![]() |
|
Foto: Getty Images
Publicidade
Frases do tipo “não tenho tempo para nada”, “não posso ir ao cinema porque tenho que arrumar a casa”, “minha vida é um caos” são comuns entre as mulheres. O dia tem 24 horas, o que muitas vezes não é suficiente para dar conta de todos os afazeres que a mulher acumula.
Para conseguir dar conta da casa, do trabalho, dos filhos e ainda ter tempo para praticar hobbies e se divertir, basta que a mulher se organize, reveja suas prioridades e passe a fazer aquilo que realmente importa. A utilização de um método de organização pode ajudar a mulher a melhor administrar seu tempo e organizar a vida.
Atualmente, um dos métodos mais comentados é o GTD ou Getting Things Done. Este método, que no Brasil recebeu o nome de “A arte de fazer acontecer”, foi criado pelo norte-americano David Allen e lançado no livro de mesmo nome.
O GTD tem a intenção de criar um sistema que possa gerir todas as áreas da vida de uma pessoa e não apenas seu trabalho ou seus afazeres de casa e, por isso, é considerado um método completo e bastante abrangente.
Para a instrutora especialista em produtividade na metodologia GTD, Renata Montone, da Call Daniel, empresa credenciada pelo método para gerir treinamentos no Brasil, o GTD é um método que permite ter todas as tarefas, projetos, sonhos e ideias organizadas e sob controle. “Isso facilita a priorização de forma simples e descomplicada sem ansiedade e sem estresse.”
Foto: Getty Images
Os benefícios que a metodologia pode trazer para as mulheres são inúmeros. “As mulheres, em geral, pela sua própria natureza, tendem a assumir muitas atividades de várias áreas de responsabilidade da vida e, como consequência, o desgaste, o nível de ansiedade e o estresse são altos”, explica Renata.
Ao começar a aplicar o GTD, a mulher perceberá que o nível de ansiedade e estresse diminui muito. “Com o GTD, a mulher também manterá todas as demandas sob controle, além de agilizar a execução destas tarefas”, reforça a instrutora. Além disso, a mulher conseguirá fazer mais coisas em menos tempo e sem estresse e ansiedade.
Qualquer pessoa que queira ter uma vida mais organizada e produtiva pode utilizar o GTD. “Se uma pessoa tem tarefas, objetivos e sonhos para alcançar, ela se beneficiará com a metodologia”, afirma Renata.
Publicidade
O primeiro passo para quem quer começar a aplicar a metodologia é ler o livro “A arte de fazer acontecer” de David Allen ou fazer um dos treinamentos da Call Daniel. “É fundamental conhecer os cinco passos da metodologia para entender todo o processo antes de começar”, ensina a instrutora.
Os cinco passos nos quais a instrutora refere-se são os resumidos a seguir:
Para Renata, a execução é a etapa em que se gasta mais tempo. “Se o método for bem aplicado, o maior tempo deve ser gasto com a execução. Todos os passos anteriores tem como objetivo propiciar agilidade na execução”, pondera a instrutora. Quanto a etapa mais importante, Renata acredita que tanto a revisão quanto o processamento se destacam em relação às outras etapas, já que são momentos de tomada de decisão e que garantem o sucesso das outras etapas.
Foto: Getty Images
A metodologia GTD é bastante simples e, por isso, ferramentas básicas como cadernos, pastas e calendário são mais do que suficientes para aplicar o método. “Para quem gosta de tecnologia existem centenas de aplicativos feitos para o GTD que facilitam muito a vida, já que permitem a sincronização com o celular ou o tablet”, detalha Renata.
Veja a seguir alguns destes aplicativos que você pode usar para aplicar o GTD:
Além desses aplicativos, qualquer outro gerenciador de tarefas te possibilita aplicar o GTD. Segundo a instrutora, o ideal é escolher a ferramenta que mais agrada ou a que tem recursos mais úteis para a pessoa. “Recomendo escolher a ferramenta mais acessível no começo e só depois que os cinco passos já estiverem virado um hábito migrar para outra ferramenta. Faça o GTD acontecer primeiro.”
Foto: Getty Images
Apesar de parecer bastante complexo, o GTD é um método que funciona e que pode ser usado por qualquer pessoa, principalmente por mulheres que necessitam de um pouco mais de organização na vida. Para implementá-lo por completo, é necessário tirar um tempo para primeiro coletar tudo o que ainda está na sua cabeça e depois processar e organizar um sistema que funcione para você. “Além deste tempo, existe um período de adaptação aonde se faz necessário criar o hábito de usar os cinco passos e este período gira em torno de um a dois meses”, revela a instrutora.
Para manter o sistema funcionando, a revisão semanal é de extrema importância, mas não se alcança uma mente tranquila apenas com esta etapa, já que todos os passos são importantes. “Mas é a revisão semanal que fará toda a diferença e que manterá o sistema funcionando semana após semana. Cumprir os cinco passos é fundamental, mesmo que a pessoa não consiga manter uma disciplina desejada em alguns períodos mais críticos, mas não se deve deixar de cumprir os cinco passos. O sucesso de cada passo começa no passo anterior bem feito”, reitera Renata.
Publicidade
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, a instrutora compartilhou alguns lugares que você pode obter. O próprio site da Call Daniel mantém um blog que sempre é atualizado com dicas para o GTD. Já o site do GTD em inglês traz muitas informações sobre o método, no entanto, é necessário conhecer a língua.
Há uma lista de discussão no Yahoo para quem quiser participar e conhecer um pouco mais sobre o GTD. O blog Vida Organizada traz uma sessão especial sobre a metodologia já que sua autora é uma especialista no assunto e compartilha diversas dicas com os seus leitores. Mas nada se compara a ter acesso às ideias originais de David Allen lendo o seu livro “A arte de fazer acontecer”.
Depois de todas essas informações, é hora de começar a fazer acontecer e colocar o GTD em ação. Em pouco tempo, você perceberá que sua vida estará mais organizada, planejada e produtiva, conseguindo tempo para fazer o que te faz feliz e o que é realmente importante para aquele determinado momento da sua vida.
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina/PR, mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru/SP e especialista em Moda, pela USC/SP. Ama escrever sobre o universo feminino, principalmente sobre moda e beleza.