Bem-estar

Como fazer massagem nos pés e 7 benefícios para corpo e mente

iStock

Atualizado em 19.09.23

A massagem nos pés é uma ferramenta incrível para curar muitas enfermidades. Segundo a massoterapeuta Elizabeth Araújo, esse recurso terapêutico tem como objetivo tratar o indivíduo, induzindo um estado de relaxamento, equilíbrio e harmonia. Por isso, conheça algumas técnicas para trazer mais bem-estar à sua vida.

7 benefícios da massagem nos pés

A massagem nos pés traz benefícios grandiosos não só para essa região, como para todo o resto do corpo. Então, se você se considera uma pessoa estressada, tem muitos problemas de circulação ou dores causadas por calçados desconfortáveis, certamente vai gostar de conhecer as vantagens do spa dos pés.

  • Auxilia nos ciclos menstruais: a massagem nos pés pode reduzir os sintomas da TPM e também da menopausa.
  • Combate a depressão e ansiedade: ela também auxilia na redução dos sintomas da depressão, pois promove o relaxamento e uma consequente melhoria no estado mental.
  • Dores nas pernas: a prática é boa para quem sofre com varizes e dores constantes por causa da má circulação como reumatismo e artrite.
  • Ajuda na circulação sanguínea: a massagem nos pés ajuda a liberar as toxinas, melhora a circulação do sangue, dilatando os vasos sanguíneos.
  • Alivia calosidades: quem possui muitos calos por passar o dia inteiro em pé ou por calçados apertados, pode encontrar na massagem nos pés um alívio para o desconforto.
  • Pele mais macia: além dos benefícios para o corpo, a massagem nos pés também deixa a pele com um aspecto mais bonito e bem cuidada, pronta para receber a hidratação.
  • Ótimo para quem usa salto: quem pratica corridas e caminhadas ou até mesmo utiliza muito salto alto, poderá se beneficiar da massagem nos pés.

Nada mais gostoso que curtir uma massagem nos pés após passar o dia inteiro em pé, não é mesmo? E quando esses benefícios se estendem para o restante do corpo, melhor ainda. Por isso, aproveite e marque uma sessão de massoterapia para melhorar a sua qualidade de vida.

Reflexologia nos pés

A reflexologia é um tratamento holístico centenário que beneficia pessoas de todas as idades. De acordo com Elizabeth, a atividade pode trazer estimular o organismo a curar a si próprio, trazendo bem estar para a mente, corpo e espírito. Conheça um pouco a seguir.

Dicas de Mulher

Publicidade

  1. Primeira linha – Ombro: nessa primeira zona, é possível encontrar os pontos relacionados aos órgãos da cabeça, como o nariz, ouvidos, olhos, pescoço e cérebro, além do ponto para baixar a pressão sanguínea.
  2. Segunda linha – Diafragma: já essa segunda linha refere-se aos pontos do coração, tireóides, pulmões, brônquios, entre outros.
  3. Terceira linha – Cintura: na terceira encontramos o estômago, fígado, rins, pâncreas, baço e vesícula biliar. Ou seja, a massagem nessa área é indicada para enfermidades nesses órgãos.
  4. Quarta linha – Ligamento: já o ligamento tem como pontos principais o intestino grosso e o intestino fino.
  5. Quinta linha – Pelvis: por fim, na última parte estão os órgãos reprodutores e o ponto que ajuda a melhorar a insônia.

Esse tratamento utiliza pontos específicos dos pés, que correspondem a determinados órgãos ou áreas do corpo que precisam de cuidado. Ou seja, a massoterapeuta irá pressionar esses locais até reequilibrar o indivíduo, reduzir a tensão ou corrigir a suposta disfunção.

Como fazer massagem nos pés

Se você tem curiosidade de aprender sobre massagem nos pés e os principais pontos para melhorar dores no corpo, vai adorar os vídeos que separamos aqui. Confira algumas dicas para quem deseja melhorar a saúde dos pés.

Como fazer massagem nos pés

Conheça aqui algumas manobras de massagem que podem ser feitas nos pés. Aproveite e pegue todas as dicas da profissional.

Reflexologia podal

Quer saber tudo sobre massagem nos pés? Veja aqui o que é a reflexologia podal e os principais benefícios para o seu corpo.

Publicidade

Descubra como fazer automassagem nos pés

Sempre quis aprender a fazer massagem nos próprios pés? Então descubra nesse vídeo como melhorar a saúde dos seus pés.

Agora que você já sabe tudo sobre massagem nos pés e reflexologia podal, aqui vai mais uma dica incrível: alivie os pés cansados após um dia de trabalho com técnicas infalíveis e tenha um ótimo sono!

Olá, muito prazer! Produzo textos otimizados em SEO. Já transitei em assuntos tais como marketing digital, novidades das redes sociais e da internet, roteiro de viagens, dicas de beleza e conteúdos jurídicos.