Moda e Beleza

Mechas loiras: 50 inspirações e dicas para um cabelo iluminado

Regis Melo

Com colaboração da cabeleireira Cintia Horita

Atualizado em 07.11.23

As mechas loiras transformam o visual e iluminam os cabelos. Para te encorajar a descolorir os fios, Cintia Horita, cabeleireira especialista em mechas, explica os diferentes efeitos e quais são os cuidados essenciais. Para um cabelo poderoso, confira inspirações e descubra os tons de loiro da temporada!

Conheça a especialista

Cintia Horita é cabeleireira visagista, especialista em mechas, cortes, coloração e care coach da Kerastase. A profissional possui um extenso currículo de cursos e certificações.

Mechas loiras X luzes: descubra a diferença entre elas

Apesar de semelhantes, a especialista explica que a diferença das mechas para as luzes loiras está na técnica e no resultado. “As mechas são descoloridas no papel, dando um efeito mais marcado no cabelo. Já as luzes são feitas na touca (com vários furinhos), o que resulta em um visual mesclado e espalhado entre os fios”.

Tons de mechas loiras que estão em alta

Em busca do loiro perfeito para destacar a sua beleza natural? Dos dourados e acobreados — que valorizam quem tem a paleta quente — aos frios acinzentados, há uma gama de tonalidades para clarear os fios. Conheça quais são os tons de loiro do momento e veja qual mais combina com você:

Loiro mel

Em um tom de loiro médio, as mechas mel são versáteis e conferem um look natural às madeixas. O loiro mel é um tom certeiro para iluminar o visual com sutileza, tanto fios mais escuros quanto mais claros.

Publicidade

Loiro platinado

As mechas platinadas são uma opção para quem deseja uma transformação ousada. A tonalidade é claríssima, de fundo frio. Sendo assim, ela garante maior contraste, sobretudo em cabelos escuros. É um tom de atitude e muita elegância.

Loiro dourado

As mechas douradas são sinônimo de glamour. Por se tratar de uma tonalidade de loiro médio-claro, são democráticas e, por isso, ficam lindas independentemente do fundo natural do cabelo.

Loiro perolado

Claríssimo e brilhante, o loiro perolado é a escolha certa para quem deseja clarear bastante as madeixas e prefere tonalidades frias. Para manter o tom, invista em uma rotina de cuidados especiais e em um bom matizador.

Loiro acobreado

mechas loiras

Jada

Publicidade

Esse tom de loiro é uma ótima alternativa de mechas para morenas que desejam uma iluminação sutil dos fios. Entre o ruivo e o loiro, o acobreado destaca as madeixas de todas as colorações com naturalidade e estilo.

Loiro acinzentado

O loiro acinzentado tem tonalidade fria e transmite elegância, além de modernidade. Uma cor autêntica para quem está assumindo os fios grisalhos e ideal para fugir do loiro padrão. Para manter o tom, invista em um banho de brilho cinza.

Loiro natural

O tom de loiro natural varia de acordo com cada cabelo. Como o próprio nome sugere, são mechas que se mesclam com o restante dos fios com naturalidade, sem grandes contrastes. Por isso, é indicado para quem gosta de um efeito discreto, mas que ilumina o rosto.

Loiro escuro

Próximo ao castanho-claro, o loiro escuro é uma alternativa para quem deseja clarear os fios sem danificá-los. Essas mechas ficam delicadas, mesmo em madeixas mais escuras. Portanto, trazem harmonia sem grandes transformações.

Loiro bege

mechas loiras

Hugo Antunnes

Publicidade

Clássico, o loiro bege é um tom médio versátil. Se destaca entre a base escura e se mistura com naturalidade em meio às madeixas claras. Além disso, você pode puxar para um fundo quente ou frio, conforme a sua paleta de cores pessoal.

Loiro caramelo

Mais fechado, o loiro caramelo proporciona mechas suaves. Por isso, é um tom recomendado para conseguir o visual morena iluminada.

Para além de tendências, tenha em mente que cada tom de loiro passa uma imagem diferente. Aliás, há os que harmonizam melhor com as peles frias e outros com os subtons quentes. A dica é consultar uma especialista em coloração ou visagista para garantir mechas loiras que têm tudo a ver com a sua personalidade!

