uma recompensa.” Foto: Reprodução/Giphy

Personagem do livro e filme Dangerous Liaisons, Marquise de Merteuil, que é interpretada por Glenn Close, é inspiradora por não deixar que a sociedade trace seu destino. Após a morte de seu marido, a personagem busca construir sua reputação em uma época cheia de desafios, em que mulheres viviam à margem de seus maridos.

Leia também: 12 lições que podemos aprender com vídeos de mulheres incríveis

8. Galadriel – Senhor Dos Anéis

"Até mesmo a menor pessoa pode mudar a trajetória do futuro." Foto: Reprodução/Giphy

“Até mesmo a menor pessoa pode mudar o trajetória do futuro.” Foto: Reprodução/Giphy

Galadriel é uma personagem da trilogia de filmes e livros Senhor dos Anéis. A personagem, que é interpretada por Cate Blanchett nos filmes, é forte e voluntariosa. Tem como dom o poder de ler mentes, mas sempre usa seu dom com sabedoria e julga os outros com piedade e compaixão.

9. Josey Aimes – Terra Fria

Foto: Divulgação / Warner

Foto: Divulgação / Warner

Josey Aimes é interpretada por Charlize Theron no filme Terra Fria (North Country), baseado numa história real. Josey é uma mulher forte que abandona o marido por conta dos diversos abusos físicos e psicológicos que sofria e parte em busca de um emprego para sustentar os dois filhos. A personagem encontra emprego numa mineradora, local composto em sua maioria por homens. Ao decorrer da história, Josey luta contra o assédio que sofre pelos companheiros de trabalho e sua luta resulta na primeira ação coletiva por assédio sexual nos EUA.

10. Trinity – Matrix

"Fuja disto." Foto: Reprodução/Giphy

“Fuja disto.” Foto: Reprodução/Giphy

Trinity é interpretada por Carrie-Annie Moss e aparece na trilogia de filmes Matrix. A personagem é uma habilidosa hacker, que realiza verdadeiras proezas na área da computação. Além disso, ela tem talento em artes marciais e ao pilotar veículos, atividades muitas vezes tidas como exclusividades masculinas.

11. Princesa Merida – Valente

"Eu quero ser livre." Foto: Reprodução/Giphy

“Eu quero ser livre.” Foto: Reprodução/Giphy

Merida é a primeira princesa da Disney a apresentar cabelo cacheado e solto, o que é um grande fator empoderador para as mulheres e garotas cacheadas. Durante a trama, a princesa luta contra as regras impostas pela sociedade em que vive. A princesa se recusa a exercer padrões de feminilidade, agir como uma princesa e se casar apenas por obrigação.

12. Shoshanna Dreyfus – Bastardos Inglórios

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Shoshanna é interpretada por Mélanie Laurent. Durante a trama de Bastardos Inglórios, Shoshanna revela ser uma mulher forte, decidida, valente e que corre atrás de seus objetivos com engenhosidade.

13. Elizabeth Bennet – Orgulho e Preconceito

"Apenas o mais profundo amor irá me convencer ao matrimônio." Foto: Reprodução/Giphy

“Apenas o mais profundo amor irá me convencer ao matrimônio.” Foto: Reprodução/Giphy

A personagem Elizabeth Bennet, interpretada por Keira Knightley, é inspiradora por recusar as pressões sociais e permanecer solteira até encontrar alguém que ame. Durante o filme, que é inspirado no livro de mesmo nome da escritora Jane Austen, Elizabeth se mantém firme e forte em sua decisão de não casar-se apenas por interesse, ainda que essa seja a única forma de mudar sua condição social pouco abastada.

14. Claire Underwood – House Of Cards

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Fria, calculista e ambiciosa são características da personagem Claire Underwood interpretada por Robin Wright. Claire deseja sempre mais poder e faz o impossível para conquistar o que almeja. Nem o próprio marido da personagem ousa tentar impedi-la de alcançar seus objetivos.

15. Malévola – Malévola

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Malévola, a clássica vilã da história A Bela Adormecida, neste filme é interpretada por Angelina Jolie. Durante a trama a personagem é retratada com menos traços de vilã e mais traços humanos, com defeitos e qualidades. Como qualquer pessoa, Malévola erra e tenta reparar os danos, mostrando que nunca é tarde para mudar. A personagem também é inspiradora pelo ato de sororidade com Bela.

16. Annalise Keating – How To Get Away With Murder

"Perguntem a vocês mesmos: você sabe quem alguém realmente é?" Foto: Reprodução/Giphy

“Perguntem a vocês mesmos: você sabe quem alguém realmente é?” Foto: Reprodução/Giphy

Poderosa, sexy, ambiciosa e determina; assim a personagem Annalise, interpretada por Viola Davis, pode ser descrita. Annalise é uma professora no curso de Direito, famosa por lidar com casos difíceis e na maioria das vezes obter vitória. Persuasiva e direta, a personagem sempre consegue as respostas que quer.

17. Claireece “Preciosa” Jones – Preciosa

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Preciosa é uma jovem negra, pobre e gorda, que sofre abusos sexuais do pai e é negligenciada pela mãe. A personagem, que é interpretada por Gabourey Sidibi, vê uma chance de mudar sua vida ao ser enviada a uma escola alternativa. A personagem é inspiradora por encontrar mesmo nas grandes dificuldades oportunidades de seguir em frente e continuar sonhando com um futuro melhor.

18. Alice – Resident Evil

"Meu nome é Alice." Foto: Reprodução/Giphy

“Meu nome é Alice.” Foto: Reprodução/Giphy

Alice é interpretada por Milla Jovovich na franquia de filmes Resident Evil. Durante a trama que se passa em 5 filmes, um vírus que transforma pessoas em zumbis escapa das mãos de uma poderosa empresa e Alice luta para que o vírus atinja o menor número de pessoas possíveis, mesmo que para isso ela tenha que arriscar a própria vida.

19. Imperator Furiosa – Mad Max

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Interpretada por Charlize Theron, essa personagem é uma visionária e líder nata. Ao decorrer da história, a personagem salva diversos outros personagens e sempre coloca o bem estar alheio como prioridade.

20. Michonne – The Walking Dead

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Michonne é interpretada por Danai Gurira e aparece na terceira temporada da série, que atualmente está em sua sexta temporada. A série se passa em uma realidade em que um vírus atingiu o mundo todo transformando pessoas em zumbis e as pessoas não atingidas fazem o que podem para sobreviver. Michonne, que sobreviveu por muito tempo sozinha, ao encontrar um grupo de pessoas usa toda sua força e inteligência para manter todos a salvo.

Seja em universos fantásticos, apocalípticos ou bem parecidos com o da nossa realidade, essas 20 personagens mostram que que ser forte é coisa de mulher sim. E você, tem uma personagem feminina favorita em que se inspira?

Dicas pela Web
Comentários