Moda e Beleza

Morena iluminada: conheça todos os tons e saiba como escolher e fazer o seu

Amaka Enem

Com colaboração da Cabeleireira e Colorista Larissa Natário

Atualizado em 11.03.24

Morena iluminada já é uma grande tendência no mundo da coloração. O Dicas de Mulher te apresenta todos os tons e dicas para escolher o ideal para você, com informações das coloristas Larissa Natário e Gabriella Carvalho, do Gaby Hair.

Conheça a especialista

Larissa Natário é terapeuta capilar, cabeleireira e colorista. Especialista em corte e instrutora de coloração.

Conheça os tons de morena iluminada

Dicas de Mulher

Para ficar por dentro das maiores tendências em coloração, confira essas opções de tons para um lindo cabelo iluminado. Escolha seu tom favorito e bora pro salão!

Morena iluminada Mel

Dicas de Mulher

A morena iluminada mel tem um tom quente e bem suave, que geralmente combina tons de castanho, dourado, e loiros. Nas tinturas de cabelo e tonalizantes loiros, o tom mel é o 7.1. No geral, é um tom com aparência super natural, ideal para quem quer iluminar bastante o rosto.

Publicidade

Morena iluminada Dourado

Dicas de Mulher

O loiro dourado é uma ótima opção para quem quer um cabelo loiro cheio de brilho, cor e luz. Normalmente, as tintas de loiro dourado estão na numeração 7.3, e adicionam um loiro quente aos fios. É um tom ideal para quem quer uma aparência mais jovem e radiante.

Morena iluminada Pérola

Dicas de Mulher

Os tons de loiro pérola são os mais claros e considerados frios. São ideais para quem deseja uma aparência forte e marcante. Apesar de muito desejado, esse tom pode ser difícil de ser obtido, já que precisa de um clareamento intenso para retirar todos os pigmentos vermelhos e dourados dos fios. Além disso, necessita do uso de matizadores perolados para manter sua característica acinzentada. Nas tintas e tonalizantes, esse tom normalmente vem com as numerações 9, 10, 11 e 12.

Morena iluminada Caramelo

Dicas de Mulher

O tom de morena iluminada caramelo é muito popular, isso porque ele representa uma linda mistura de tons dourados, castanhos e avermelhados. É ideal para quem procura uma cor mais quente e vibrante, sem ser muito chamativa. Essa cor também não necessita de descoloração profunda, já que se aproxima mais de um castanho claro. De acordo com as especialistas, a tinta usada para o tom geralmente é usando uma mistura das cores 7.7 + 7.1

Morena iluminada Avelã

Dicas de Mulher

Publicidade

O tom de morena iluminada avelã traz subtons de vermelho e dourado, e costuma ser similar ao caramelo, porém mais escuro. Ideal para quem tem cabelos castanhos escuros ou pretos, o tom avelã também pode ser mesclado com mechas douradas ou mel, para criar um efeito 3D. As especialistas recomendam a mistura dos tons 7.7 + 7.3 para atingir a cor.

Morena iluminada Cobre

Dicas de Mulher

O morena iluminada cobre representa uma cor vibrante avermelhada, muito quente e intensa, que traz reflexos dourados ou alaranjados. É indicado para quem quer uma cor ousada e chamativa. Combina perfeitamente com tons de pele mais quentes, e pode ser atingida com o tom 6.4 nas tinturas.

Morena iluminada Café

Dicas de Mulher

A morena iluminada café tem um tom que se assemelha a cor de um grão de café torrado. É um tom rico e profundo, muito elegante e que normalmente é uma cor mais uniforme e sólida. É a cor ideal para quem deseja um visual mais adulto e sofisticado. Segundo as coloristas, pode ser atingido com tonalidade 4.7.

Morena iluminada Chocolate

Dicas de Mulher

O tom de morena iluminada chocolate é um castanho escuro, quente e profundo, com reflexos avermelhados ou dourados. É uma cor versátil que combina com vários tons de pele e é muito elegante por remeter a tonalidades naturais. A tonalizade chocolate pode ser encontrada na numeração 6.7.

Como escolher o tom ideal para você

A cor indicada para a iluminação depende de alguns fatores. Confira algumas dicas para escolher seu tom:

Publicidade

  • Analise seu tom de pele: se sua pele tem tons mais quentes, os tons de mel e dourado podem ser os ideais. Se sua pele é fria, os tons como pérola e avelã podem ser mais lisonjeiros.
  • Destaque a cor dos olhos: tons que contrastam com a cor dos olhos têm o poder realçar sua aparência. Se você tem olhos claros, pode optar por tons de mechas mais escuros, e vise-versa.
  • Inspiração: leve seus tons preferidos para a sua cabeleireira, e consulte-a para entender como pode ser o resultado final.
  • Considere a saúde dos fios: se você costuma usar química no cabelo, como alisamentos e tinturas, deve evitar cores muito claras. Esses tons demandam um clareamento mais profundo, processo que pode ser ainda mais prejudicial para cabelos com química.

