De repente 15: dicas incríveis para você escolher a make ideal

A maquiagem é uma peça importante da produção de uma debutante. Confira algumas dicas para te ajudar a brilhar ainda mais em sua festa

Escrito por Camila Mocki

Foto: Reprodução / Jennifer Pelegrine

O aniversário é sempre uma data muito especial. Mas, a chegada dos 15 anos de uma garota tem uma carga emotiva muito maior. As festas de 15 anos são historicamente conhecidas por celebrar a passagem da menina para a fase “adulta”. E nada melhor que uma boa make para enaltecer toda essa felicidade.

É o grande dia! E a make não podia deixar de ser grandiosa também. E como conciliar tantos detalhes da festa com a maquiagem? Calma, a maquiadora Carolina Visintini, traz algumas dicas para te ajudar. Confira!

O que considerar na hora de escolher a make para a festa de 15 anos

Foto: Reprodução / Huda Beauty

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de escolher sua maquiagem. Saiba como escolher a make ideal de acordo com as especificidades da sua festa.

O horário da festa: Festas diurnas pedem uma leveza maior, com cores mais claras e neutras. Além de uma pele bem feita para dar conta de resistir ao calor, principalmente para a aniversariante, que vai se mexer bastante em sua festa e está sujeita àquele choro de emoção.

Quanto à pele, é importante escolher um bom primer para dar sustentação e fixação à maquiagem. Para os olhos, uma boa pedida são os esfumados com cores terrosas e neutras, que deixam o olhar poderoso, mas sem ficar over. O batom fica mais livre, mas lembre-se de não escolher uma cor que brigue com o restante da composição. É importante fazer este balanceamento, para que nada entre em conflito.

Leia também: Maquiagem: inspirações e dicas para cada ocasião e tipo de pele

As festas durante a noite anseiam por uma dramaticidade maior. É um horário que te deixa mais livre para ousar na make. O brilho é uma boa escolha, e está em alta. É importante relembrar a importância de uma pele bem preparada. A noite também pede cuidados com a pele, ninguém quer ir para a pista preocupada se a maquiagem vai ficar firme até o final da festa.

O estilo da festa: É importante adequar a maquiagem para o formato e tamanho da festa. Celebrações mais informais e simples combinam com makes mais básicas. Assim como festas mais elaboradas e luxuosas pedem uma make à altura. “Isso tem muita importância para não usar uma maquiagem que não cabe ao tipo da festa, o que pode ficar um tanto constrangedor para a aniversariante, tanto para mais quanto para menos”, ressalta a maquiadora Carolina Visintini.

Cor do vestido: Já se passou o tempo de usar tudo combinando. Hoje em dia o mundo da moda e da maquiagem é bem menos regrado. Está liberado usar o vestido de uma cor e a maquiagem de outra, desde que as cores não briguem. Elas têm que ser compostas de uma forma harmoniosa. Também vale usar a mesma cor do vestido na maquiagem, mas, é importante dosar e colocar em tons diferentes.

Estilo da debutante: Com certeza é o fator mais importante para definir a make ideal, pois a maquiagem também serve como forma de expressão. Não combina fazer uma make ousadíssima – por mais bonita que ela seja – se você é discreta, por exemplo. Para Carolina, identificar a personalidade da debutante é um fator crucial.

Tipos de maquiagens para você arrasar na sua festa de 15 anos

Por falar em estilo, opções não faltam na hora de pensar na sua make. Veja algumas categorias gerais de maquiagem e descubra qual linha mais combina com você:

Leia também: Vestido de 15 anos: dicas e inspirações certeiras para escolher o seu

1. Make clássica

Foto: Reprodução / Bruna Tavares

Para quem não quer errar! A make clássica vai com tudo, é o famoso curinga. Os estilos mais famosos são o delineado gatinho e o esfumadinho clássico. É o tipo de make indicada para as meninas que gostam de um estilo mais atemporal e optam por serem menos ousadas na maquiagem da sua festa. Mas não é porque ela é clássica que é sem graça. Ela pode ser muito poderosa e é sempre elegante.

2. Make básica

Foto: Reprodução / Claudinha Stoco

As makes básicas são uma boa pedida para as meninas discretas e que não gostam de chamar muita atenção. Também é muito usado pelas românticas e de estilo mais delicado. Elas não pedem uma técnica tão elaborada. São usadas cores leves e mais neutras, “uma pele bem iluminada, tons rosados e pêssegos, usando a ideia de valorizar a beleza natural”, reforça a especialista Carolina. É uma boa opção para as festas durante o dia.

3. Make ousada

Foto: Reprodução / Nikkie Tutorials

O nome já diz tudo. Essa é a make das garotas ousadas e que gostam de chamar atenção. Afinal, a aniversariante merece um pouco de brilho. São makes mais diferentes, as novas tendências, que abusam um pouco mais do glitter e da cor. Podem ser usados batons de cores mais diferentes também. A maquiadora Carolina sugere a técnica de um Cut Crease bem marcado para esse tipo de maquiagem, “Se ela for bastante ousada, pode usar um olho marcante e uma boca bem marcante também.”, destaca.

4.Make colorida

Foto: Reprodução / Dimma Umeh

É o tipo de make ideal para as meninas divertidas e que gostam de uma make mais alegre e diferente. Ela pode ser inteira colorida ou ter alguns pontos de cor, como em um côncavo esfumado, se misturando com as cores mais neutras.

5. Make escura

Foto: Reprodução / Bruna Malheiros

Entra na linha das ousadas. O estilo mais famoso é o smokey eye, o preto esfumado. É um estilo indicado para meninas que buscam uma maquiagem diferente para seus 15 anos, combina com as “rebeldes” e amantes de um estilo mais roqueiro.

