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34 receitas incríveis com mandioca e os benefícios de se consumir essa raiz

A mandioca é uma ótima fonte de carboidrato, cálcio e vitamina B, além de uma boa opção para os alérgicos à glúten

em 24/03/2017

Foto: iStock

A mandioca, que pode ser conhecida no Brasil por outros nomes como aipim, macaxeira, entre outros, é uma raiz rica em carboidratos, sendo uma das fontes deste nutriente mais consumidas no Brasil e outros países da América latina.

Sua origem é latina e seu cultivo já existia desde antes da chegada dos europeus à América. Estima-se que mais de 80 países cultivam a mandioca, sendo o Brasil um dos principais produtores e consumidores dessa raiz.

Segundo a nutricionista Carolina Eliziário, consumir mandioca é mais interessante que o consumo da batata, pois ela é rica em nutrientes e fornece muita energia. “O bom é que a energia que esse alimento fornece ajuda a controlar a glicemia do nosso corpo”, completa a especialista.

A mandioca é facilmente encontrada em supermercados e feiras em todo o país. Seu custo é acessível e seu preparo muito versátil, podendo ser consumida cozida, como purê, sopa, frita e outros modos mais. Também serve como base para a produção de outros produtos alimentícios, como a farinha de mandioca e a tapioca.

5 bons motivos para comer mandioca

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A mandioca garante diversos benefícios para o organismo. Com a ajuda da nutricionista Carolina Eliziário listamos abaixo os benefícios desta raiz, confira:

1. É rica em vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B atuam em diversas funções, entre elas, garantem a saúde dos cabelos e da pele, impedem a perda de memória e previnem a enxaqueca.

2. É uma ótima fonte de cálcio

Entre os principais benefícios do cálcio podemos destacar a manutenção da saúde dos ossos e dos dentes. A ingestão de cálcio é fundamental principalmente para pessoas idosas, já que ao chegar a essa fase os ossos tendem a ficar porosos.

3. Possui ferro, fósforo e potássio

Esses 3 sais-minerais são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. O ferro é um componente da hemoglobina, a deficiência deste mineral pode causar anemia. Já o fósforo tem um papel importante na produção de energia para o organismo. O potássio é muito importante para a contração muscular e a falta desse mineral pode resultar em fraqueza muscular.

4. É uma ótima fonte de carboidratos

Ainda que a ingestão de carboidratos seja associada ao ganho de peso, esse nutriente é essencial principalmente para praticantes de atividades físicas. Mas, diferente de outras fontes de carboidrato, a ingestão de mandioca ajuda a controlar a glicemia do organismo.

5. Não contém glúten

Para os celíacos ou ainda para quem deseja fazer restrição do glúten em sua alimentação, a mandioca pode ser uma grande aliada. Sua farinha pode ser utilizada no preparo de bolos e pães sem glúten e a tapioca pode substituir o pão em suas refeições.

O consumo da mandioca em suas diversas maneiras pode garantir esses benefícios para o seu organismo. Apenas atente-se para a maneira de preparo. A mandioca quando frita, por exemplo, pode perder algumas de suas propriedades benéficas.

34 receitas para inovar seu jeito de comer mandioca

A mandioca é facilmente encontrada no território nacional, fazendo com que ela esteja muito presente nas refeições dos brasileiros. Ela é versátil, pode ser servida como acompanhamento de diversos alimentos e é ótima substituta da batata, além de ser uma opção nutricional mais interessante. Abaixo listamos 34 receitas para você consumir a mandioca e inovar o seu cardápio:

Petiscos

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

1. Chips de mandioca: parece frita, mas não é, o que torna essa opção de petisco muito saudável. O resultado é um chips bem crocante.

2. Mandioca frita cremosa: com um preparo mais elaborado e um pouco demorado, mas que compensa. O resultado são quadradinhos de mandioca crocantes por fora e cremosos por dentro.

