Bem-estar

Manjerona: 8 benefícios e usos para você conhecer esta erva poderosa

iStock

Atualizado em 26.05.23

A manjerona é uma erva rica em nutrientes, muito utilizada como tempero devido seu sabor suave. Por fazer parte de uma grande família de mentas, é fácil confundir a planta com outras ervas. Para saber diferenciar, a manjerona tem folhas menores e mais arredondadas que o manjericão. Por sua vez, a alfavaca é um tipo de manjericão e o estragão possui folhas mais estreitas, distinguindo-se dos demais.

8 benefícios da manjerona

  1. Auxilia o combate ao estresse e ansiedade;
  2. Faz bem ao sistema cardiovascular;
  3. É rica em ômega 3;
  4. Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias;
  5. Ajuda na digestão;
  6. Ameniza sintomas da TPM;
  7. Alivia dores musculares;
  8. Tem propriedades cicatrizantes.

Como utilizar a manjerona?

iStock

A manjerona possui diversos usos, tanto na culinária quanto como erva medicinal, proporcionando benefícios ao nosso organismo. Descubra formas excelentes de utilizar esta erva maravilhosa:

Tempero

É excelente para temperar saladas, carnes, principalmente carnes brancas como frango, peixe e porco. Em molhos, o aroma fica delicioso, podendo ser até utilizada em pizzas e outras massas.

Banho de manjerona

Este banho é ideal para descarregar as energias negativas e absorver tudo de bom que esta erva proporciona, promovendo um equilíbrio emocional sensacional. Você pode colocar algumas folhas na banheira ou fazer um chá de manjerona para o enxágue no banho comum.

Publicidade

Manjerona seca

A planta seca é fácil de encontrar em mercados, podendo ser utilizada como tempero e também serve para fazer chás.

Manjerona na gravidez

Não é indicado o uso da planta na gravidez, podendo causar alterações hormonais que prejudicam o desenvolvimento do bebê.

Óleo de manjerona

O óleo dessa erva pode ser utilizado para inalação, através de um difusor. Também como óleo de massagem para aliviar dores musculares.

Chá de manjerona

O chá é uma das melhores formas de absorver as propriedades e benefícios da manjerona. Aprenda a fazer este chá superaromático e saudável:

Como fazer:

  1. A medida é 20g de manjerona para cada 1L de água;
  2. Adicione as folhas frescas ou secas em água fervente;
  3. Deixe descansar por 10 minutos;
  4. Coe e estará pronto para consumir.

O recomendado do chá estipula-se, no máximo, 3 xícaras por dia. Experimente um dos modos de utilizar a manjerona – seja na culinária, chá ou óleo – e surpreenda-se com seus efeitos poderosos para a saúde. Conheça outras ervas medicinais que podem ser utilizadas na alimentação.

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comunicóloga, apaixonada por música, ama cantar e tocar violino. Simpatizante da vida saudável e sempre disposta a estudar, aprender e ensinar.