Caso você já tenha química de tinturas ou alisamentos no cabelo, é imprescindível consultar um especialista em coloração antes de fazer mechas. Lembre-se de que cabelos bonitos são cabelos saudáveis!

Como é feito o cabelo morena iluminada?

Ao contrário do que muitas pensam, o morena iluminada não é uma técnica e sim um estilo. Sendo assim, são usadas diferentes técnicas para alcançar esse resultado. Conheça as técnicas mais populares:

  • Mechas: destaca partes iguais do cabelo, criando o maior contraste. Pode usar tocas ou envelopes.
  • Ombré hair: transição gradual de uma cor para outra, geralmente com raízes escuras para pontas claras.
  • Californiana: cabelo mais claro nas pontas, como se fosse naturalmente iluminado nas pontas.
  • Balaiagem: normalmente feita com a técnica de “mão livre”, sem uso de tocas ou papelotes. Cria efeitos mais naturais.
  • Contour: técnica ideal para iluminar o rosto, com mechas mais claras a partir das raízes e próximas ao rosto.

As técnicas produzem resultados diferentes, consulte a sua cabeleireira para ter certeza de qual é a ideal para você.

Cuidados com o cabelo após a técnica

Dicas de Mulher

O visual morena iluminada tem diversas vantagens, além de versátil, ele tende a danificar menos os fios, já que usa pouco ou nenhum descolorante – a depender do tom. Conheça agora os cuidados necessários para manter a coloração:

  • Cronograma capilar: de acordo com a especialista, o ideal é criar um cronograma capilar com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução regular, para manter os fios saudáveis e prolongar a coloração.
  • Matizador: a depender do tom escolhido, pode ser necessário aplicar um matizador roxo ou azul, a fim de desamarelar o tom dos fios. Recomendado principalmente para os tons de pérola e mel.
  • Aplicar óleo reparador de pontas: o óleo para cabelo ajuda a reparar as pontas, que normalmente são mais claras nas morenas iluminadas. A indicação é esquentar o óleo da palma da mão e aplicar nas pontas 1 a 2 vezes ao dia.
  • Protetor térmico: se secadores, chapinhas e babyliss fazem parte da sua rotina capilar, é fundamental aplicar o protetor térmico, visto que a coloração combinada com fontes de calor pode acelerar o ressecamento dos fios.

Esse estilo de coloração tem ganhado cada vez mais adeptas e não por acaso. É uma técnica mais barata, mais versátil e que danifica menos os cabelos, sem deixar de entregar resultados incríveis.

Quais são as tendências em morena iluminada?

O cabelo moreno iluminado é muito popular e pode ficar perfeito em qualquer tipo de cabelo. Mas conheça quais são os estilos mais pedidos nos salões:

Long bob iluminado

Morena iluminada cacheada

Cabelo curto iluminado

Morena iluminada ondulado

Morena iluminada cabelo preto

Morena iluminada ombré hair

Cabelo crespo iluminado

Morena iluminada loiro

Morena iluminada liso

Gostou das tendências em cabelo moreno iluminado? São muitas cores, texturas e estilos para escolher! Veja agora como replicar esses estilos em casa.

Como fazer morena iluminada sozinha em casa

Quer saber como clarear o cabelo de uma forma simples em casa? Confira os tutoriais e também dicas para escolher seu tom e para cuidar do cabelo depois do procedimento.

1. Mechas claras com a técnica da escova

A técnica da escova para fazer mechas se popularizou na internet por sua praticidade. Nesse vídeo, a Flávia faz morena iluminada em cabelo preto usando apenas descolorante, uma tintura e uma escova.

2. Morena iluminada com papel alumínio

Uma outra técnica bastante comum para descolorir as mechas é usar o papel alumínio. O tutorial ensina um passo a passo completo para você iluminar os fios sem muito trabalho.

3. Como fazer morena iluminada sem descolorir com tinta

A Vandressa Petri usou tinta de caixinha par fazer seu morena iluminada dos sonhos. Ela usou a coloração 5.0 (castanho claro) e iluminou suavemente os fios. Confira no vídeo como fazer.

4. Clareando o cabelo cacheado com shampoozada

A Dayellen fez um morena iluminada caseiro usando a técnica da shampoozada. Ela consiste em misturar o descolorante, água oxigenada e shampoo, e aplicar nos fios. Isso promove uma descoloração mais uniforme e suave, sem prejudicar tanto os fios.

A tendência morena iluminada veio para ficar e tudo indica que não vai sair de moda tão cedo! Isso porque é uma técnica cheia de benefícios, que permite iluminar sem danificar muito os fios. Independente da técnica escolhida para colorir, aprenda a escolher as cores de cabelo ideais para você e transforme seu visual!

Comunicóloga. Editora e redatora do Dicas de Mulher.