Mapa dos sonhos: uma dica para alcançar tudo que você deseja

Descubra o que é e como você deve fazer um mapa dos sonhos

Escrito por Mariana Bianchini

Foto: Reprodução / Juba Queen

O mapa dos sonhos é uma ferramenta de visualização e energização criada em 2015 pela coach Marcinha Bello. A proposta consiste basicamente em colocar no papel tudo que você quer que aconteça em sua vida – os seus sonhos! Dessa forma, seus desejos se tornam mais visuais para você mesmo e mais claros para o universo, seu aliado na busca por realizações.

Existem algumas dicas e um passo a passo que precisam ser seguidos para que você possa fazer seu mapa dos sonhos da melhor maneira possível. Então, confira um guia que vai te ajudar nessa tarefa:

O que eu preciso ter em mente na hora de fazer?

Foto: iStock

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração na hora de escrever seu mapa dos sonhos. Primeiro, é importante fazer um mapa consciente, tomando muito cuidado com o que decidir escrever e não deixando de colocar tudo que você realmente deseja que aconteça.

É importante abordar os âmbitos mais relevantes da sua vida e é você quem escolhe esses aspectos. Trabalho, família, amor, viagens, faculdade, cursos – separe os tópicos que mais tem a ver com você e comece a se preparar.

Seus sonhos devem ser escritos da maneira mais positiva possível – por exemplo, se você deseja viajar para a Europa, não escreva “eu quero viajar para a Europa” e sim “eu vou viajar para a Europa”. Também evite usar a palavra “não” em seus pedidos, pois acredita-se que as forças que regem o universo normalmente não compreendem essa palavra.

Leia também: 12 coisas que você nunca deve dizer a uma mulher (de acordo com o signo dela)

Além disso, é importante ser o mais específica possível na hora de descrever seus desejos. Seja bastante detalhista, vale até dizer o dia ou o mês em que seu plano irá se realizar.

O que fazer caso você não saiba o que quer

É muito normal não saber exatamente o que deseja para sua vida e, nesse caso, isso deve ser refletido no seu mapa dos sonhos.

A dica é colocar a busca por autoconhecimento em primeiro lugar nas coisas que você deseja alcançar. Pesquise muito, procure cursos, busque possibilidades!

Seu mapa do sonhos passo a passo

Foto: Reprodução / Em Busca do Desconhecido

Etapa 1: reflexão

  • Antes de mais nada, você deve refletir com atenção e cuidado sobre o que você deseja para a sua vida.
  • Depois, liste todos os sonhos que deseja realizar nos próximos meses
  • Separe os seus sonhos de acordo com os aspectos da sua vida que deseja abordar

Etapa 2: primeiros passos

  • Pegue uma folha em branco, é nela que você vai fazer seu mapa
  • Escreva seu nome completo no meio da folha
  • Embaixo do seu nome, coloque também sua data de nascimento
  • Faça um círculo em volta das suas informações principais

Etapa: 3: preenchendo seu mapa

  • A partir do seu nome, puxe uma seta para cada aspecto da sua vida – trabalho, família, viagens, amor e outros
  • Preencha um tópico por vez, listando todos os seus sonhos referentes àquele tópico
  • Sonhe alto! Não se limite! Você pode ter tudo que quiser!
  • Depois de pronto, deixe seu mapa dos sonhos em um lugar de fácil acesso para que você possa visualizá-lo e acompanhar suas conquistas
  • A etapa da gratidão

    Foto: iStock

    A gratidão é um sentimento muito positivo e importante em nossas vidas e deveríamos colocá-la em prática todos os dias. Além disso, ela tem um papel fundamental no seu mapa dos sonhos.

    Depois que você já tiver listado todos os seus desejos para os próximos meses, eles vão, aos poucos, começar a se realizar e cada vez que isso acontecer, você deve agradecer ao universo.

    Leia também: Como cada signo lida com o amor

    Não se esqueça de tirar um momento do seu dia para se sentir grato e de escrever a palavra “obrigada” ao lado dos sonhos realizados, no seu mapa.

    O depoimento de quem já fez

    Foto: iStock

    Mariana, 22 anos, pedagoga: “A primeira vez que ouvi falar em ‘mapa dos sonhos’, no meio de 2015, eu achei que era furada, afinal, quem entrega a receita para os seus sonhos se realizarem assim, de graça? Resolvi dar uma chance e lotei a folha com coisas que eu queria, que achava que seriam o melhor pra mim. Para minha não-surpresa, nada se realizou, pelo contrário, as coisas opostas ao que eu pedi aconteceram. Me senti muito triste, pois só tinha visto experiências de sucesso e a minha foi um fracasso. Até que em 2016, eu resolvi dar uma segunda chance e, dessa vez, realmente acreditar que até os sonhos mais loucos podiam se tornar realidade. Quase 90% das coisas que escrevi naquele mapa se tornou real. Consegui fazer meu sonhado intercâmbio. Tive uma das melhores viagens da vida. E, então, eu percebi que o universo sempre te dá aquilo que você pede, mas muitas vezes nós recebemos o oposto, porque é nessa frequência que estamos vibrando. Se mudarmos o pensamento e aceitarmos que somos dignos de receber coisas boas, teremos nossos sonhos realizados!”

    Natalia, 23, planejadora digital: “Eu li sobre o assunto e vi que era melhor fazer o mapa em um dia que eu tivesse me sentindo muito bem. Separei tudo – família, relacionamento, faculdade, sentimentos e trabalho – e coloquei todos os sonhos bem desenvolvidos. Em trabalho, defini o quanto queria ganhar e em que tipo de lugar gostaria de trabalhar. Em relacionamentos, descrevi quais características gostaria de encontrar em outra pessoa. Deu tudo certo! Em seis meses, completei TODOS os itens que tinha escrito.”

    Ana Luísa, 24, estudante: “Quando resolvi fazer o mapa dos sonhos, não levei muito a sério, mas decidi fazer mesmo assim. Abri meu coração e escrevi tudo que realmente estava precisando obter do universo em cada item escolhido – profissão, saúde, família, amor, personalidade, espiritual. Guardei o mapa e acabei me esquecendo dele. Depois de um ano, lembrei e resolvi abrir pra dar uma olhada: quase todos os itens estavam realizados! Faltaram apenas alguns da área profissional. Foi então que fiz outro, reforcei os itens que faltaram acontecer e, dessa vez, fui um pouco mais específica. Acredito muito no poder do universo, mas também no poder que os nossos pensamentos exercem sobre nós mesmo. o mapa, na minha opinião, funciona como uma organização de metas e pensamentos.”

    Lembre-se: se algum dos sonhos que você listou não se realizar, existe uma razão pra isso. Nem sempre o que queremos é o melhor pra nós e o universo se encarrega de decidir o que deve ou não acontecer – e quando deve acontecer também.

    Leia também: 12 questionamentos que toda mulher deveria se fazer ao menos uma vez

    Quando 80% dos seus sonhos já tiverem se realizado ou, simplesmente, quando você sentir que é hora, é possível fazer um novo mapa dos sonhos. Você deve rasgar ou queimar o mapa antigo, agradecendo por tudo que alcançou, e começar de novo!

Para você