Moda e Beleza

Maquiagem vegana: entenda o que é, conheça marcas e aprenda a fazer

Nátaly Neri

Atualizado em 31.07.23

O veganismo não se trata apenas da alimentação, mas sim de uma mudança nos hábitos de consumo em geral. Essa regra vale para roupas, calçados, produtos de higiene, cosméticos e vai muito além. Por isso, entenda melhor o que é a maquiagem vegana, conheça marcas e veja também como fazer a sua em casa.

Maquiagem vegana X natural X orgânica

O mundo dos cosméticos é muito amplo e é comum confundir esses tipos de maquiagem, afinal, faz pouco tempo que se fala desses conceitos. As diferenças estão nos detalhes. A maquiagem vegana é aquela que não contém nenhum ingrediente de origem animal e é cruelty free, ou seja, a marca não testa em animais. Assim, nem todo produto cruelty free é vegano, mas todo produto vegano é cruelty free.

No entanto, uma maquiagem vegana nem sempre é natural e pode conter ativos sintéticos e, por isso, os tipos se diferenciam. Para ser natural, o produto deve ser composto por pelo menos 95% de ingredientes naturais.

Já para a maquiagem ser orgânica, é preciso que, além de 95% dos ingredientes serem naturais, eles também sejam orgânicos. Isso significa que 95% da composição não pode vir de cultivo com agrotóxicos e transgênicos. Tanto a maquiagem orgânica como a natural nem sempre são veganas, pois podem conter ingredientes como a cera de abelha, por exemplo.

Publicidade

Como saber se uma maquiagem é vegana?

Para saber se uma maquiagem é vegana, você pode olhar os selos na embalagem, quando se trata de um produto industrializado. Geralmente, os produtos possuem o certificado de marca vegana PETA, além do selo Cruelty Free, mostrando que não realizam testes em animais.

Além disso, maquiagens veganas não utilizam nenhum componente de origem animal. A seguir, saiba quais são os principais ingredientes de origem animal presentes em maquiagens:

  • Carmim, cochonilha ou ácido carmínico: é um pigmento vermelho de origem animal, extraído do cochonilha-do-carmim (Dactylopius coccus, parente do pulgão).
  • Cera de abelha, geleia real, mel, pólen ou própolis: também podem aparecer no rótulo em inglês (bee wax, royal gelly, honey, pollen). São ingredientes extraídos das abelhas e que são muito comuns em maquiagens naturais e orgânicas.
  • Colágeno e elastina: ingredientes geralmente extraídos do couro bovino. Também pode aparecer no rótulo como gelatina.
  • Lanolina ou álcool de lanolina acetilado: óleo natural produzido a partir da lã de ovelha.
  • Pó ou proteínas da seda: também pode aparecer no rótulo como silk. Trata-se de um ingrediente extraído dos casulos de bichos-da-seda.
  • Ácido esteárico ou stearic acid: muito presente em máscaras de cílios, é um derivado de gordura animal bovina ou suína. No entanto, também possui uma versão vegetal, então atente-se aos selos no rótulo ao ver esse ingrediente.
  • Ácido hialurônico: utilizado para preenchimento de rugas na dermatologia, mas aparece cada vez mais em cosméticos. Pode ser tanto de origem animal como de origem bacteriana. Certifique-se da origem do ingrediente antes de comprar o produto, para ter certeza de que a maquiagem é vegana.

Esses são apenas alguns dos ingredientes de origem animal utilizados na composição de maquiagens. É importante lembrar que todos eles possuem ótimos substitutos de origem vegetal ou sintética.

7 marcas de maquiagem vegana acessíveis para conhecer

Muita gente ainda tem o pensamento de que as maquiagens veganas são caras e apenas de marcas importadas inacessíveis. No entanto, existe uma grande variedade de preços e marcas, inclusive muitas são nacionais e acessíveis. Por isso, confira a seguir uma lista de marcas de maquiagem sem crueldade animal para testar:

1. Vizzela – $

A Vizzela é uma marca nacional totalmente vegana. Apresenta uma linha completa de produtos para pele, olhos e lábios. O destaque da marca está nas bases e corretivos, que possuem alta cobertura, além de grande variedade de tons. São 18 tons de base e 12 de corretivo disponíveis.

Publicidade

“Primeiras impressões superpositivas! Achei que a base tem uma cobertura superboa, ela é mais cremosinha, espalha superbem e tem uma emoliência.” – Niina Secrets

2. Baims – $$$

A marca possui sede no Brasil e na Alemanha. Além de veganas, as maquiagens da Baims são naturais e orgânicas, o que faz ter um preço um pouco mais elevado do que as outras da lista. A proposta da marca também é ser sustentável em todos os processos, desde a composição dos produtos até as embalagens, que são feitas de vidro e bambu.

