20 receitas de mousse de chocolate para alegrar todos os paladares

A mousse de chocolate é uma sobremesa clássica, no entanto, algumas receitas podem apresentar ingrediente diversificados e até mesmo adaptados a diversos tipos de dietas

Escrito por Mayara Benatti
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

É quase impossível encontrar alguém que não goste de chocolate. O doce está entre as maiores preferências quando falamos em sobremesas. Por ser uma grande preferência, é também uma das opções mais lembradas ao pensarmos em fazer uma sobremesa e o uso do chocolate pode resultar em diversas delícias.

A mousse de chocolate é uma opção muito saborosa para os chocólatras e certamente se esse é o seu caso, você já está pensando em fazer uma nesse exato momento. Além do chocolate, as mousses podem levar outros ingredientes como frutas, doce de leite, marshmallow e até mesmo apresentar variações para incluir sem culpa na dieta.

Além de serem opções de sobremesa deliciosas, as mousses frequentemente apresentam receitas simples e com poucos passos. É uma sobremesa muito prática, especialmente quando se precisa de algo que fique rapidamente pronto.

20 receitas de mousse de chocolate para alegrar todos os paladares

Abaixo você poderá conferir diversas receitas, desde as mais simples até mais complexas, comuns ou sofisticadas e também versões adaptadas para variados tipos de dieta. Confira:

1. Mousse de chocolate rápida e fácil: a receita leva apenas 3 ingredientes e o preparo é rápido, resultando em uma delícia sem que seja necessária muita prática e tempo gasto na cozinha.

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

2. Mousse de chocolate consistente: levando como um de seus ingredientes o amido de milho, o resultado é uma mousse bem consistente, com textura parecida com a de brigadeiro.

3. Mousse de chocolate aveludada: o resultado dessa mousse, além de aveludado, é uma sobremesa não muito doce. Isso porque dentre os seus ingredientes estão o chocolate amargo e o café. Uma boa pedida para quem ama a combinação dos dois sabores.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

4. Mousse de chocolate aerada: o segredo para uma mousse bem aerada e que derrete na boca são as gemas batidas. A mousse também leva conhaque em sua receita, sendo assim ideal para adultos.

5. Mousse de chocolate com marshmallows: aerada e cremosa, essa é a textura dessa mousse. A textura é garantida pelo marshmallow, o ingrediente especial dessa receita.

6. Mousse de chocolate francesa: não é preciso ir muito longe para comer uma verdadeira mousse francesa. Basta seguir certinho os passos dessa receita para ter um pedacinho da França dentro da sua cozinha.

Leia também: 16 receitas de bolinho de chuva com gostinho de infância

7. Mousse de chocolate meio amargo: apenas com 3 ingredientes em sua receita, essa mousse é uma delícia super simples de fazer. É possível substituir o chocolate amargo pelo ao leite se for a preferência.

8. Mousse de chocolate com doce de leite: a princípio pode parecer que essa é uma receita muito doce, mas a autora da receita garante que não. O doce de leite utilizado é o feito a partir do cozimento de leite condensado e quando mais firme for o doce de leite, mais firme será a consistência da mousse.

9. Mousse de chocolate e jabuticaba: uma mistura bem inusitada e ousada. A mousse de chocolate é servida juntamente com uma calda de jabuticaba, vale experimentar.

10. Mousse de chocolate com framboesa: chocolate combina muito com frutas vermelhas e neste caso, na falta da framboesa, podemos também utilizar o morango. As frutas ajudam a quebrar um pouco o doce da mousse, ideal para um toque azedinho na receita.

11. Mousse de chocolate com damasco e um toque de whisky: uma receita sofisticada e com um sabor bem diferente, ideal quando o desejo é consumir uma mousse de chocolate que foge do comum. O resultado é uma mousse muito cremosa.

Leia também: 20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

12. Mousse de chocolate com avelãs douradas: o toque especial desta receita está nas avelãs caramelizadas. Além de dicas para a receita, a autora também dá dicas sobre harmonização de cervejas com a sobremesa.

13. Mousse de chocolate com caramelo: a dica para essa receita está na maneira como o açúcar será incorporado, em forma de caramelo. Para acompanhar, a autora também indica uma deliciosa receita de biscoito de limão.

14. Mousse de chocolate light: é possível comer uma deliciosa mousse de chocolate sem sair da dieta. O creme de leite é substituído por leite desnatado e o chocolate ao leite pelo amargo e pelo cacau em pó.

15. Mousse de chocolate com tofu: quem faz uso de dietas que restringem a lactose pode se alegrar com essa receita de mousse vegana. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e levar para gelar.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

16. Mousse de chocolate nutritivo: além de sobremesa, a mousse de chocolate pode também ser uma refeição nutritiva e funcional. Para essa receita o ingrediente especial é o abacate, uma fruta rica em gorduras boas para a saúde.

Leia também: 10 receitas de alfajor para fazer com uma mão nas costas e comer rezando

17. Mousse de chocolate com abacate: nesta receita a base utilizada também é o abacate. Basta bater todos os ingredientes e consumir. Para ficar ainda mais saborosa, é possível consumir acompanhada de frutas ou castanhas.

18. Mousse de chocolate vegana: além de vegana, essa receita é nutritiva e funcional. Leva apenas abacate, banana e cacau em pó e seu preparo é simples e rápido.

19. Mousse de chocolate com biomassa de banana verde e leite de coco: ideal para quem faz dietas com restrição de leite de origem animal ou então para quem procura uma sobremesa light. É possível também congelar a mousse para obter um sorvete.

20. Mousse de chocolate com biomassa de banana verde e açúcar mascavo: para preparar essa mousse basta levar todos os ingredientes para cozinhar em fogo baixo e depois levar para gelar. Uma sobremesa prática, rápida e nutritiva.

A mousse de chocolate é uma sobremesa muito versátil e que pode ser adaptada para todos os gostos e dietas. Certamente você ficou com vontade de experimentar uma ou mais receitas dessa lista, não é mesmo?

Para você