Massagem havaiana

Técnica usa música típica e movimentos que imitam as ondas do mar para relaxar e renovar as energias

Escrito por Deborah Busko

Considerada como uma espécie de ritual em sua origem, a massagem havaiana ou Lomi lomi é uma prática milenar que aos poucos vem se popularizando como uma técnica de relaxamento e uma ótima aliada em tratamentos terapêuticos.

Com raízes na Polinésia, mais especificamente no Havaí, a técnica tem movimentos inspirados no vai e vem das ondas do mar. Em havaiano, “lomi” significa esfregar, amassar, massagear. A música típica havaiana também tem forte influência nos movimentos da massagem, fazendo com que eles sejam alternados entre suaves e intensos.

Os movimentos realizados de acordo com a melodia das músicas havaianas exigem bastante técnica, pois devem se manter em uma sincronia harmoniosa com a trilha sonora.

A massagem Lomi lomi é bastante usada para o alívio de dores, combate ao estresse e à depressão. Entre os diversos benefícios da massagem havaiana, estão também o reequilíbrio dos sistemas linfático, circulatório, digestivo e respiratório, melhora da textura da pele e um relaxamento profundo dos músculos.

Além de fazer bem para o corpo, a massagem havaiana ainda traz benefícios para a questão emocional e espiritual de quem a recebe, libera os bloqueios e renova as energias. O ambiente com velas e pétalas de flores contribui para que a massagem Lomilomi ganhe uma energia que colabora para o aumento da autoestima e da confiança de quem a recebe.

A massagem havaiana não tem contraindicações, mas assim como em outras massagens terapêuticas, para gestantes e pessoas que sofrem de doenças crônicas devem receber orientação médica antes.

O vídeo abaixo traz uma demonstração de como é feita a massagem havaiana, confira:

Assuntos: Bem-Estar, Massagem

Dicas pela Web