Moda e Beleza

Entenda mais sobre a máscara de LED e seus benefícios para a pele

iStock

Atualizado em 22.06.22

Para quem está em busca de uma pele melhor, decerto ouviu falar da máscara de LED. O uso desse tipo de tratamento cresceu muito, levando muitas mulheres a desejarem entender melhor os benefícios da máscara. Sendo assim, consultamos uma dermatologista que irá explicar como funciona e as vantagens para a pele.

O que é máscara de LED?

Segundo a Dra. Lívia Maria Camargo (CRM SP-189909), dermatologista, a máscara de LED é um objeto que emite partículas de luz com comprimento de onda que penetram na pele e estimulam a produção de energia celular. Esse procedimento passou a ser desenvolvido para o uso dermatológico e para outros casos, porém inicialmente era usado para tratamentos de dor após cirurgias.

Tipos de máscara de LED

Como o interesse pelas máscaras de LED cresceu, o mercado passou a comercializar esse produto. Sendo assim, há dois tipos de máscaras: a de uso profissional, utilizada em consultórios e hospitais; e a de uso doméstico, vendida em lojas e que necessitam ter registro na ANVISA, a fim de garantir a qualidade do produto. Há também diferentes tipos de luz de LED:

  • Cor amarela: essa cor estimula uma célula chamada fibroblasto, que auxilia na produção de colágeno e elastina. Ela atua na flacidez facial e promove o rejuvenescimento da pele.
  • Cor azul: a azul possui efeito antibactericida. Dessa maneira, ela é indicada nos tratamentos de acne, mas também ajuda a amenizar e clarear manchas e vasinhos da pele.
  • Cor vermelha: já a vermelha tem efeito anti-inflamatório e cicatrizante, além de estimular a produção de colágeno pelo corpo.

Contudo, a Dra. Lívia conta que para tratamentos que possuem eficácia e são comprovados cientificamente, os procedimentos devem ser realizados em consultórios e hospitais. Visto que nesses locais são utilizadas máquinas específicas, com níveis corretos de energia e a luz adequada ao tratamento. Portanto, a busca por um profissional é importante para que sejam observados os devidos cuidados.

Publicidade

Dúvidas sobre máscara de LED

Como esse procedimento tem tomado grandes proporções, principalmente no mundo da beleza, é normal haver dúvidas. Sendo assim, pegamos os principais questionamentos sobre a máscara de LED para que fossem respondidos pela Dra. Lívia:

Qual a funcionalidade da máscara de LED? A máscara emite partículas de luz que estimulam a produção de energia celular. Como resultado, essas emissões provocam uma vasodilatação que ativa a oxigenação local.

Como funciona o tratamento com LED? O LED foi desenvolvido inicialmente para o tratamento da dor em feridas cirúrgicas, logo foi constatado que os pacientes também apresentavam melhora da cicatrização nessa região. Esse resultado é alcançado porque algumas frequências de luz conseguem ativar e equilibrar células responsáveis pela inflamação e controle de colágeno durante a cicatrização.

Máscara de LED é bom para melasma? Segundo a Dra. Lívia, a máscara com luz azul ajuda quando se trata de a amenizar e clarear manchas e vasinhos da pele. Contudo, em casos de manchas maiores, como melasma é necessário associar a outros tratamentos para alcançar melhores resultados.

Pode usar a máscara de LED em casa? As máscaras de uso não profissional são desenvolvidas a fim de causar o mínimo de problemas, porém não é nada 100% garantido. Sendo assim, a Dra. Lívia não aconselha o uso deste tipo de equipamento fora de consultórios e hospitais, ou sem orientação de um dermatologista.

Existem efeitos colaterais ao uso da máscara? Os efeitos colaterais na pele são muito raros, mas ainda assim é indicado realizar tais procedimentos com profissionais e em locais como clínicas e consultórios.

Publicidade

A máscara de LED é um tratamento que possui muitas vantagens para a pele, quando feita em locais adequados e sob supervisão de um profissional. Apesar do crescimento e desenvolvimento de máscaras para o uso doméstico, esses equipamentos não contam com a eficácia e segurança que os de uso profissional possuem.

Riscos e cuidados com a máscara de LED

Para os tratamentos feitos em clínicas especializadas e em hospitais, o procedimento não oferece riscos. Em relação às máscaras de LED de uso doméstico, a Dra. Lívia acredita que sejam raros os efeitos colaterais com o uso na pele. Entretanto, ela alerta para risco dos equipamentos sobreaquecerem, emitindo luz UV que podem causar queimaduras na pele.

Experiências com máscara de LED

Para que você veja na prática a funcionalidade da máscara de LED, separamos experiências de mulheres que fizeram o uso dessa ferramenta. Como dito pela Dra. Lívia, é aconselhável que você faça o uso dessa máscara com orientação do seu dermatologista, assim você terá um tratamento seguro e eficaz.

Quais são os efeitos da máscara de led

A youtuber Lu Ferreira conta um pouco sobre sua experiência ao usar a máscara de LED. Ela fala sobre o seu primeiro contato com esse tratamento e o que vem achando após fazer um uso mais intensivo em casa.

Após 1 mês de uso conheça os resultados

A youtuber Bruna Harmel fala sobre os efeitos que sentiu depois de 1 mês de uso da máscara, após sofrer com a acne por muito tempo. Confira suas impressões sobre o tratamento e os resultados que ela apresenta na pele.

Conheça as vantagens e desvantagens da máscara

Publicidade

Quer saber se a máscara usada em casa é para você? A youtuber Cinthia Ferreira ponderou sobre os pontos positivos e negativos após experimentar a máscara de LED.

Conheça a diferença entre a máscara e o equipamento profissional

Você ficou curioso em saber a diferença entre o LED doméstico e um equipamento de uso profissional? A esteticista Melanny Cindy fez um vídeo completo no YouTube tirando dúvidas sobre esse tema, além de abordar a eficácia das máscaras de LED que são vendidas no mercado.

A cada dia os tratamentos dermatológicos têm crescido e se desenvolvido, de maneira a nos beneficiar com resultados eficientes. Porém, fique sempre atenta as formas de uso e a necessidade de procurar um profissional antes de realizar qualquer procedimento. Se você quer melhorar a aparência da sua pele, confira os cuidados essenciais para uma pele perfeita.

Jornalista por profissão, louca por viagens, livros e séries. Apaixonada por saber informações aleatórias sobre o mundo.