Dicas de Mulher Dicas de Casa

Mantenha os bichinhos de pelúcia limpos

Deixar os bichos de pelúcia limpinhos é mais fácil do que você imagina, siga as dicas

em 10/09/2014

Os bichinhos de pelúcia têm tudo a ver com decoração de quartos infantis e as crianças adoram. Os ácaros também. Por serem feitos de fibras, os ursinhos acumulam muito pó e por isso são um dos alvos preferidos dos principais causa de alergias do aparelho respiratório. Sem contar que como servem de brinquedo para os pequenos, caem no chão, são arrastados pela casa e acabam encardidos.

Por isso, é importante manter os bichinhos de pelúcia limpos para preservar a saúde das crianças, principalmente as alérgicas. E fazer isso é mais fácil do que você imagina.

O intervalo entre as lavagens não deve passar de seis meses. No entanto, o mais importante é sempre observar o estado das pelúcias. As mães mais cuidadosas podem lavá-los a cada 15 dias ou sempre que necessário.

Mas é só pensar em lavar os bichos de pelúcia, logo surge a primeira dúvida: lavar na máquina ou tanque? Os fabricantes dos brinquedos não indicam as duas opções, alegando que os bichinhos podem acabar desbotados e deformados, mas a maioria das mães faz isso sem problemas.

Lavar os bichinhos de pelúcia na máquina apresenta a vantagem da função centrifugar, que ajuda na secagem e evita que as pelúcias fiquem com cheiro de mofo porque não secaram direito mesmo depois de horas. Por outro lado, lavar os bichinhos de pelúcia no tanque permite um trabalho mais delicado, evitando os danos às costuras e acessórios mais delicados, colados ou costurados.

Veja a seguir o passo a passo de como lavar bichinhos de pelúcia para deixá-los limpinhos e cheirosos.

Lavagem na máquina

  1. Providencie um daqueles sacos de lavar roupas delicadas para evitar o atrito com as pás da máquina. Se não tiver, a alternativa é colocar os ursinhos dentro de uma fronha e amarrar;
  2. Selecione o modo suave de lavagem e aplique o sabão em pó que você costuma usar no dia-a-dia;
  3. Terminada a lavagem, deixe o brinquedo secar à sombra. A secagem ao sol pode deixar os ursinhos com odor de tecido úmido. Não tenha pressa, a secagem pode demorar horas e até dias.

Lavagem à mão

  1. Em uma bacia, misture água e sabão em pó até formar espuma e molhe delicadamente o bichinho, mas sem encharcá-lo;
  2. Use uma esponja macia ou use as mãos mesmo para espalhar a espuma por todo o brinquedo;
  3. Esfregue com cuidado e enxágue delicadamente;
  4. Jamais torça o brinquedo, pois isso pode deformá-lo. No máximo, pressione a pelúcia levemente para remover o excesso de água;
  5. Use um pano para tirar a umidade e deixe secar à sombra.

Truque para acabar com os ácaros

Quando os bichinhos de pelúcia já estiverem secos, coloque-os dentro de um saco plástico – pode ser aqueles usados na cozinha para congelar alimentos – , tire todo o ar e leve ao freezer por 24 horas. Os ácaros não resistem a baixas temperaturas.

Comentários
Dicas relacionadas