Mulher cria cartaz genial para acabar com xingamentos no trânsito

Ter receio de buzinadas e xingamentos no trânsito é comum, mas, se você não consegue dirigir por causa disso, veja a solução encontrada por esta motorista

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: Arquivo pessoal/Débora Corrêa

“Vai lavar a louça! Volta para casa, Dona Maria!” Que mulher nunca ouviu um xingamento desses no trânsito, geralmente proferido por um apressadinho que não quer saber de respeitar o limite de velocidade?

Mesmo que as mulheres se envolvam em menos acidentes automobilísticos do que os homens, o trânsito ainda é um ambiente hostil para nós, principalmente quando acabamos de tirar a carteira de motorista.

Afinal, quando somos mais experientes, é fácil superar uma bobagem como deixar o motor morrer, mas isso é um verdadeiro pesadelo para quem acabou de sair da autoescola e teme ficar um longo tempo tentando arrancar em uma subida.

Essa situação não era diferente para Débora Corrêa, uma moradora de Curitiba, no Paraná, que se sentia tão insegura para pegar o carro que acabava andando apenas de ônibus ou de Uber. Isso até o dia em que ela tomou coragem de sair às ruas dirigindo, com uma ajudinha de um cartaz sensacional.

“Sou recém-habilitada. Agradeço a paciência!”

Foto: Arquivo pessoal / Débora Corrêa

Débora, de 32 anos, havia tentado tirar a carteira de motorista 10 anos atrás, mas desistiu no meio do caminho. Em julho do ano passado, porém, ela conseguiu ser aprovada no exame, mas evitava pegar o carro por receio de como os demais motoristas reagiriam diante de sua forma “prudente de recém-habilitada de dirigir”.

Leia também: Como superar o medo de dirigir

Para evitar levar buzinadas e ouvir xingamentos caso o motor do carro morresse ou ela demorasse para cruzar uma preferencial, Débora acabava se locomovendo apenas de Uber ou ônibus. “Um dia, quando cheguei em casa e vi o carro parado, não acreditei que estava andando de ônibus naquele calor com o carro parado e à minha disposição. Foi quando decidi que iria buscar meu filho na escola no fim do dia de carro”, contou ela.

E foi nesse momento que Débora teve a ideia genial de fazer um cartaz com um aviso aos demais motoristas: “Sou recém-habilitada. Agradeço a paciência!”, dizia o recado colado atrás do carro dela.

Com o carro devidamente sinalizado, Débora foi buscar seu filho na escola, que fica a 5 km de sua casa. No caminho, o primeiro obstáculo foi uma rua muito íngreme que fez com que o motor do carro morresse. “O carro que estava atrás de mim passou, abaixou o vidro e fez um sinal de positivo. Ali eu senti que o meu cartaz tinha funcionado”, contou Débora.

Segundo a motorista novata, algumas pessoas buzinaram e fizeram gestos de incentivo e duas senhoras até abriram o vidro para dizer palavras de apoio. “Foi demais!”

Inspiração que veio do Japão e se espalhou por aqui

Foto: Reprodução/Japão em Foco

Débora contou que a inspiração para o cartaz veio do Japão, onde, por lei, os motoristas novatos precisam usar uma plaquinha magnética identificando-os como pouco experientes. “Isso seria muito útil por aqui, já que as pessoas costumam andar sempre com pressa e estressadas no trânsito”, ressaltou ela.

Leia também: Criança no carro: cuidados para segurança

A motorista corajosa ainda conta que recebeu uma série de mensagens de mulheres que a agradeceram pela inspiração – afinal, esta insegurança é bastante comum entre as recém-habilitadas.

“Nós vivemos em um mundo tão machista, e isso acaba deixando as mulheres inseguras no trânsito. Várias estão me procurando para contar que também sentem medo e estou feliz em poder servir de inspiração para elas. Agora eu pretendo pegar o carro sempre que tiver oportunidade; meu marido vai ficar só observando”, finaliza Débora, comemorando o sucesso de sua iniciativa.

Dicas pela Web