10 canais de meditação guiada para iniciantes que vão te ajudar a relaxar

Escrito por
Em 23.09.21

iStock

Por                                
Em 23.09.21

Você tem dificuldades para acalmar e silenciar a mente? Não se preocupe, você não é a única. Focar no presente e no agora pode ser algo bem complicado, mas com os métodos certos e bastante dedicação dá para tirar de letra. E para isso, a dica é investir na meditação guiada! Ficou curiosa e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira as dicas de uma especialista e canais relacionados ao tema:

Publicidade

O que é e meditação guiada

Quem nunca meditou ou já tentou e não conseguiu se concentrar pode pensar que isso é algo de outro mundo. Mas calma! A prática milenar é muito mais simples do que você imagina. De maneira geral, a meditação consiste focar e se concentrar em algo, seja ele interno – como a respiração, batidas do coração, partes do corpo, entre outros, ou externo – um objeto, música, mantras, etc.

Já a meditação guiada é uma prática que conta com a ajuda de professor para guiar passo a passo corretamente e, assim, ajudar o praticante a relaxar e se concentrar com mais facilidade. Ou seja, perfeita para os iniciantes. Juliana Tamietti é professora de meditação, tem um canal no YouTube com mais de 100 mil inscritos e explica que essa prática é muito indicada para quem está começando e também para quem já sabe meditar, mas tem dificuldade em se concentrar e silenciar a mente. “Mesmo as pessoas que meditam sem dificuldades podem usar a meditação guiada naqueles dias em que a mente está mais acelerada”, ela afirma.

Para que serve a meditação guiada

iStock

De acordo com Juliana, a meditação guiada, assim como as outras práticas que não requerem um professor, serve para relaxar, diminuir a ansiedade e o estresse, melhorar a qualidade do sono, aumentar o foco, memória e a concentração, além do autoconhecimento, melhora de dores crônicas e vários outros benefícios.

A profissional lembra que “algumas práticas de meditação guiada têm temas diferentes que podem ajudar a ressignificar tópicos como medo, paciência, raiva, amor próprio, dependendo da prática escolhida”.

Como funciona a meditação guiada

A meditação guiada não tem segredos. Para colocá-la em prática, baste se preparar um pouco antes: procure um lugar longe de barulhos, esteja em uma posição confortável, com uma roupa que também seja confortável e em um momento que não será interrompido. Depois, é só seguir as instruções do seu guia, que pode ser por áudios, vídeos, música ou até mesmo presencialmente.

“Escolha uma prática com a qual você mais se identifica e que tem o tempo adequado para você naquele momento. Pode ser um pouco difícil no início, mas o importante é não desistir!”, reforça Juliana.

10 canais para você fazer meditação guiada e conhecer mais da prática

Agora, que tal colocar em prática a meditação guiada? Os canais a seguir trazem conteúdos incríveis para quem está começando a conhecer mais sobre esse mundo, até vídeos mais complexos e aprofundados. Confira, escolha os seus preferidos e já se inscreva!

Publicidade

1. Canal Amanda Schultz

Nunca fez meditação guiada e não sabe por onde começar? Então não deixe de assistir aos vídeos da Amanda. De maneira muito didática, simples e calma, ela ensina os primeiros passos para meditar e ganhar consciência da prática!

2. Canal Meditando por Juliana Tamietti

Se você tem problemas para dormir, então a meditação pode ser uma ótima solução. No canal da Juliana, você encontra vários vídeos que vão te guiar para acalmar a mente, relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila e de qualidade.

3. Canal Juliana Goes

Difícil encontrar alguém que não tenha problemas com a ansiedade, não é mesmo? E para focar no agora, relaxar a mente e desacelerar, a dica é conferir as meditações guiadas da Juliana Goes. Comece por vídeos mais simples e fáceis, assim, com o tempo, você vai pegando a prática!

4. Canal Yoga Mudra Raissa Zoccal

A correria do dia a dia está atrapalhando o seu tempo de meditação? Sem problemas, com vídeos simples, a querida Raissa Zoccal ensina você a meditar mesmo com a agenda apertada. Afinal, cinco minutos de pausa é melhor que nada, certo?

5. Canal Gabriella Servi

Além de vídeos guiados para meditar, o canal da Gabriella também traz um conteúdo incrível para você aprender mais sobre a meditação. Tem desde dicas de como melhorar a concentração, até sugestões de respiração. Não deixe de conferir!

Publicidade

6. Canal Fernanda Yoga

Com a Fernanda, além de você aprender mais sobre meditação, de quebra, você também fica por dentro de uma técnica milenar: a yoga! Assim, mente e corpo ficam alinhados, promovendo a saúde e bem-estar de ambos.

7. Canal Camila Zen

Uma das referências quando se trata de práticas e vida alternativa, o canal da Camila Zen tem um conteúdo completo e simplesmente incrível. Nele, você encontra desde meditações mais simples, até vídeos com temas profundos e complexos.

8. Canal Clube de Meditação

Com mais de um milhão de inscritos, o canal Clube da Meditação oferece um conteúdo maravilhoso para quem está em busca de uma vida mais leve. São vários conteúdos com diferentes tipos de meditação. Confira! Você vai se surpreender!

9. Canal Poetoterapia por Lázaro Ramon

Perfeito para quem gosta de novos conteúdos toda semana, o canal do Lázaro traz vídeos de segunda a sexta. São tutorais de meditação para várias situações: seja para relaxar e focar no presente ou expandir a consciência.

10. Canal Meditar para Despertar

Para fechar com chave de ouro, a dica é conferir e já se inscrever no canal Meditar para Despertar. Nele, você encontra vídeos curtos, para meditações mais simples até conteúdos com mais de três horas, ideal para dormir e ter uma noite de sono perfeita!

Publicidade

Práticas alternativas são ótimas para trazer novos hábitos e estilos de vida! E para continuar se aventurando nesse universo, não deixe de conhecer mais sobre uma prática milenar, a yoga.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.