Massa de lasanha: 9 receitas deliciosas que vão entrar no seu repertório

Escrito por Fernanda Trevizan

iStock

A lasanha é um prato tradicional italiano que se popularizou pelo mundo inteiro e adquiriu quase infinitas variações. Porém, a única coisa que não muda é que uma massa de lasanha caseira sempre será muito melhor do que uma massa industrializada. Assim, o prato fica muito mais saboroso e leve!

Que tal conferir, então, uma seleção de receitas de massa de lasanha superfáceis de fazer?

1. Massa de lasanha simples

iStock

Essa deliciosa receita de lasanha de frango traz um toque especial com o preparo da massa caseira. Para esta, você vai utilizar cerca de 200g de farinha de trigo, 2 ovos inteiros e 6 gemas. Basta misturar bem e amassar até um ponto em que não grude tanto nos dedos e não seja muito dura. Daí é só abrir a massa em tiras e cozinhar por 5 minutos na água quente. Confira a receita completa.

2. Massa de lasanha tradicional

Nessa receita muito divertida de massa leve de lasanha, você vai aprender alguns truques. Um deles é fazer um “vulcão” de farinha de trigo na mesa e colocar os ovos no meio. Depois, bater os ovos com um garfo e misturá-los com a farinha. É fácil, rápido e suja menos louça.

Leia também: 32 receitas de canelone que vão encher sua mesa de sabor e alegria

3. Massa de lasanha caseira

Depois que você começar a fazer esta receita nunca mais vai querer comprar massa pronta! A massa fica leve e deliciosa e pode ser consumida em até 2 dias ou congelada por 3 meses. Para isso, separe aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo, 4 ovos, ½ xícara de água, 1 colher de chá de sal e uma colher de sopa de óleo. Veja o passo a passo.

4. Massa de lasanha com semolina de trigo

A semolina de trigo (resultante da moagem dos grãos limpos e desgerminados do trigo) é muito utilizada na preparação de massas pelos italianos por ser uma farinha muito rica em glúten, que confere à massa uma maior resistência e riqueza em proteínas. Que tal tentar incrementar sua massa com um novo ingrediente?

5. Massa de lasanha crepioca

iStock

Para uma massa mais leve e sem glúten, esta receita traz a massa de crepioca, que junta o gostoso ao saudável. Muito utilizada nas receitas fitness, a crepioca ganhou o Brasil por ser uma delícia! Utilizando esta ideia, você poderá desfrutar sem culpa de uma lasanha diferente. Confira o passo a passo.

6. Massa de lasanha de espinafre

Poucas coisas na cozinha são mais fáceis e mais gratificantes que fazer sua própria massa fresca. Essa receita é muito simples e adiciona espinafre à massa, o que a deixa mais saborosa, saudável e colorida! Corra para ver a receita.

Leia também: 44 receitas de nhoque para quem quer inovar no cardápio

7. Massa de lasanha vegana

iStock

O grande problema das massas que são vendidas nos supermercados é que, geralmente, elas levam ovos. Esta receita deliciosa e totalmente vegana dispensa produtos de origem animal e de máquinas de abrir massas usando apenas farinha de trigo, água morna, sal e óleo vegetal. Confira os detalhes do preparo.

8. Massa de lasanha integral

A farinha de trigo 100% integral surgiu como uma alternativa mais saudável à farinha branca, já que contém mais fibras, vitaminas e minerais que a versão refinada. Ela absorve mais humidade do que a branca, portanto, se a sua receita estiver um pouco ‘seca’, use um ovo a mais. Não utilize o sal na massa, pois o modo tradicional é salgá-la apenas na hora do cozimento.

9. Massa de lasanha low carb

Se você já se cansou de comer abobrinha e berinjela na dieta, uma ideia muito interessante é utilizar o palmito no lugar da massa de trigo. Você pode comprá-lo já cortado no formato de massa de lasanha ou cortar o palmito longo e abri-lo como lâminas. Fica muito gostoso e low carb.

Leia também: Lasanha de carne moída: 17 receitas de dar água na boca

Não deixe de tentar fazer a sua própria massa! Além de ser mais barato que comprá-la pronta, deixará sua lasanha muito mais saborosa e com uma textura mais agradável! Quer conhecer novas oportunidades de colocar a mão na massa (literalmente)? Confira receitas de massa de pizza para uma celebração deliciosa!

Assuntos: Alimentação

Para você