Meditação para dormir: 8 benefícios, dicas e apps para ajudar a relaxar

Escrito por
Em 12.09.19

iStock

Você tem dormido mal? Sofre de insônia e/ou sonha demais, acordando, às vezes, mais cansada do que quando foi para a cama? Saiba que a solução para o seu problema pode estar em usar a meditação para dormir.

Continua após o anúncio

A meditação, prática milenar de relaxamento, tem inúmeros benefícios, sendo a melhoria da qualidade do sono um deles. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Vamos te ensinar a meditar antes do sono, explicar os principais benefícios da meditação e listar os melhores aplicativos para meditação guiada. Confira!

Como meditar antes do sono

  • Tenha foco: concentre-se em, simplesmente, dormir. Coloque em mente que o objetivo principal da meditação é alcançar um sono delicioso. Uma boa dica para atingir o foco está em se concentrar na própria respiração.
  • Use roupas confortáveis: nada de roupas apertadas e/ou com tecidos duros e colantes. Escolha aquela roupa leve e confortável que te deixe bem à vontade. Pode ser um pijama, uma camisola, um short de flanela com uma camisa larga, etc…
  • Tome um banho: deixe a água escorrer devagar pelo seu corpo e aproveite! Se estiver fazendo muito frio, opte pela água morna. Se estiver fazendo calor, a água fria. O impacto entre as temperaturas fará o seu corpo relaxar imediatamente.
  • Escolha uma música: existem diversas playlists de músicas para meditação em aplicativos como Spotify ou no próprio Youtube. Escolha uma e deixe rolar! Aquela sua música favorita, que te faz relaxar e se emocionar também é válida.
  • Faça alongamentos: estica, estica, estica! Pode ser antes, durante ou após a meditação. O importante é sentir cada parte do seu corpo se esticar e perceber que seus limites vão além do que se imagina.
  • A meditação antes do sono pode ser ainda mais eficaz se essas e outras dicas forem seguidas. Abaixo, os benefícios dessa prática e como fazê-la para relaxar e dormir melhor.

    8 benefícios da meditação

    iStock

    Que a meditação possui inúmeros benefícios você já sabe. Mas você sabe exatamente quais são eles? Veja, agora mesmo, os principais benefícios dessa técnica que pode fazer milagres na sua saúde!

    Leia também: Como a meditação pode ajudar sua carreira

    1. Melhora a qualidade do sono;
    2. Combate a depressão;
    3. Reduz o estresse;
    4. Promove o bem-estar;
    5. Eleva o bom-humor;
    6. Deixa você mais organizada;
    7. Controla a ansiedade;
    8. Desenvolve a concentração.

    Após descobrir tantas vantagens, aposto que você não vê a hora de começar a meditar, não é mesmo? Mas, calma! Temos ainda mais dicas muito interessantes sobre a meditação para dormir.

    Meditação guiada para dormir

    Para ajudar na sua meditação, separamos alguns vídeos dessa prática guiada. Veja e aproveite um bom sono!

    Meditação guiada para acordar e dormir bem

    Continua após o anúncio

    A Louise Hay te ajudará, nesse vídeo, a dormir e a acordar melhor do que nunca! Em quase 1 hora de vídeo, são ditos conselhos e palavras tranquilizantes. Ao final, temos o bônus do som da chuva, que ajuda bastante a relaxar.

    Meditação rápida para dormir

    Leia também: 10 calmantes naturais que ajudam a tratar a ansiedade, insônia e até depressão

    A Juliana Goes, criadora do app de meditação “Zen”, faz uma meditação guiada curta, em apenas 15 minutos. Perfeita para aquelas que precisam de uma mãozinha antes de dormir.

    Feche os olhos e sinta a paz

    Um vídeo longo, perfeito para quem prefere adormecer e ser embalado pelo som da natureza. São 4 horas de meditação guiada, contemplando sons naturais que ajudam a acalmar a mente e dormir profundamente.

    Gostou dos vídeos? Então, separe um momento para você, escolha o vídeo que mais se encaixa com a sua situação e bom descanso!

    Apps para meditação guiada

    iStock

    A tecnologia, apesar dos malefícios que possui, também tem muitos pontos positivos. Os apps de meditação guiada, por exemplo, ajudam a realizar uma meditação perfeita e em qualquer lugar. Confira:

    Leia também: 11 exercícios fáceis de ioga para turbinar sua energia

    Continua após o anúncio

    • Zen: é o app criado pela Juliana Góes, do vídeo acima. É dividido em duas partes: com narração, que é a meditação guiada em si, e sem narração, para o relaxamento. O aplicativo é gratuito nos sete primeiros dias e está disponível para download em iOS e Android.
    • Medite-se: feito por brasileiros, esse é um app bastante funcional, com visual simples e fácil de entender. Uma grande vantagem dele é que os áudios podem ser ouvidos offline. As 20 primeiras sessões são gratuitas e ele está disponível para download em iOS e Android.
    • 5 Minutos: desenvolvido por uma ONG chamada “Mãos sem Fronteiras”, a proposta desse app é exatamente o que o nome sugere, 5 minutos de meditação guiada por dia. E o melhor: é completamente de graça! Está disponível para download em iOS e Android.

    Está vendo como a meditação para dormir funciona? Não perca tempo e coloque em prática as nossas dicas! Temos certeza que a qualidade do seu sono melhorará bastante. E caso queira saber mais, leia essas outras 13 dicas para te ajudar a meditar hoje mesmo e potencialize o seu aprendizado!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Para você