Tipos de mechas e características

Cintia Horita explica que, para o visagismo, “tudo depende do gosto e da imagem que cada pessoa deseja transmitir”. Então, “hoje em dia, o que se vê é a combinação de diferentes técnicas e tipos de mechas loiras, de acordo com a personalidade e a mensagem que a cliente quer passar”. Confira as possibilidades abaixo:

  • Mechas contour: feitas a partir do contraste entre fios loiros mais claros e escuros, esse estilo de mechas busca realçar os traços do rosto. Como resultado, traz mais profundidade e contorno para a face.
  • Balaiagem: a técnica consiste em clarear os fios sem a necessidade de touca ou papel alumínio, como em outros tipos de mechas. Assim, garante um efeito natural e um loiro bem distribuído.
  • Mechas californianas: com uma transição mais marcada, aqui os fios claros se concentram nas pontas do cabelo. Como resultado, você tem um “cabelo de verão”.
  • Morena iluminada: ideal para quem tem os cabelos naturalmente escuros, essa técnica visa clarear os fios com reflexos discretos e iluminar o rosto.
  • Ombré hair loiro: semelhante à californiana, o ombré hair loiro proporciona uma transição sutil. Os fios são clareados de forma gradual, da raiz escura às pontas claras.

Cintia enfatiza que “os tipos de mechas loiras podem ser personalizados”. Então, mais do que escolher uma técnica, defina qual imagem e estilo você deseja passar com aquele cabelo e converse com uma colorista profissional.

40 fotos de cabelos com mechas loiras para um visual radiante

Como você viu até aqui, há diversas tonalidades e técnicas para conseguir as mechinhas dos sonhos. As fotos a seguir vão te ajudar a encontrar o tom e o visual loiro certos para você. Confira inspirações para diversos comprimentos, estilos e tipos de fios:

1. A tendência das mechas loiras veio para ficar

2. O melhor é que combina com todos os tipos de fios

3. A coloração traz movimento aos fios lisos

4. E um volume glamouroso aos ondulados

5. Os cabelos cacheados com mechas são poderosos

6. E as mechas loiras em cabelo crespo modernizam o visual

7. Há vários tons de loiro para escolher

8. Como as mechas loiras acinzentadas, cheias de atitude

9. Se quiser fios claríssimos, invista no platinado

10. O loiro dourado está sempre na moda

11. Prefere um loiro escuro? Esta inspiração vai te conquistar!

12. A Beyoncé prova o poder dos cabelos com mechas

13. Para as clássicas, o loiro champagne é certeiro

14. E as mechas mel se destacam em cabelos de base escura

15. Aliás, você pode clarear o cabelo com suavidade

16. Ou optar por um contraste intenso

17. Aproveite a oportunidade para criar um efeito de contorno no rosto

18. Para ousar, que tal mechas loiras no cabelo vermelho?

19. Ah, e você pode optar por mechas discretas entre os fios

20. Ou fazer uma transformação com muito loiro

21. Para uma transição sutil, invista na raiz esfumada

22. Porém, os cabelos com mechas loiras marcadas são megaestilosos

23. Tudo vai depender do seu gosto pessoal

24. O visual com mechas não se restringe às madeixas longas

25. Pelo contrário, as mechas loiras valorizam o cabelo curto

26. E ainda tiram os cabelos médios do básico

27. Dá para fazer mechas marcadas e combinar com um corte de atitude, como o mullet

28. Ou escolher um loiro bege, para um efeito uniforme

29. Ah, você pode ter mechas loiras finas espalhadas entre os cachos

30. Ou mechinhas marcadas e separadas

31. As mechas combinam com os mais variados estilos

32. Esta ideia é atemporal, muito pedida nos salões

33. Já esta opção moderna é ideal para um look alternativo

34. Tudo dependerá da espessura das mechas e da técnica escolhida

35. Você pode ir descolorindo aos poucos

36. Caso tenha receio de uma mudança radical

37. A balaiagem permite que os fios loiros se misturem

38. Já as mechas californianas proporcionam uma transição mais marcada

39. Ah, e as mechas são uma alternativa para quem quer manter a raiz escura

40. Enfim, pronta para se tornar loira?

As inspirações mostram a versatilidade das mechas loiras. Mas, para se manterem lindas como nas referências, elas precisam de cuidados contínuos. Saiba quais são eles no próximo tópico!

