4 máscaras faciais caseiras com mel para pele seca, manchada ou com acne

Descubra como combinar o mel com outros ingredientes e tratar a pele em casa

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

O mel é conhecido e apreciado pela humanidade desde a pré-história. Essa fama toda não é à toa, pois esse ingrediente é rico em vitaminas, minerais e enzimas benéficas ao nosso organismo.

Além disso, o mel também é um excelente aliado da beleza e da saúde da pele, pois ele tem propriedades emolientes, antissépticas e esfoliante. Por isso, esse é um ingrediente muito utilizado em máscara facial.

Saiba como utilizar o mel e como combiná-lo com outros ingredientes para potencializar os benefícios que ele oferece para o rosto:

1. Máscara facial de mel e canela para acne

Foto: iStock

O mel e a canela são conhecidos por suas propriedades antissépticas, sendo capazes de combater a proliferação de bactérias causadoras da acne quando aplicados sobre a pele. Veja como fazer uma máscara caseira com esses dois ingredientes:

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de mel
  • ½ colher de chá de canela em pó

Modo de preparo e aplicação

Misture o mel e a canela e aplique em toda a face, exceto na região ao redor dos olhos. Deixe a máscara agir por 20 a 30 minutos e enxágue bem com água. Você pode utilizar essa máscara apenas uma vez por semana no máximo.

Leia também: 3 máscaras caseiras incríveis para rejuvenescer a pele

Como a canela pode ser um pouco irritante para a pele, é bom fazer um teste na parte de cima da mão antes de aplicar a máscara no rosto.

2. Máscara facial de mel e limão para manchas e cicatrizes

Foto: iStock

O mel possui substâncias antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres e ajudam a prevenir sinais do envelhecimento, como as manchas na pele. Já o limão, além de ser rico em vitamina C, produz um efeito esfoliante e clareador, ajudando a amenizar manchas escuras e cicatrizes.

Junto com o mel, o limão deixa a pele mais macia logo nas primeiras aplicações. Porém, para observar um efeito nas manchas e cicatrizes, pode ser necessário aplicar a máscara durante algumas semanas ou meses.

Por seu conteúdo ácido, o limão pode causar algum tipo de irritação na pele, por isso você deve utilizar esta máscara no máximo 1 ou 2 vezes por semana.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel
  • ½ colher de chá de suco de limão

Modo de preparo e aplicação

Misture o mel e o suco de limão e aplique a máscara sobre a face, deixando agir por 20 a 30 minutos. Enxágue o rosto muito bem com água e sabão neutro, certificando-se de remover todo o produto.

Leia também: Aprenda a fazer uma máscara de argila caseira que limpa, revigora e trata a pele

Atenção: o limão pode manchar a pele de forma permanente se você se expuser ao sol. Por isso, você deve permanecer em um ambiente fechado enquanto estiver com a máscara e caprichar no protetor solar.

3. Máscara facial de mel, iogurte e abacate para pele seca

Foto: iStock

Outra propriedade muito benéfica do mel para a pele é o seu poder de hidratação e nutrição, pois ele oferece uma série de vitaminas e minerais. Isso faz dele um ingrediente ideal para o tratamento de peles ressecadas.

Para potencializar esse efeito, essa máscara ainda leva abacate, que fornece gorduras nutritivas para a pele, e iogurte, que contém ácido lático – excelente para deixar a pele macia, suavizar os poros e estimular a produção de colágeno.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de iogurte natural integral
  • 1 colher de chá de abacate

Modo de preparo e aplicação

Amasse bem o abacate e misture-o com o mel e o iogurte até obter uma pasta uniforme. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 a 30 minutos antes de enxaguar. Você pode usar essa receita várias vezes por semana se desejar.

4. Máscara facial de mel e aloe vera para pele sensível

Foto: iStock

Quando aplicado sobre a pele, o mel tem propriedades cicatrizantes que ajudam a regenerar tecidos lesionados. O aloe vera, por sua vez, é um excelente calmante para inflamações e irritações cutâneas.

Leia também: Máscara caseira de gelatina para eliminar cravos: aprenda como fazer

Dessa forma, ao misturar esses dois ingredientes, você obtém uma máscara muito boa para quando a pele está sensível ou irritada, pois ela ajuda a amenizar inflamações, vermelhidão, eczema e queimaduras solares. Você pode utilizá-la diariamente.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel
  • 1 colher de chá de gel de aloe vera

Modo de preparo e aplicação

Misture o mel e o gel de aloe vera e aplique a máscara em todo o rosto. Deixe agir por 10 a 20 minutos e enxágue com água fria.

Caso você não observe uma melhora da sua pele com o uso das máscaras caseiras, o ideal é sempre consultar um dermatologista para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Assuntos: Pele

Dicas pela Web
Comentários