Moda e Beleza

Conheça o microdermal e o que o difere dos piercings comuns

Viviane Tenório

Em 30.01.23

O piercing microdermal, como o que foi colocado por Giovana Antonelli, está cada vez mais em alta, mas você sabe quais são as especificidades desse tipo de piercing? As profissionais body piercers Municky Rodrigues e Manu Maia, que trabalham com esse tipo de perfuração, compartilham as principais informações sobre o assunto.

O que é piercing microdermal

O piercing microdermal, diferente de outras formas de perfurações, é um “microimplante, uma perfuração mais invasiva”, explica a Municky. Isso porque ele “é um piercing diferente dos outros, ao invés de ter uma entrada e uma saída, ele tem apenas a entrada que no caso é o topo para fora da pele, a outra parte fica dentro da pele”.

Como é colocado

De acordo com as profissionais, a implantação do microdermal pode ser feita “com um punch de biópsia ou agulha americada (agulha própria para piercing)”. Com esse método é realizada a retirada do tecido e a base do piercing é colocada na terceira camada de pele, “na hipoderme”.

Onde colocar o piercing microdermal

Para a colocação do piercing microdermal, Manu explica que devem ser escolhidas “regiões planas do corpo, com pouco movimentação de tecido”, pois, diferente dos piercings tradicionais em sua perfuração “a haste é encaixada na camada de gordura e o que vemos é apenas o topo que fica rosqueado nem uma abertura da haste fora da pele”.

Manu Maia explica que “para uma boa acomodação da peça, o perfurador precisa observar a anatomia do local” e compartilha mais detalhes sobre cada um dos pontos mais comuns de aplicação:

Publicidade

Maçã do rosto e testa

A escolha do ponto de perfuração precisa ser avaliada pelo profissional para “evitar pontos de muito movimento muscular e escolher locais mais planos para que a joia encaixe”. O piercer deve se atentar para o caso da cliente utilizar óculos, de forma a evitar problemas com a peça nesse local.

Quanto aos cuidados, ela destaca que “cada profissional tem uma forma de cuidar, mas o básico é manter a higiene local com sabonete neutro, evitar maquiagens, cremes e protetor solar durante a cicatrização”. Podem ser usadas apenas joias cuja haste é feita de titânio, “sempre lembrando que existem vários formatos, tamanhos e também qualidade do material. O profissional vai se atentar a anatomia para saber qual encaixa melhor”.

Tórax

No tórax, a body piercer explica que “sob o osso esterno é um local de boa aplicação, menos atrito que entre os seios, mas lembrando que depende da anatomia do cliente”. Nesse sentido, ela esclarece que “Quanto maior os seios e mais próximo deles for a aplicação maior risco de expelir”.

Por conta da região, se tornam necessários cuidados específicos em relação ao atrito físico com o microdermal. É necessário “evitar colares, roupas e acessórios que possam enroscar no piercing e tomar muito cuidado com toalhas de banho e cinto de segurança”. Quanto a higienização, além dos cuidados com a cicatrização, Manu recomenda que “é sempre bom a cada 6 meses procurar o profissional piercer para fazer uma limpeza e manutenção da jóia”.

Publicidade

De forma contrária, a colocação do microdermal não é indicada em locais “onde existem dobras ou movimentação constante”, explica Municky. Como exemplo de contraindicação temos dedos, braço e meio do seios, sendo que neste último “a perfuração pode ser feita apenas se não tiver dobras, em pessoas com silicone espaçado, as vezes conseguimos fazer”.

8 dúvidas sobre o piercing microdermal respondidas

Quer colocar esse tipo de piercing, mas gostaria de saber mais sobre ele antes? a body piercer Municky Rodrigues responde as principais dúvidas sobre o assunto, de forma simples e direta.

Dicas de Mulher: Dói colocar o piercing microdermal?

Municky Rodrigues (MR): Não dói, você sente o piercer mexendo apenas, pois onde é colocado quase não tem terminação nervosa.

DM: Como é a cicatrização?

MR: A cicatrização vai depender total do cuidado do cliente, se ele não bater, em 3 meses estará cicatrizado.

DM: As joias para esse tipo de piercing precisam ser de um tipo de material específico?

MR: Como é um implante, sempre utilizar titânio que é o material com maior biocompatibilidade com nosso corpo.

Publicidade

DM: Como tirar o piercing microdermal?

MR: A retirada é feita por um profissional piercer, pois ele deverá remover toda a fibrina envolta da âncora para retirá-la.

DM: Quanto tempo dura o microdermal?

