Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Maquiagem para disfarçar palidez: como mudar o visual de forma simples

Aprenda truques super fáceis para disfarçar o rosto cansado, a cara de gripe ou a falta de sol

em 07/03/2014

Foto: Thinkstock

Com a correria do dia-a-dia, a falta de tempo para se alimentar direito, as mudanças repentinas de temperatura, a saúde sofre conseqüências que podem refletir até na pele. Uma pessoa cansada, resfriada, que não toma sol com freqüência tende a ficar com um aspecto pálido. O certo é sempre cuidar bem da saúde, mas ninguém está livre de imprevistos, não é mesmo?

A dica é saber se virar em qualquer situação, se acordou gripada, se está precisando ir à praia ou mesmo se não dormiu bem e seu rosto está entregando isso, existe um recurso conhecido e muito usado: a maquiagem.

A maquiadora e blogueira Jéssica Branco, do blog Jéssica Branco Makeup, ensina como fugir da palidez com truques simples: “A pele pálida exige um cuidado maior na hora da make, como nos tons usados nos olhos e na boca. Uma cor errada por dar o efeito contrário e deixar a pessoa com o aspecto mais pálido ainda”.

Confira a seguir o passo a passo da Jéssica para uma maquiagem de sucesso que ajuda a esconder a palidez:

  • Base
  • Escolha sempre o tom exato da sua pele, nem mais clara, nem mais escura. Os tons diferentes podem deixar a maquiagem pesada e artificial;

  • Corretivo
  • Cuidado ao aplicar o corretivo. Quando usado em excesso na região dos olhos, o corretivo deixa a maquiagem carregada e pode deixar o aspecto da pele mais pálido;

  • Olhos
  • Abuse do olhar, use tons suaves e frios como rosados, bege, azul, champanhe ou cinza claro. Cores que marcam e escurecem demais, como preto ou chumbo, deixam o olhar muito carregado e a palidez se destaca;

    Use sempre muita máscara para os cílios! Nos cílios é sempre bom usar o preto, quanto mais preto melhor. Nesse caso, a cor preta ajuda a realçar a cor natural dos olhos, trazendo vida ao rosto e à maquiagem;

  • Boca
  • Evite tons muito marcantes como vermelho, laranja ou roxo, aposte nas cores naturais como tons rosa, pêssego e coral;

  • Blush
  • Este é o principal aliado na hora de esconder a palidez indesejada. Nunca se esqueça dele! Essa é a peça chave para dar um ar bem saudável para a maquiagem, mas, para cada cor de pele existe uma tonalidade de blush recomendada.

    – Pele branca: Para pessoas com a pele branca ou rosada, que sejam loiras, ruivas ou tenham cabelos castanhos, os tons indicados são rosa, coral, pêssego e bronze rosado, cores que imitam o corado que o sol provoca.

    – Pele morena: Para morenas claras os tons quentes são os mais indicados, rosa, cereja e pó com efeito bronzeador. Para pele morena escura tons de coral puxado para o dourado, bronze, terracota e rosa escuro são a aposta certa.

    – Negras: Para pele negra o indicado são cores vibrantes, pink, cereja e até tons de ameixa;

    – Orientais: Para peles com leve tonalidade amarela as cores de blush que caem bem são rosa claro e ameixa.

    Sempre é bom lembrar que o blush deve parecer o mais natural possível, nada de carregar nas cores e deixar a maquiagem artificial e pesada.

Como ninguém está livre de passar um dia de palidez, rosto cansado ou gripe que derruba, a blogueira Rebeca Brait do Beca Brait fez um vídeo muito legal que explica bem como se maquiar nessas situações. Ela estava super gripada e com um rosto cansado e pálido, confira a diferença que a maquiagem fez:

Comentários
Dicas relacionadas