Meus filhos começaram a namorar: o que fazer?

Seus filhos estão namorando e você não sabe como lidar com a situação? Pedagoga dá dicas essenciais

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

O interesse pelo namoro tem ficado ainda mais precoce. Crianças de 11 anos, por exemplo, já querem namorar e apresentar o novo parceiro aos pais, o que causa preocupação e muito ciúmes na família. Mas como lidar com a situação de forma correta, sem parecer careta ou liberal demais?

Para a pedagoga Arlete Codo, o ideal é que os pais tenham sempre diálogo aberto com os pequenos sobre todos os assuntos possíveis. “Os pais devem conversar com os seus filhos e não ter vergonha de nada. É essencial mostrar a importância de um namoro responsável, independente da idade”, diz.

Meus filhos começaram a namorar, mas ainda não me contaram!

Se você suspeita que seus filhos estão namorando, mas eles ainda não contaram à você ou ao seu marido, a pior atitude é forçá-los a contar, pois você estará invadindo o espaço deles. “Não adianta em nada tentar descobrir a situação. Você tem que mostrar aos seus filhos que eles podem confiar em você e que você estará sempre disposto à ouvi-los e ajudá-los”, comenta a pedagoga.

Distanciamento

No início do namoro, é comum que os adolescentes fiquem mais quietos e se afastem da família. “Tudo na adolescência são fases. É importante saber respeitar cada momento, mas é essencial também conversar com eles sobre as atitudes que você não gosta. Uma boa relação entre entre pais e filhos só é construída através de conversas”, diz Arlete.

Não gostei do tipo dele(a)

Jamais diga aos seus filhos que você não aprovou ou não gostou do namoro. “A mãe tem que ser amiga e aliada dos filhos. Falar que não gostou da namorada do filho ou da namorada da filha só poderá prejudicar a relação de vocês. Converse bastante e dê conselhos. Ser amiga sempre é a melhor solução”, diz Arlete.

Devo falar sobre sexo?

Se você conquistar a confiança dos seus filhos, eles que pedirão ajuda e virão até você para perguntar. É fundamental esclarecer todas as dúvidas e mostrar a importância de um namoro responsável e respeitador.

Como impor limites?

É essencial estabelecer horários e dias da semana que os seus filhos poderão sair. “Os pais precisam estipular horários e saber onde andam os pequenos”, comenta a professora. Não dê liberdade demais! Eles precisam ter responsabilidades.

A outra família

Conhecer os pais deles é essencial. “É importante mostrar como funciona a sua família e estar sempre presente na vida deles”, comenta a pedagoga.

Na escola

Fique atento também ao rendimento escolar dos seus filhos. Para isso, crie regras para o estudo. “Eles precisam entender que o estudo é essencial para um futuro bacana. Eles devem estudar a matéria do dia e frequentar as aulas corretamente”, orienta Arlete.

Fique sempre ao lado dos seus filhos! Oriente sobre qualquer tipo de assunto e mostre que você sempre será a pessoa de confiança com quem eles podem contar em todas as horas.

Para você