15 receitas de mingau de aveia que vão acalentar o seu coração

Fácil e prático de preparar, o mingau ainda é uma opção rica em fibras e proteínas, e com baixo índice glicêmico

Escrito por Ana Kordelos

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Apesar de muito consumido na infância, o mingau possui benefícios e nutrientes, além de muito sabor para agradar pessoas de todas a idades. Com preparo rápido e simples, é uma boa opção para ser degustada em qualquer hora do dia, marcando presença no café da manhã, da tarde e até mesmo na ceia.

No caso do mingau de aveia, além da praticidade, esta opção ainda conta com baixo índice glicêmico, altas doses de proteínas e fibras. Ele pode ser preparado com água ou leite de origem vegetal ou animal, e ainda permite receber acompanhamentos como mel, frutas e castanhas variadas para enriquecer seu sabor.

Confira a seguir uma seleção de receitas de mingau de aveia e inspire-se:

1. Mingau de aveia da vovó

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Com gostinho de receita preparada pela vovó, este mingau leva entre seus ingredientes aveia em flocos, açúcar demerara e leite. Fácil de fazer, é ideal para quem deseja matar a saudade deste prato muito popular na infância. Confira a receita completa aqui.

2. Mingau de aveia e banana

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Esta versão pode ser consumida inclusive como uma opção pré-treino. Para prepará-la, aveia em flocos e em farelo, leite desnatado, especiarias como essência de baunilha e canela, e uma banana cortada em rodelas para finalizar. Veja o passo a passo.

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3. Mingau de aveia saudável

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Aqui, bastam dois ingredientes para um saboroso e nutritivo mingau: leite de aveia e amaranto, sendo este último rico em proteínas e aminoácidos essenciais. As instruções de preparo podem ser vistas aqui.

4. Mingau de aveia no micro-ondas

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Acelerando o processo de cozimento do mingau, esta receita fica pronta em apenas dois minutos no micro-ondas. Ideal para quando bate aquela saudade do prato ou na correria do dia a dia. Confira os ingredientes e o modo de preparo.

5. Mingau de aveia com cacau

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Uma ótima opção para os amantes do chocolate! Por levar cacau em seu preparo, o mingau ganha o sabor característico do doce. Para deixar o prato ainda mais rico, deguste-o com castanhas variadas. Acesse a receita completa.

6. Mingau de aveia com figos secos e amêndoas

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Buscando incrementar o tradicional mingau de aveia, a autora optou por adicionar amêndoas trituradas e figo seco cortado em pedaços pequenos no momento do cozimento do mingau. Uma mistura de texturas e sabores que você pode aprender como preparar aqui.

7. Mingau de chia e aveia com figos e pêra

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Ótima opção para veganos ou intolerantes ao leite de vaca, esta nutritiva receita leva leite vegetal em seu preparo. A chia ajuda a enriquecer o prato com nutrientes, além de auxiliar na textura cremosa do mingau. Basta clicar neste link para descobrir como preparar esta delícia.

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8. Mingau de aveia com chocolate e avelã

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Outra opção utilizando leite vegetal, esta versão tem o leite de avelã como o eleito. Podendo ser a versão caseira ou industrializada, ainda ganha a companhia da quinoa em grão, cacau em pó, chia, aveia em flocos e açúcar de coco. Deu água na boca? Então confira os detalhes da receita.

9. Mingau de aveia supercremoso

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Com a intenção de deixar o mingau ainda mais cremoso e, de quebra, aumentar a dose de proteína no prato, a autora adiciona clara de ovo na receita, mas não se preocupe, pois não ficará nenhum sabor característico deste ingrediente inusitado. Para servir, frutas vermelhas em calda. Acesse o modo de preparo aqui.

10. Mingau de aveia com chia e alfarroba

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Oferecendo a opção de utilizar alfarroba em pó ou mesmo o cacau, este mingau de aveia ganha um sabor que remete ao chocolate, porém com menos calorias. Utilizando ainda chia e banana amassada, a receita ganha consistência cremosa e alto valor nutritivo. Veja o passo a passo.

11. Mingau de aveia com leite vegetal

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Com a possibilidade de utilizar o leite vegetal de sua preferência, esta versão do mingau permite que intolerantes a lactose e alérgicos a proteína do leite de vaca possam degustar o tradicional prato. Com poucos ingredientes, leva ainda essência de baunilha para mais sabor. Para aprender, basta seguir as instruções contidas neste vídeo.

12. Mingau de aveia para bebês

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Apesar do nome se referir a uma receita especial para os pequenos, ela pode ser degustada por pessoas das mais variadas idades. Para prepará-la, leite especial para a faixa etária da criança, quinoa em grãos e banana amassa. O modo de preparo você confere neste vídeo.

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13. Mingau proteico de aveia e claras

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Esse mingau é uma boa fonte de proteína e pode ser consumido como refeição pós-treino. Para preparar: aveia laminada, água, stevia, extrato de baunilha e as claras. Para decorar, morangos e, se desejar, uma colher de pasta de amendoim. Acesse a receita detalhada.

14. Mingau de aveia sem glúten e lactose

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Apesar da aveia ser um cereal naturalmente sem glúten, normalmente é processada em maquinários que possuem contato com esta proteína, resultando em uma contaminação cruzada. Por isso, para celíacos, é necessário procurar uma aveia especial, certificada, para que não ocorram reações indesejáveis. Para conferir uma deliciosa receita de mingau sem glúten e lactose, clique aqui.

15. Mingau de aveia vegano

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Nesta versão vegana, a água faz a base do mingau, juntamente com duas colheres de leite de coco. A banana amassada ajuda a dar consistência cremosa, sendo utilizada também em rodelas para decorar. Que tal visualizar o passo a passo da receita? Acesse.

Um saboroso mingau de aveia é capaz de trazer a sensação de conforto e nostalgia a quem o prova. Escolha a receita que mais lhe agrada e começa já a preparar o seu!

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