“Essa base é, com certeza, uma das maiores surpresas que eu tive. Antes de experimentar maquiagens naturais e orgânicas, eu duvidava muito da capacidade de cobertura e fixação, mas olha só essa cobertura! […] Ela é quase um hidratante, só que não é oleosa e ainda deixa a sua pele muito saudável.” – Nátaly Neri

3. Vult – $

É uma marca nacional que faz parte do grupo O Boticário. Embora não seja 100% vegana, pois alguns produtos têm ingredientes de origem animal, é cruelty free e possui várias maquiagens aptas para veganas. Fique de olho no rótulo!

“A Vult é uma marca muito acessível, tem vários produtos em conta e vários produtos veganos. Tem sombras, máscara de cílios, pó, todos esses produtos são veganos.” – Nox et Lux

4. Dalla – $

Francine Monteiro

Publicidade

A Dalla é uma marca nacional bem recente, 100% vegana e com preços acessíveis. Possui bases, corretivos, delineadores, batons e linha para cuidados com a pele, entre outros produtos.

“De tudo que testei nesse vídeo, o que eu realmente amei foi o lip tint, o iluminador, que é lindo, e a máscara. O resultado final da maquiagem deu muito certo!” – Carol Monteiro

5. Catharine Hill – $$

A marca é nacional e oferece, além da linha de maquiagens convencionais, também uma linha artística e de caracterização. Então, é perfeita para você que gosta de se montar e perfomar! Nenhum produto da marca realiza testes em animais e a maioria dos produtos é vegana. Confira os certificados e a lista de ingredientes antes de comprar.

“Finalmente encontrei um delineador que fosse bom e que ficasse pretinho nos olhos. Esse da Catharine Hill é em gel e é muito pigmentado.” – Luana Rocha

6. Zanphy – $

Para quem procura muita cor e muito brilho, a Zanphy é uma marca certeira. Os destaques ficam por conta das paletas de sombra neon e as de glitter. O lip tint também é muito bem recomendado! A marca não é 100% vegana, mas é cruelty free e quase todos os produtos são aptos para veganas.

“Essa paletinha da Zanphy tem cores muito legais. Eu achei muito boa a pigmentação, achei a paleta bem válida, bem maravilhosa. Ficou muito neon!” – Mari Maria

7. Face It – $$

A marca é completamente vegana e seu grande destaque são os batons. Todos são muito bem avaliados e a marca até ganhou um prêmio de melhor batom no ano de 2019. Além de vegana, possui o selo EURECICLO, que significa que a marca compensa o impacto ambiental produzido pelas embalagens que produz.

“O batom fica muito sequinho na boca, mas sem deixar aquela sensação de secura. Achei a pigmentação excelente, é muito boa mesmo! E, além da pigmentação, a durabilidade também é excelente. É o batom que você passa e não tem a necessidade de ficar retocando.” – Melissa Vieira

Agora você conhece uma boa seleção de marcas de maquiagem veganas para experimentar. Nenhuma delas possui valores caríssimos, o que desmistifica que para ser vegana é preciso gastar muito.

Como fazer sua própria maquiagem vegana

Uma boa alternativa para conseguir sua maquiagem vegana, natural e acessível é fazê-la em casa. Confira abaixo opções bem ecológicas:

Como fazer base vegana

Nesse vídeo, Nátaly Neri convida uma naturóloga e ensina a fazer base vegana. O interessante de fazer base em casa, além de ser vegana e acessível, é que você pode conseguir o tom certo para a sua pele. Afinal, o mercado de cosméticos ainda não contempla todas as tonalidades de pele negra, por exemplo. Assista ao vídeo para aprender a fazer.

Kit de maquiagem caseira e vegana

O vídeo mostra como fazer balms coloridos, blush e rímel vegano. O rímel é feito com poucos ingredientes, fáceis de serem encontrados, e é preciso apenas misturar todos eles. Assista para ver as quantidades e como fazer esse e os outros itens.

Como fazer blush de urucum

Também conhecido como colorau ou colorífico, o urucum é muito utilizado como tempero, mas também pode ser um aliado na maquiagem. Para fazer o blush, basta misturar óleo de coco e o urucum. Veja o vídeo para aprender o passo a passo!

Batom natural com vegetais em pó

Os pigmentos sugeridos são o de beterraba, amora ou açaí. Ou, ainda, você pode misturar os três e conseguir a cor que desejar. O resultado é um batom ecológico, hidratante e completamente natural.

Além de saber um pouco mais sobre maquiagem vegana, você também conferiu sugestões de marcas e como fazer a sua em casa. Agora, que tal aprender a fazer glitter biodegradável?

Comunicóloga em multimeios e mestra em Ciências Sociais. Sagitariana com ascendente em aquário, aventureira e em constante expansão. Vegana, ama cores quentes, dias frios e só usa cintura alta.