Leia também: Decoração para festa de 15 anos

Tutoriais de make para você que quer economizar e arrasar na automaquiagem

Confira também essas makes incríveis para te inspirar e para você tentar fazer em casa!

Make clássica com delineado, por Mari Maria

Esta é uma boa ideia para as meninas que querem uma make poderosa, mas não muito ousada. O toque de ousadia pode ficar por conta da escolha de um batom escuro.

Básica e delicada, por Mariana Saad

Uma maquiagem discreta e que realça a verdadeira beleza. Deixa qualquer uma bonita sem muitas complicações.

Make colorida e ousada, por Bruna Tavares

Para quem quer chamar bastante atenção essa é a make certa. Tem cor, brilho, mais cor e muita ousadia. Você com certeza não passará despercebida. Dá para adaptar a make com outras cores de batom e sombra também.

Preto poderoso, por Tetê Clementino

Esta make escura vai deixar o seu look incrível e muito ousado. É importante lembrar de usar um batom mais neutro para não conflitar com este olhão bem marcado. Uma outra dica é suavizar um pouco no olho, caso você queira uma make escura, mas, um pouco mais suave.

Leia também: Delineador: tudo o que você precisa saber para fazer um traço perfeito

Dicas de expert

A maquiadora Carolina Visintini deu ainda mais algumas dicas de profissional para fazer a make ficar de bem com você a noite toda.

A duração da festa: Um fator muito relevante na hora de escolher a maquiagem. Se a festa pretende durar horas é importante escolher produtos de longa duração, que irão segurar sua make por bastante tempo. “Evitar produtos que tendem a detonar a maquiagem mais rapidamente como o lápis delineador preto, eu opto por usar o próprio delineador em gel, que borra menos e dura mais”, esclarece Carolina.

Como fazer uma make para mais de uma roupa? É muito comum debutantes optarem por usar mais de uma roupa na festa, em geral um vestido longo para a recepção/cerimônia e um curto para o baile. E como conciliar uma make para duas, ou até mais roupas? Carolina explica que pode-se fazer pequenas alterações durante as trocas para dar uma enaltecida na maquiagem, “como alterar a cor do batom, adicionar um brilho a mais nos olhos, intensificar o contorno e iluminação e outros.”

Uma pele de adolescente: Com 15 anos as meninas tendem a ter uma pele mais oleosa e com acne. “Eu digo que em 90% das maquiagens devemos optar por produtos resistentes à oleosidade, como produtos mate e acetinado.”, afirma a maquiadora. Carolina ressalta que deve-se tomar cuidado com alguns produtos, como o iluminador em excesso e procurar não usar maquiagens de base cremosa. “A preparação da pele é fundamental para a qualidade da sua maquiagem, sem excessos e exageros, optando por produtos de qualidade. Assim você alcançará a maquiagem que deseja.”, conta.

10 fotos de maquiagens para festa de 15 anos incríveis

Inspiração nunca é de mais! Confira mais algumas fotos para te ajudar na escolha da sua make:

1. Adoramos este estilo clássico com um toque de cor nos olhos!

Foto: Reprodução / Angela Sanchez Montero

2. Essa básica com um bocão vermelho está incrível!.

Foto: Reprodução / Camila Coelho

3. Sente o poder dessa make!

Foto: Reprodução / Mariana Saad

4. Amamos esse gatinho clássico!

Foto: Reprodução / Bianca Andrade

5. Adoramos essa combinação de laranja com vermelho!

Foto: Reprodução / Nikkie Tutorials

6. Olha essa opção de roxo com rosa que incrível!

Foto: Reprodução / Julia Petit

7. Uma make escura mais suave. Dá para incrementar com glitter nas pálpebras!

Foto: Reprodução / Evelyn Conversani

8. Básica e sofisticada

Foto: Reprodução / Bruna Braun

9. Olha que cílios poderosos! Deu outra cara na make!

Foto: Reprodução / Lu Ferreira

10. Amamos esse esfumadinho marrom!

Foto: Reprodução / Sona Gasparian

Agora ficou muito mais fácil acertar na make da sua festa! Mas, lembre-se sempre que você deve se sentir confortável e você mesma por trás dessa produção toda.

Maquiagem para convidadas de festa de 15 anos

As makes das convidadas podem seguir mais ou menos a mesma linha das classificações feitas anteriormente, porém, devem carregar a mão no bom senso. É legal saber o estilo da festa e da debutante para não fazer uma make que roube o brilho da aniversariante. Confira algumas fotos para você se inspirar:

1. Olha esse olho marrom e dourado com um batom escuro como ficou lindo!

Foto: Reprodução / Juliana Rakoza

2. Clássica com um toque de cor. Dá para ousar no batom também!

Foto: Reprodução / Patrick Starrr

3. Não podíamos deixar o gatinho de fora!

Foto: Reprodução / Bruna Malheiros

4. Olha essa make roxa que incrível!

Foto: Reprodução / Mari Maria

5. Adoramos essa make mais sofisticada!

Foto: Reprodução / Angela Sanchez Montero

6. Este olho laranja com brilho ficou maravilhoso!

Foto: Reprodução / Makeup by Lilit

7. Delineado poderoso com fundo rosa

Foto: Reprodução / Mariana Saad

8. Aquela make básica que te valoriza!

Foto: Reprodução / Camila Coelho

9. Mais uma versão do clássico gatinho + batom vermelho!

Foto: Reprodução / Amanda Ramos

10. E o que dizer dessa combinação de olho básico e batom bem escuro?

Foto: Reprodução / Vanessa Rozan

Viu só? Convidadas também podem arrasar na make! O segredo é se sentir bem e bonita com a maquiagem, assim ela cumprirá seu propósito. Boa festa!

Assuntos: Maquiagem

Dicas pela Web
Comentários