Monte um kit básico de ferramentas

Algumas ferramentas como martelo e alicates são indispensáveis para pequenos reparos em casa

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Para não ser pega de surpresa quando pequenos serviços de conserto, como fixar um parafuso, trocar uma torneira ou desentupir a pia, por exemplo, precisam ser feitos em casa e você não conta com ninguém que possa ajudar, nem mesmo um marido de aluguel, é necessário ter em mãos uma caixa de ferramentas. O kit básico de ferramentas é indispensável, pois pode evitar transtornos no momento de realizar consertos urgentes em casa.

Itens básicos

Jogo de chaves de fenda, jogo de chaves de boca, chave inglesa, grifo, lanterna, fita isolante, fita crepe, fita vedante, cola, cola de madeira, alicate universal, alicate bomba d’água, chave grifo, serra, chave philips, furadeira, trena, martelo, lápis, régua, WD-40, tomadas e fios, extensões, benjamins ou “Ts”, parafusadeira, brocas, buchas, porcas, pregos e parafusos, além de uma caixa ou maleta para guardar as ferramentas e peças, são os itens que qualquer kit básico de ferramentas precisa ter.

Dicas para utilizar as ferramentas

As fitas são sempre muito úteis nos reparos domésticos. A fita crepe é multiuso, entre outras funções, pode ser usada para forrar paredes na hora da pintura; a fita isolante serve para fios elétricos, enquanto que a fita vedante é utilizada para eventuais vazamentos em canos.

Benjamins ou “Ts”, extensões extras e lanternas são sempre bem-vindos, já que, na maioria das vezes, quando precisamos dessas peças, estamos em apuros e demoramos até encontrá-los.

Martelos e pregos dispensam explicações: são os itens mais fundamentais na caixa de ferramentas. Nesse caso, a fim de evitar danos nas paredes e nas suas próprias mãos, vale a pena treinar um pouco antes de sair pregando objetos por aí.

Já no que diz respeito ao uso da parafusadeira e das chaves de fenda, procure conversar com alguém que entenda do assunto para compreender melhor como utilizá-las e para quê exatamente serve cada uma das chaves, que podem variar em número ou ainda de acordo com o tipo de cabeça do parafuso.

Os alicates também são ferramentas indispensáveis que servem para várias funções, dentre elas, cortar fios, arame, ferros finos e pregos pequenos, apertar vários tipos de material, segurar peças quentes, extrair pregos ou ainda para remover o bocal de lâmpadas estouradas.

O WD-40 é um óleo utilizado como limpador, lubrificante e como solução anticorrosiva. Trata-se de um produto fundamental nos kits básicos de ferramentas, pois serve, dentre outras coisas, para fazer deslizar melhor portas e janelas que começam a emperrar.

Além das ferramentas e peças básicas, é importante ter alguns cuidados ao realizar alguns consertos domésticos. Lembre-se sempre de desligar a chave geral quando for fazer reparos na parte elétrica e feche o registro de água quando for fazer reparos em pias e chuveiros. Além disso, abuse da régua e da trena sempre que for pendurar um quadro ou fazer qualquer outro furo nas paredes para evitar que as peças fiquem tortas e mal colocadas.

Assuntos: Organização

Dicas pela Web