MR: Isso vai depender do cliente, e do local, mas existem pessoas que têm microdermal há mais de 10 anos.

DM: Qual o valor médio da perfuração?

MR: 250,00 a 350,00 reais, depende da jóia.

DM: É possível trocar a joia desse tipo de piercing em casa?

MR: A troca é apenas do topo do microdermal, é sempre bom realizar no seu piercer, pois a âncora não pode ser movida.

Quanto aos riscos de fazer microdermal, a profissional explica que não há riscos desde que seja feito da forma correta. No entanto, caso o piercing seja feito “em locais com movimentação, atrito, ele pode desencaixar e ser expelido pelo corpo”, além disso, caso a jóia utilizada não seja de titânio, o corpo pode expelir o piercing “por conta do metal não ser tão biocompatível”.

Cuidados com o piercing microdermal

Para uma boa cicatrização, é importante ter alguns cuidados com o seu microdermal. A piercer Municky reforça “é preciso nos primeiros 5 dias, cobrir a perfuração com band-aid quadradinho ou um papel filme específico para esse tipo de procedimento”. Além disso, ela lista os principais cuidados:

  • Não bater o piercing
  • Limpar duas vezes ao dia com soro fisiológico gelado
  • Sempre secar o local após a limpeza
  • Limpar com fita dental embaixo do topo

Negligenciar os cuidados com piercing microdermal pode levar a inflamações e a necessidade da retirada do piercing, por isso é sempre importante seguir os cuidados recomendados por profissionais de confiança.

Onde você pode comprar o piercing microdermal

Como explicado, em perfurações microdermais apenas é recomendado o uso de jóias de titânio. Confira 3 sites em que você encontra opções com essa descrição:

  1. Carrefour;
  2. Ponto Frio.
  3. Extra.

Continue a leitura da matéria para saber mais sobre a experiência de pessoas que já fizeram esse tipo de perfuração e conferir 10 fotos para se inspirar nas possibilidades do piercing microdermal.

Experiências de quem tem um piercing microdermal

Antes de decidir fazer um piercing é importante conhecer o máximo possível sobre o procedimento, dessa forma você fica mais tranquila e segura sobre a sua decisão. Por isso, selecionamos vídeos em que 3 criadoras de conteúdo contam suas experiências com o microdermal, confira:

Como é colocado o microdermal

Assistindo a esse vlog, da criadora de conteúdo Nathalie Victoria, você acompanha o processo de colocar o piercing microdermal em tempo real. O profissional que colocou o piercing explica os cuidados e mostra todo o processo, que é bem rápido.

5 meses com o microdermal no rosto

Janaina Mitherhofer conta toda a sua experiência com o piercing microdermal no rosto, tendo feito a perfuração há 5 meses. A produtora de conteúdo inclui detalhes sobre como foi a experiência de colocar o microdermal e cuidados que adotou após a perfuração.

Dúvidas e dicas sobre microdermal

A criadora de conteúdo Thaíse Silva gravou sua experiência colocando o piercing microdermal e compartilha a experiência, além de responder a dúvidas e falar curiosidades sobre esse tipo de perfuração.

E não é que os relatos falam que a perfuração é menos dolorosa do que parece? Mas nunca é demais reforçar que para um bom resultado é indispensável fazer o procedimento com um profissional confiável.

10 fotos de piercing microdermal que vão te ajudar a escolher onde colocar o seu

Quer ver como o piercing microdermal fica em diferentes partes do corpo? Confira essa seleção de 10 fotos que mostram que apesar das especificidades necessárias para a aplicação do microdermal, ele pode ser perfurado em diversos locais e combina com uma variedade de estilos.

1. Microdermal no rosto é uma opção cheia de estilo

2. Muitas vezes colocado no alto da bochecha

3. Mas que também aparece em outras posições, como sobre a sobrancelha

4. Ou então no meio da testa

5. Se adequando a preferência estética de cada pessoa

6. O microdermal no tórax ganhou popularidade por causa da Giovana Antonelli

7. E é outra opção cheia de estilo

8. Que pode ser combinada com perfurações também no rosto

9. Ou apostar em mais piercings no tórax

10. O microdermal ainda aparece em versões na nuca

Assim fica fácil perceber que o piercing microdermal consegue ser versátil e dar um upgrade no visual de diversos estilos. Tudo depende do que mais combina com você e com a sua rotina! Quer saber mais sobre outros tipos de piercings? Confira essa matéria sobre o surface, mas se estiver sem coragem de fazer uma perfuração ou quiser experimentar diferentes visuais primeiro, confira esse material sobre piercing fake.

Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.