Mulheres de vermelho são mais atraentes?

Estudo realizado na França tenta entender a relação entre o vermelho e o poder feminino de atração

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Atenção mulheres que gostam de usar roupas vermelhas: o cérebro masculino “lê” essa cor como símbolo de uma pré-disposição feminina a ter relações sexuais no primeiro encontro. É o que diz um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da University of South Brittany, na França, e publicado pelo Journal of Social Psychology. O estudo afirma ainda ter desvendado os motivos que levam os homens a pensar dessa forma.

A pesquisa foi feita através de entrevistas e análise comportamental de 120 estudantes homens, com idades entre 18 e 21 anos. Após serem expostos a fotos de uma mesma mulher vestindo vermelho, azul, branco e verde, os voluntários responderam a um questionário no qual deveriam classificar entre um e nove o grau de atração que sentiam por ela, dependendo da cor da blusa que usava em cada foto. Os estudiosos afirmam que a maioria deles de fato pensava que quando uma mulher usa roupas vermelhas é porque tem uma espécie de “intenção sexual”, ainda que inconsciente, como se escolhessem essa cor específica por sua capacidade de transmitir a eles essa intenção.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, a explicação para essa crença tem suas raízes na associação do vermelho com a fertilidade, a luxúria e o amor, além de estar relacionada a questões de evolução biológica. “Durante sua fase fértil, o períneo das fêmeas de babuínos e chimpanzés se torna vermelho, provavelmente para atrair os machos da espécie”, afirmam os cientistas.

O interessante é que, segundo os voluntários, as mulheres que usam vermelho são mais atraentes sem que, necessariamente, as peças escolhidas sejam curtas ou decotadas. Aparentemente a sensação transmitida por elas de que estão mais disponíveis para um eventual envolvimento sexual que as demais mulheres está, de fato, ligada unicamente à cor da roupa.

Os resultados não são, naturalmente, uma surpresa, considerando-se que mulheres vestidas de vermelho sabidamente atraem os olhares masculinos desde que o mundo é mundo. Além disso, estudos anteriores já haviam demonstrado que os homens se sentem mais à vontade para fazer perguntas de natureza íntima a mulheres que estejam usando essa cor de roupa.

De acordo com Glenn Wilson, psicólogo docente da Gresham College, em Londres, o estudo realizado na França também revelou que as mulheres tendem a se sentir mais atraídas por homens com roupas vermelhas. Isso acontece porque essa cor transmite a ideia de que o homem é bem sucedido. “Mas as mulheres de vermelho são atraentes para os homens devido à sua associação à paixão. Esse efeito ocorre inconscientemente e provavelmente deriva do fato de que o vermelho é uma cor significativa na natureza, sinalizando perigo e excitação”, afirma.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web