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7 maneiras fáceis e eficazes para acelerar o seu metabolismo

Algumas mudanças de atitude podem influenciar a forma como seu organismo gasta as energias e ajudar a emagrecer

em 09/08/2013

Foto: Thinkstock

Mesmo se esforçando na dieta, muitas pessoas não conseguem eliminar aqueles quilos a mais que incomodam na balança. Isto porque o fim das gordurinhas não depende só das calorias que você consome. O emagrecimento (ou não) é influenciado pelo metabolismo, ou seja, a maneira como o seu organismo transforma estas calorias em energia.

Se você tem o metabolismo lento, pode ser realmente muito difícil perder peso e extremamente fácil recuperá-lo. Além disso, a lentidão do metabolismo afeta sua disposição para as atividades do dia a dia. Embora esta “velocidade” seja determinada geneticamente, algumas mudanças de hábito podem acelerá-la. Abaixo, você encontra sete dicas sobre como fazer isso.

1. Diminua o intervalo entre as refeições

Nada de ficar o dia inteiro sem comer. Ficar muitas horas sem comer ou fazer só duas ou três refeições exageradas ao dia deixa o metabolismo ainda mais lento e o corpo acaba estocando gordura.

O ideal é comer de pouquinho em pouquinho, fazendo pequenas refeições a cada três horas e sempre nos mesmos horários. Além disso, procure comer mais no início do dia e menos no jantar.

2. Inclua gorduras (do bem) na sua alimentação

As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Elas retardam a digestão do carboidrato e fazem com que a energia seja gasta de forma mais equilibrada. Mas não é qualquer tipo de gordura! Você pode incluir no cardápio (sem dor na consciência) os ácidos graxos essenciais encontrados no amendoim, nozes, na castanha-do-pará e de caju, pinhão e gergelim, por exemplo.

3. Aumente o consumo de alimentos integrais e proteínas

Outra forma de acelerar o metabolismo e a perda de peso é comer mais proteínas e menos carboidratos. Os peixes, a carne bovina, frango, ovos, leite e derivados são ótimas fontes de proteína e podem ser incluídos na dieta.

Invista também nos alimentos ricos em fibras, os integrais. Eles exigem mais esforço do organismo desde a mastigação e em todo o processo de digestão. “As calorias que você queima durante a digestão se devem ao trabalho que seu organismo tem para absorver os nutrientes e eliminar o que não serve. Quando você ingere alimentos integrais, esse trabalho é maior porque eles são formados por cadeias de moléculas mais difíceis de quebrar”, explica a nutricionista Denyse Aline Povh. Outra vantagem é que estes alimentos são ricos em nutrientes que participam de processos metabólicos e são usados para queimar gordura e construir músculos, acrescenta Denyse.

4. Beba muita água

Gelada, de preferência. O processo metabólico precisa muito de água para funcionar melhor. Se a água estiver gelada, o organismo gastará energia para elevá-la à temperatura do seu corpo. A eficácia deste hábito ainda é discutida, mas é tão simples de fazer que não custa tentar.

5. Faça exercícios aeróbicos

Se você não se sente atraída pela esteira, talvez precise rever alguns gostos. Os exercícios aeróbicos são grandes aliados na missão de acelerar o metabolismo. O ideal é que eles sejam utilizados por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

Mas outros pequenos (e não menos importantes) estímulos também podem fazer a diferença. Caminhe mais, troque o elevador pelas escadas e aposente o controle remoto. Coloque-se em movimento sempre que possível.

6. Estimule seus músculos

A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo, seja ela praticada na academia ou em casa mesmo (como pular corda). O tecido muscular é metabolicamente ativo e precisa de energia mesmo quando você não está se exercitando (ou seja, você gasta energia mesmo descansando!).

7. Durma bem

Se você quer emagrecer, saiba que dormir muito bem é fundamental para manter todo o organismo funcionando em um ritmo adequado. Noites mal dormidas podem interferir no equilíbrio dos seus hormônios e na função do corpo de metabolizar os carboidratos. O resultado disso é a irritação, falta de disposição para encarar as atividades do dia e aumento da fome.

Adote estes hábitos e comece a acelerar seu metabolismo hoje mesmo. Uma pequena mudança pode ser o detalhe que falta para você atingir seus objetivos e ter mais qualidade de vida.

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