3. Palitos de mandioca assada: um ótimo petisco para substituir a batata frita. A mandioca é assada, sendo uma opção saudável e deliciosa!

4. Bolinhos de mandioca com queijo: uma ótima receita para aproveitar as sobras de mandioca já cozida. Basta fazer uma massa com a mandioca, rechear com queijo e depois fritar.

5. Bolinho de mandioca com calabresa: ótimo petisco para acompanhar a cerveja. A dica para que fiquem bem sequinhos é escorrer em uma grade.

6. Bolinho verde de mandioca com couve: a couve utilizada é reaproveitada do preparo do suco verde. Além de ficar uma delícia, existe a satisfação de reaproveitar o alimento que seria jogado fora.

7. Bolinho de mandioca com bacalhau: basta refogar o bacalhau já dessalgado com os temperos e depois juntar com a mandioca. Na receita ainda há uma sugestão de molho para ser servido junto aos bolinhos.

8. Bolinho de mandioca com linguiça e creme de queijo: o creme de queijo utilizado é caseiro, dando um toque especial à receita. Para servir a dica é salpicar com pimenta.

Bolos e pães

Foto: Reprodução / Pimenta No Reino

9. Bolo de mandioca de liquidificador: um bolo clássico e de preparo prático. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e assar.

10. Bolo de mandioca com banana: além da mandioca, o bolo leva outro ingrediente bem brasileiro, a banana. Com a banana é feito um caramelo para ser adicionado em cima do bolo.

11. Bolo de mandioca com coco: além do aroma do coco, a autora da receita recomenda utilizar raspas de mexerica, laranja ou limão, deixando tudo mais especial e saboroso.

12. Bolo cremoso de mandioca com coco: o diferencial dessa receita está no leite condensado, que garante a cremosidade. Para o preparo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e assar.

13. Bolo de mandioca com coco e melado de cana: a massa utilizada nessa receita é a puba, uma massa artesanal feita a partir da mandioca fermentada. O bolo é livre de glúten e pode ser servido com melado de cana.

14. Pão de mandioca com fermentação natural: fazer seu próprio pão pode ser mais fácil do que você imagina. Essa receita de pão de mandioca é a prova disso, vale a pena tentar.

15. Pão de mandioca com calabresa: a calabresa dá um toque especial à receita. A autora garante que o recheio é opcional e o pão também ficará igualmente saboroso sem este.

16. Pão de queijo de mandioca: é um pão de queijo um pouco diferente, mas delicioso. A textura é crocante por fora e macia por dentro. O diferencial está no queijo parmesão ralado, utilizado para cobrir os pãezinhos.

Pratos simples

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

17. Caldinho de mandioca com carne moída: um caldo muito simples e nutritivo. Basta bater a mandioca cozida no liquidificador, refogar a carne moída, juntar o molho de tomate e está pronto.

18. Caldo de mandioca com carne seca: o segredo para que esse caldo fique ainda mais cremoso é colocar catupiry e queijo coalho. Para servir, salpique cheiro verde picado por cima.

19. Caldo verde com couve, linguiça e costelinha: uma receita muito nutritiva e deliciosa. Além da mandioca, outro ingrediente muito saudável é a couve, que é rica em vitamina C.

20. Escondidinho de mandioca com carne moída: o escondidinho é um dos pratos preferidos dos brasileiros. Essa versão é feita com purê de mandioca e o recheio é a carne moída.

21. Escondidinho de mandioca com frango: a mandioca e o frango desfiado utilizados na receita são ingredientes já prontos, mas você pode fazê-los na sua casa e ter uma receita ainda mais saborosa.

22. Vaca atolada: a vaca atolada é um prato muito comum. Muita gente pode reclamar que é um prato gorduroso, mas nessa receita você encontra dicas para que o caldo fique pouco gorduroso.

23. Carne de panela com mandioca: uma receita bem caseira, com cara de comida de mãe. Os tipos de carne recomendados para essa receita são fraldinha, maminha, coxão mole ou alcatra.

