Dicas de Mulher Dicas de Saúde

14 receitas irresistíveis e práticas de mousse de morango

Prato de origem francesa, pode ser elaborado com chocolate, oleaginosas e frutas, como o morango

em 09/09/2017

Foto: iStock

A mousse é uma sobremesa popular em vários locais do mundo. Possui seu nome derivado da palavra francesa com a mesma grafia, significando espuma, representando bem a sua textura diferenciada.

Dentre uma das possíveis histórias de seu surgimento, existe a hipótese de que a mousse possuía um sabor originalmente salgado, quando um renomado artista francês conhecido como Henri Toulouse-Lautrec decidiu misturá-la ao chocolate, em 1900, batizando-a de “maionese de chocolate”, resultando no doce conhecido atualmente.

Embora a sua versão mais famosa seja a produzida com chocolate, este doce versátil ganhou variações conforme culturas e gostos pessoais, podendo possuir sabores diferenciados, utilizando frutas e até mesmo oleaginosas como amendoim, nozes e macadâmias.

Uma de suas saborosas versões é a mousse de morango, que leva esta fruta rica em vitaminas C, E, A, B5 e B6, além de sais minerais como selênio, ferro, cálcio, potássio e magnésio, sendo uma ótima fonte de flavonoide, agente com efeito antioxidante organismo humano.

Fácil e prática, pode agradar os mais variados paladares. Confira a seguir uma seleção de receitas de mousse de morango e escolha a sua favorita:

1. Mousse de morango delícia

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Ideal para ser degustada em dias mais quentes, esta sobremesa é fresca e leve. Com poucos ingredientes, não demanda muitas etapas de preparo. Basta bater a gelatina de morango dissolvida com o creme de leite sem soro e os morangos cortados em pedaços e levar tudo ao refrigerador em uma forma bem bonita. Aprenda o passo a passo.

2. Mousse de morango fácil

Foto: Reprodução / Farkile

É praticidade que você procura? Que tal esta outra versão da mousse que fica pronta rapidinho? Parecida com a receita anterior, leva ainda um ingrediente extra: o leite condensado. Se desejar, é possível descartar o uso da gelatina de morango. Para enfeitar, adicione chocolate derretido como cobertura. Confira a receita completa.

3. Mousse de morango rápida

Foto: Reprodução / Tudo de Isa

Para preparar esta mousse, basta adicionar o creme de leite, leite condensado e sachê de suco de morango no liquidificador. Não tem segredos! Para um resultado mais saboroso, adicione morango cortados em cubinhos à mistura, mas sem batê-los no liquidificador. Depois deste passo, leve a mousse ao refrigerador em bonitas taças. Uma calda de morango acompanha o doce. Veja os detalhes da receita.

4. Mousse de morango prática

Foto: iStock

Outra versão que utiliza como ingredientes base a fruta picada em pequenos pedaços, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina de morango. O diferencial aqui é o suco de limão, adicionando um sabor todo especial à esta prática e deliciosa sobremesa. Acesse a receita completa.

5. Mousse de morango com calda

Foto: Reprodução / Pitadinha

Aqui a base que garante a cremosidade do doce não é o creme de leite em associação com o leite condensado, mas a ricota misturada com leite ou iogurte. Os morangos cortados e a gelatina no sabor da fruta complementam o sabor e o adoçante confere o paladar adocicado ao prato. Para decorar, uma calda de morango feita com a própria fruta, um pouco de água e adoçante. Veja o passo a passo.

6. Mousse de morango com leite em pó

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Utilizando apenas três ingrediente e nada de açúcar, esta versão vai fazer sucesso pela praticidade! Para preparar, basta bater no liquidificador leite em pó, água fria e meio sachê de suco de morango. Mais simples impossível! Para deixar o prato ainda mais charmoso, sirva a mousse em taças individuais, acompanhada da fruta em pedaços. Aprenda!

7. Mousse de morango com leite Ninho e calda

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Opção versão semelhante à anterior, também leva leite em pó, água gelada e suco de morango em seu preparo. Porém, aqui a deliciosa mousse ainda será acompanhada de uma calda preparada com a fruta em pedaços, suco de limão, e açúcar. Fácil de fazer e uma delicia! Confira os detalhes da receita.

8. Mousse de morango com nata e cream cheese

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

Para uma base mais cremosa, a autora utilizou cream cheese e nata saborizada com baunilha. O sabor e cor característicos da mousse é garantida pela fruta picada em pedaços. As folhas de gelatina sem sabor garantem a textura do doce e o açúcar arremata o prato. Saiba como fazer.

9. Mousse de morango diet

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Para garantir que esta seja uma sobremesa com teor de açúcar reduzido, a base foi elaborada com creme de leite light e gelatina de morango diet. Como terceiro e último ingrediente necessário para este prato temos a água, primeiramente quente para dissolver a gelatina e posteriormente gelada, finalizando-a. Acesse a receita completa.

10. Mousse de morango vegano

Foto: Reprodução / Fru-fruta

Opção ideal para quem não consome produtos de origem animal ou possui alergia ou intolerância ao leite, esta mousse utiliza uma mistura de tofu, leite de coco, limão, morangos picados e açúcar demerara para garantir uma alternativa saborosa à tradicional sobremesa. Confira o passo a passo.

11. Mousse de morango sem lactose, ovo e glúten

Foto: Reprodução / Diário Sem Lactose

Outra versão adaptada aos alérgicos e intolerantes, aqui a mousse utiliza produtos à base de soja para garantir a cremosidade do doce. Basta bater no liquidificador a gelatina de morango dissolvida, com o leite condensado e o creme de leite de soja. Distribua em porções individuais e leve-as à geladeira. Saiba em detalhes como preparar esta versão.

12. Mousse de morango com tigelinha de chocolate

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Nada enriquece tanto uma sobremesa quanto uma apresentação bonita. Aqui, a mousse preparada com leite condensado, creme de leite, gelatina e iogurte de morango é servida em uma “tigelinha” de chocolate, as quais ganharam formato característico com o auxílio de bexigas. Confira o passo a passo e faça em casa!

13. Mousse de morango para rechear ou cobrir bolos

Foto: Reprodução / Fazendo Bolo

Com textura extra cremosa, esta receita pode ser utilizada como recheio ou cobertura de bolos, garantindo mais sabor e beleza ao mesmo. Para atingir esta textura diferenciada, foi utilizado o emulsificante para sorvete, além do pó para sorvete no sabor da fruta. O preparo é feito na batedeira, resultando em um belo e saboroso creme. Veja neste link a receita completa.

14. Mousse trê amores

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Servida em formato de torta, esta mousse de dar água na boca é constituída de três camadas diferentes: a inferior de chocolate ao leite, a do meio feita com cumaru e chocolate branco, e a superior com a mousse de morango. Além de impressionar por sua aparência, ainda surpreende ao ser degustada, com a mistura dos três sabores diferentes. Aprenda a preparar essa delícia!

Opção fácil e prática, a mousse de morango se torna uma sobremesa curinga nos momentos em que a vontade de degustar um doce aparece. Com uma base cremosa e sabor pronunciado da fruta, fica ainda mais saborosa ao ser acompanhada de uma calda de morangos ou chocolate. Escolha a que mais lhe agrade e mãos à massa!

Comentários
Dicas relacionadas