Com elementos de todas as cores e texturas, além do uso de pincéis de todos os tipos, a maquiagem, muitas vezes, parece nos levar de volta às aulas de arte na escola. E se o assunto é maquiagem com glitter, então… Aí é que a coisa se torna mais empolgante e divertida!
Para quem não resiste ao brilho, saiba que dá sim para apostar no glitter ao longo do ano todo e não só no Carnaval. Para isso, basta adequar a quantidade e a intensidade de purpurina de acordo com cada ocasião. Confira a seguir tutoriais e inspirações!
Antes de começar qualquer look com glitter, a primeira coisa que você deve saber é que ele sempre deve ser especial para maquiagem. Isso porque, apesar de mais barato, o glitter escolar é feito com plástico grosseiro que, além de prejudicar o meio ambiente, ainda tem grande chance de causar irritação nos olhos. Dito isso, vamos aos tutoriais!
Sofisticada, esta maquiagem reproduzida por Eduarda França aposta na clássica combinação de glitter dourado, esfumado marrom e muita máscara de cílios. O tom de marrom pode variar de acordo com a tonalidade da sua pele, mas o ideal é que você escolha tons mais quentes, que combinam melhor com o dourado.
Publicidade
Além da festa e dos dias de folga, uma das coisas mais legais do Carnaval é que ele permite usar glitter não só no olho, mas em qualquer área do rosto e do corpo! Bem curtinho, este passo a passo ensina a criar uma espécie de máscara de glitter no nariz e nas bochechas. Para ficar ainda mais carnavalesco, a youtuber ainda completa o visual com glitter nos lábios.
Construída em camadas para um visual mais interessante, a maquiagem feita pela youtuber Giovanna Adriano para ir ao Baile da Vogue combina sombras cremosas e em pó, glitter rosa e um delineado gatinho para lá de poderoso. O uso reforçado do bronzeador complementa o look, que fica divertido e com a cara do verão.
Um dos segredos da maquiagem deste tutorial é o uso de um lápis sombra branco que, além de ajudar a fixar as sombras, ainda serve para suavizar a sombra preta, criando uma transição mais delicada entre o preto e o prata do glitter.
Ainda que nem todo mundo goste, o olho preto é um clássico que combina com diversas ocasiões, especialmente com as noturnas. Por causa do brilho, a maquiagem ensinada pela youtuber Luiza Rossi é ideal para festas e é bem simples de fazer. Depois de fazer um esfumado marrom para marcar o côncavo e fazer a transição, aplique sombra cremosa preta rente aos cílios e vá subindo com ela pela pálpebra móvel. Esfume bem e, em seguida, aplique o glitter preto em leves batidinhas. Finalize com rímel e lápis preto na linha d’água.
Provando mais uma vez que maquiagens com glitter não precisam ser exageradas, este tutorial da Julia Petit traz um look delicado e elegante. Para fazer, você vai precisar de uma sombra cremosa cor camurça acinzentada na pálpebra móvel, sombra em pó preta e marrom para esfumar o côncavo e a linha dos cílios, e glitter dourado bem fininho para finalizar.
Para ser usada em festas, baladas ou em outras ocasiões especiais, como o Revéillon, esta maquiagem é simples, mas tem um resultado incrível. Depois de marcar o côncavo com uma sombra marrom, utilize uma fita adesiva para determinar a inclinação do delineado e, em seguida, aplique o glitter na espessura desejada, sempre puxando para o canto externo para formar o gatinho. Finalize com bastante rímel e pronto!
Ainda mais quando seu subtom de pele é quente, a pele negra combina especialmente bem com outras cores mais quentes, como o dourado e os marrons de fundo avermelhado. É nessa mistura que aposta a maquiadora Veronica Acássia, criando um look elegante que concentra o brilho do glitter no canto interno do olho.
Para seguir no Carnaval ou nos dias em que você estiver se sentindo mais ousada, este passo a passo ensina a fazer uma maquiagem com bastante glitter. O que chama atenção é o uso da cor vermelha, tanto no esfumado quanto no glitter em si, o que combina com todos os tons de pele.
Apostando em muitos produtos nacionais, a influencer Camila Coelho ensina o passo a passo para fazer um look glamuroso que combina glitter dourado e tons de marrom quentes. Apesar de brilhante, a maquiagem se torna “pé no chão” graças ao esfumado elegante no canto externo e na parte inferior dos olhos. O batom bordô completa o clima natalino, mas você pode apostar na produção em qualquer época do ano.
Se você assistiu a todos os tutoriais, deve ter notado que é possível aplicar o glitter tanto antes quanto depois de fazer o restante da maquiagem. Seja como for, uma dica bacana é ter sempre em mãos uma fita adesiva não agressiva, como o micropore, que ajuda a remover os brilhos que se espalham.
Quando alguém fala em maquiagem com glitter, a primeira coisa que vem na nossa cabeça até pode ser algo bem colorido e chamativo. Mas, felizmente, o glitter é bem mais versátil do que parece, podendo ser usado de diversas maneiras, como você confere a seguir.
Lia Weiz
Brigitte Calegari
Vi Babanina
Ainda que a maquiagem com glitter seja mais adequada para eventos noturnos, uma dica para torná-la mais usável no dia a dia é não pesar a mão, deixando a pele o mais natural possível. Embora, claro, com uma boa cobertura. Para quem ainda tem dúvidas de como fazer isso, confira dicas para deixar a maquiagem mais natural.