Como cuidar do cabelo com mechas loiras

A química para clarear os fios pode deixar as mechas loiras opacas e ressecadas. A especialista explica que “cada tipo de cabelo — conforme a curvatura, espessura e o tom desejado — requer um tratamento diferente”. Por isso, “é difícil indicar produtos específicos”. Mas, entre as recomendações gerais, estão:

  • Invista em linhas especiais para cabelo loiro: Cintia comenta que há diversas linhas — de marcas nacionais e internacionais — para tratar as mechas loiras. Elas incluem ativos para manter a cor e recuperar os fios danificados.
  • Use produtos recomendados para o seu tipo de fio: segundo a especialista, a indicação de cosméticos “depende da qualidade do cabelo”. Além das linhas para loiros, escolha máscaras e shampoos pensados para o seu tipo de fio: fino, grosso, ondulado, cacheado, crespo, etc.
  • Programe os cuidados: para um cabelo saudável, siga um cronograma capilar e agende a reconstrução, nutrição e hidratação. Hoje em dia, há marcas que vendem kits já pensados para essas etapas.
  • Evite fontes de calor em excesso: usar secador, escova, chapinha e babyliss com muita frequência pode deixar os fios descoloridos ainda mais secos e danificados. Se usá-los, invista em um protetor térmico.
  • Tenha um matizador: sobretudo para tons perolados e platinados, é essencial matizar os fios para manter a cor. Se tiver mechas loiras acinzentadas, o banho de brilho é uma boa opção.
  • Use produtos específicos para manter a cor: além das máscaras matizadoras, há shampoos e condicionadores para manter o tom do loiro, sobretudo tonalidades quentes. Lembre-se que fatores como exposição solar, ao cloro ou à água salgada podem alterar a cor das mechas.

Por fim, Cintia destaca que “cada pessoa é única e a indicação do melhor tratamento depende do tom desejado e da qualidade do cabelo”. A cabeleireira comenta que “quanto mais claro o loiro, mais danificado o cabelo pode ficar, por conta dos processos de descoloração”. Nesses casos, os cuidados são ainda mais essenciais para manter a saúde e aparência dos fios.

Mechas loiras: como fazer sozinha?

Apaixonou-se pelas inspirações e está ansiosa para renovar o visual com as mechas loiras? A seguir, você acompanha 3 tutoriais que ensinam a descolorir o cabelo em casa. Mas, atenção: trata-se de um processo que agride os fios, então tenha o máximo de cautela. Respeite o tempo e os procedimentos indicados nos produtos que você utilizar.

Mechas loiras no cabelo cacheado: como fazer

Veja o passo a passo para fazer mechas no cabelo cacheado. Você vai precisar de água oxigenada de 20 volumes, pó descolorante e papel alumínio. Graci Pereira reforça a importância de fazer um teste de mechas para evitar cortes químicos e para saber como seu cabelo vai se comportar com a descoloração.

Retoque de mechas loiras em casa: tutorial

Fez o cabelo no salão, mas quer economizar com a manutenção? Nesse vídeo, você acompanha um tutorial fácil e rápido para retocar as mechas loiras em casa. A técnica dispensa o papel alumínio e não deixa o cabelo marcado.

Mechas contour: aprenda o passo a passo

Tendência, as mechas contour iluminam o rosto e ficam concentradas na parte da frente. Saiba como dividir os fios para conseguir esse efeito e os truques para um cabelo com resultado de salão. Ah, você pode decidir o tom do loiro: para corrigir o amarelado, por exemplo, use tinta e água oxigenada de volume 6.

Lembre-se que a descoloração é um processo que pode deixar os fios fragilizados. Então, é essencial respeitar o tempo indicado nas embalagens e fazer testes de mechas antes de aplicar em todo o cabelo. E aí, conquistada pelas mechas loiras? Para mantê-las impecáveis, conheça dicas e receitas de hidratação caseira.

Adora viajar, conhecer novos idiomas e culturas. Apaixonada por ícones da cultura pop, roupas extravagantes e narrativas de todo tipo. Comunicóloga, atualmente cursa Relações Internacionais.