9 formas como nossas mãos podem denunciar problemas de saúde

Mudanças de cor nas unhas e tremores nos dedos são alguns sinais que podem indicar que algo não vai bem no organismo

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Escrever, segurar objetos, digitar e manusear os talheres são apenas algumas das funções das nossas mãos, que também costumam ser valorizadas pelas possibilidades de carregar lindos anéis e ostentar toda a infinidade de cores de esmalte

Contudo, além de cumprir um papel essencial na nossa coordenação motora e seguir as tendências da moda, nossas mãos podem indicar que estamos com algum problema de saúde. Conheça 9 sinais que merecem ser investigados:

1. Dor nos polegares e indicadores

Foto: iStock

Dor, formigamento e dormência nos dedos polegares e indicadores podem ser um sinal da síndrome do túnel do carpo. Esse problema acontece quando algo provoca um inchaço no punho, reduzindo o fluxo sanguíneo para o nervo que vem do antebraço.

2. Feridas que levam muito tempo para fechar

Foto: iStock

Lesões e cortes que demoram muito tempo para cicatrizar podem ser um sintoma de diabetes. Por isso, se você sofre com feridas que nunca parecem se curar e tem observado que sente mais sede e vontade de urinar, é recomendável procurar atendimento médico para investigar seus níveis de açúcar no sangue.

3. Mudança de coloração nos dedos

Foto: iStock

Os dedos podem ficar avermelhados depois que passamos algum tempo em temperaturas frias ou fazemos esforço físico, e isso não representa um problema. Porém, quando a mudança de cor vem acompanhada por dor, dormência, formigamento ou prurido, isso pode ser um sinal de problemas na espinha dorsal, nos vasos sanguíneos ou na pele.

Leia também: 10 segredos que vão mudar o seu jeito de fazer as unhas em casa

4. Suor excessivo

Foto: iStock

As palmas das mãos contêm glândulas sudoríparas, por isso é normal que elas suem em situações de estresse ou calor. Contudo, se você percebe que suas mãos estão sempre úmidas aparentemente sem motivo, saiba que essa é uma característica da hiperidrose, que também pode acometer axilas, pés, rosto e outras partes do corpo.

5. Unhas fracas e quebradiças

Foto: iStock

O contato frequente com a água, detergentes e outros produtos químicos pode deixar suas unhas mais quebradiças, mas isso também pode ser consequência de um problema na tireoide. Se as alterações nas unhas vierem acompanhadas por fraqueza e dores nas articulações, você deve consultar seu médico.

6. Suas mãos estão sempre frias

Foto: iStock

Mãos constantemente geladas e que assumem uma coloração pálida ou azulada podem indicar problemas na circulação ou no sistema nervoso central.

7. Tremores nos dedos

Foto: iStock

Sentir que seus dedos estão tremendo é uma sensação um tanto desagradável, pois você acaba perdendo um pouco de sua coordenação motora fina. Caso você tenha carregado muito peso, essa condição vai desaparecer em pouco tempo. Porém, se ela persistir e seus dedos tremerem sem motivo, seu organismo pode estar com uma deficiência de vitamina B1, B6, B12 e E.

8. Inchaço nas mãos

Foto: iStock

Um inchaço persistente pode ser um sinal de doenças vasculares, as quais prejudicam a circulação do sangue e da linfa. Caso seja uma condição esporádica e que desaparece em pouco tempo, ela pode ser resultado do excesso de sal em uma refeição ou mesmo de um dia com temperaturas muito elevadas.

Leia também: Os cremes para as mãos mais indicados pelas blogueiras

9. Unhas em tom azulado

Foto: iStock

Se suas unhas assumiram uma coloração azulada, você deve desconfiar de problemas como baixo nível de hemoglobina e anemia. Ambos costumam ser acompanhados por uma leve sensação de perda de destreza nas mãos e formigamento nos dedos.

Caso você apresente qualquer um desses sintomas e ele persista por vários dias, é sempre recomendável marcar uma consulta médica para investigar se existe alguma coisa por trás. Fique atenta ao que suas mãos dizem sobre a sua saúde!

Para você