Mantenha sua casa livre dos ácaros

Dicas para afastar os ácaros e evitar que eles prejudiquem a sua saúde

Escrito por Deborah Busko

Eles são microscópicos, invisíveis a olho nu, mas estão mais perto do que você imagina e podem fazer um mal danado à sua saúde e da sua família. São os ácaros, bichinhos que são causadores diversos problemas, como alergias respiratórias, conjuntivite, eczema, espirros, coceiras.

Eles se reproduzem em ambientes úmidos, de clima ameno ou quente e se alimentam de restos de pele humana. Os ácaros podem ser encontrados nos livros, tapetes, nos móveis da sala, do quarto, nas cortinas, almofadas, colchas, cobertores, bichinhos de pelúcia e ainda nos colchões e travesseiros.

Livre-se deles!

A maneira mais fácil de afastar os ácaros e evitar que eles prejudiquem a sua saúde é manter a limpeza da casa, principalmente dos quartos. Use um pano úmido diariamente para limpar os móveis e remova objetos que possam facilitar o acúmulo de pó.

Alguns hábitos simples também ajudam, como trocar a roupa de cama uma vez por semana e usar capas protetoras antiácaros para forrar os travesseiros e colchões. O ideal é substituir os cobertores por edredons e as cortinas por persianas. Mas caso não seja possível, lave os cobertores e as cortinas a cada 15 dias.

As roupas de inverno que ficaram guardadas no armário, principalmente as de lã, devem ser lavadas antes do uso. As toalhas de banho devem ser colocadas para secar em local onde haja vento e sol, nunca dentro do banheiro, pois é um ambiente com umidade suficiente para que ácaros se proliferem.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários