13 receitas com molho madeira para um jantar caprichado

Esse delicioso molho à base de vinho é mais versátil do que você imagina, podendo acompanhar carnes e saladas diversas

Escrito por Nicole Dias

Foto: Getty Images

Um molho saboroso, bem temperado e que vai muito bem com carnes: o protagonista do nosso post de hoje é o molho madeira!

Dizem que o autêntico molho deve ser preparado com o vinho Madeira, produzido em Portugal. No entanto, novas versões com outros ingredientes surgem a cada dia, e todas são igualmente apetitosas.

Apesar de ser figura muito frequente nos restaurantes brasileiros, a história do molho madeira vem de mais tempo atrás. Engana-se quem acha que a receita surgiu nas cozinhas portuguesas. O crédito para o molho madeira é dado aos ingleses que ocupavam a Ilha da Madeira. Muito apaixonados pelo vinho, eles passaram a utilizá-lo nos mais diferentes preparos, de bolos a carnes. E foi aí, muito provavelmente, que o molho ganhou vida.

Depois de saber um pouco mais sobre a comida, nada como degustá-la, não é? Então confira 13 receitas deliciosas e fáceis que você pode fazer com o molho madeira – tem até opção vegetariana e de strogonoff de frango!

1. Molho madeira básico

Foto: Getty Images

Se você nunca fez molho madeira, aqui está uma receita fácil com o passo a passo. Você precisa de vinho, manteiga, cebola, alho, farinha de trigo, caldo de carne, tomilho e sal. O modo de preparo é simples e um dos segredos é coar o molho com uma peneira.

Leia também: 10 truques da vovó para usar na cozinha

2. Falso molho madeira

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Essa receita fica incrível com carnes cozidas e é feita na panela de pressão. No fundo da panela você deve colocar azeite, cebola, alho, carne em cubos, caldo de carne em pó, shoyu, mostarda, sal e uma folha de louro. Cubra com água fervente e leve ao fogo. Quer saber o resto? Clique aqui para conferir.

3. Filé ao molho madeira simples

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Um filé macio e suculento, acompanhado de um molho bem gostoso e encorpado. Como não salivar? O preparo é pra lá de simples: o filé é temperado apenas com sal. Para deixar o molho ainda mais especial, acrescente cogumelos e palmito! Receita completa.

4. Filé ao molho madeira original

Foto: Reprodução / Ravi Mais

Essa sugestão é para quem quer caprichar! A lista de ingredientes traz tomate, bouquet garni, cebola, ossos de boi, farinha de trigo, manteiga, cenoura, creme de leite, aipo, alho, vinho madeira e cachaça ou conhaque. Você já flambou algo? Nessa receita você terá a oportunidade!

5. Medalhões de filé mignon ao molho madeira

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Embora o vinho madeira seja o responsável pelo sabor característico desse prato, nessa receita você pode substituir por vinho tinto seco. Para acompanhar os medalhões, prepare batatas, legumes, arroz ou purê. Veja a receita completa aqui e bom apetite!

6. Contrafilé ao molho madeira sem cerveja

Foto: Reprodução / Andrea Quitutes

O molho madeira é uma ótima opção para acompanhar carnes vermelhas, e o sabor caseiro sempre traz um sabor especial ao prato, não é mesmo? Nessa receita, bifes de contra filé foram temperados com alho, sal e pimenta. O molho foi preparado na mesma frigideira em que os bifes foram feitos. De dar água na boca!

Leia também: 11 receitas de panqueca de frango que beiram a perfeição

7. Filé mignon ao molho madeira com mostarda

Foto: Getty Images

Prepare-se para receber elogios: essa receita é incrível! Para o molho madeira ficar ainda mais saboroso, anote o truque: acrescente 3/4 colher (chá) de mostarda dijon, que é mais forte que a mostarda usada normalmente na cozinha. Sirva com salada, arroz e batata assada.

8. Filé mignon ao molho madeira com cheddar e cebolas carameladas

Foto: Reprodução / Eternos Prazeres

O sabor dessa receita lembra um pouco aquele famoso hambúrguer de uma gigante rede de fast food – você sabe de qual estamos falando. A montagem do prato consiste em filés cobertos com molho madeira + molho cremoso de cheddar + cebolas adocicadas e carameladas. Uau!

9. Chambaril ao molho madeira com xerém

Foto: Reprodução / Pitadinha

Pra quem não conhece, xerém é um prato típico de Portugal que também é bastante consumido no Brasil, especialmente no Nordeste. É um preparo pastoso à base de farinha de milho. E sabe como fica o xerém acompanhando uma bela carne assada com molho madeira? Fica é DEMAIS! Confira a receita.

10. Rolinho de carne moída com molho madeira

Foto: Reprodução / Andrea Quitutes

A carne moída é conhecida por sua versatilidade, podendo ser utilizada nas mais variadas receitas. Nessa sugestão aqui, a carne é utilizada para fazer um rolinho assado com queijo mussarela. O molho madeira dá o toque de sabor. Sirva com salada e macarrão integral.

11. Lagarto ao molho madeira com legumes

Foto: Reprodução / Portal Minerva

O lagarto, corte de carne bovina, também costuma ser chamado de tatu em algumas partes do país. Seguindo essa receita você terá um molho madeira bem espesso. Caso não aprecie dessa forma, faça diferente: ao invés de bater o caldo do cozimento da carne, apenas coe.

Leia também: 12 razões saudáveis para amar o tomate

12. Strogonoff de frango ao molho madeira

Foto: Reprodução / Receita do Dia

O molho madeira não precisa acompanhar apenas bifes e carnes assadas. Que tal um strogonoff diferente? Com peito de frango, champignon fatiado, creme de leite e molho madeira, o prato fica cremoso e muito gostoso. A dica de acompanhamento é arroz branco e batata palha. Aprenda já!

13. Seitan ao molho madeira

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

É claro que não poderíamos deixar uma receita vegetariana de fora! O seitan, conhecido como carne de glúten, é um ótimo substituto para quem tem uma dieta sem consumo de animais. Ingrediente especial para dar sabor ao molho madeira: gengibre! Confira a receita em detalhes aqui.

Curtiu as receitas? Experimente fazê-las no seu dia a dia. Vale variar na carne e nos acompanhamentos, para sempre ter opções diversificadas na sua mesa. Bom apetite!

Dicas pela Web