24. Mandioca gratinada com maionese: super simples de fazer, essa mandioca gratinada cai super bem como acompanhamento em churrascos, carnes em geral ou mesmo para ser consumido sem acompanhamento.

25. Purê de mandioca: ótima receita para substituir o comum purê de batata. A receita leva apenas mandioca cozinha, leite, manteiga e sal.

Pratos elaborados

Foto: Reprodução / Sem Medida

26. Rabada com mandioca e agrião: um prato sofisticado, mas que não tem um preparo tão complicado. Basta cozinhar a mandioca e a carne na panela de pressão e depois servir com o agrião.

27. Quibebe de mandioca: o quibebe é um prato tradicionalmente feio com abóbora, mas a versão com mandioca surpreende. O resultado é um caldo bem grosso e pode ser servido com bacon picado.

28. Rosbife de filé mignon suíno com mandioca: essa receita é muito econômica e magra. Para servir, a dica da autora é acrescentar ramos de salsinha e tomatinhos.

29. Lasanha de mandioca, frango e abobrinha: para quem faz uso de dietas com restrição ao glúten, essa é uma ótima opção de lasanha. É possível encontrar a massa pronta em lojas de produtos naturais.

30. Nhoque de mandioca: o nhoque é um clássico da culinária italiana que pode ser feito a partir de vários alimentos. Nesse caso ele é feito com mandioca e para servir é utilizado molho de tomate.

31. Gnocchi de mandioca ao molho de pinhão, alho poró e cogumelos: essa receita garante uma mistura de sabores bem diversificada. Ideal para variar o cardápio e fugir da rotina, servindo um prato elaborado e cheio de sabor.

32. Escondidinho de shimeji: o escondidinho é feito de maneira tradicional com a mandioca. Para o recheio é utilizado shimeji com shoyu, muito simples de preparar e uma ótima opção para vegetarianos.

33. Bacalhau com creme de mandioca e maçã verde: essa receita tem sabor agridoce por conta da maçã verde. O creme de mandioca é fácil de preparar e também pode ser utilizado como acompanhamento para outros pratos.

34. Queijo vegano de mandioca: o queijo vegano pode ser utilizado no preparo de pizzas, lanches ou até mesmo consumido como aperitivo. Ótima opção para intolerantes a lactose e veganos.

Como listamos, são muitas as receitas que podem ser feitas com a mandioca. É possível variar (e muito!) o seu cardápio incluindo essa raiz super nutritiva na alimentação do seu dia a dia.

Outras formas de uso da mandioca

Foto: iStock

Você sabia que além do consumo da raiz in natura é possível consumir a mandioca de outras maneiras? Essas maneiras podem ser alimentícias ou não e também é possível obter benefícios diversos. Conheça outras formas de consumo da mandioca:

Farinha: a farinha de mandioca é livre de glúten e pode ser utilizada para o preparo de pães, bolos, entre outros alimentos.

Tapioca: a goma de tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e pode ser consumida com recheios doces e salgados e também pode ser utilizada no preparo de receitas.

Polvilho: existente nas variedades doce e azedo, o polvilho é feito a partir da mandioca e muito conhecido por ser um dos principais ingredientes do pão de queijo.

Sagu: esse doce com sabor de infância é feito a partir da mandioca.

Xampu: muitos xampus utilizam a mandioca em suas composições, especialmente os que prometem o crescimento e fortalecimento dos fios.

Produção de tecidos: o amido extraído da planta dá resistência aos fios na produção de tecidos.

Suplemento: feito a partir das folhas, casca ou da própria raiz, o suplemento a base de mandioca

Produção de sabão: o extrato glicólico retirado da mandioca pode ser utilizado na produção de sabão e sabonetes, já que é emoliente e hidratante.

A mandioca é uma planta realmente muito versátil e como listado acima, além de seus tradicionais usos para a alimentação, essa planta poderosa também tem usos diversos para a indústria.

Advertências sobre o consumo da mandioca

Foto: iStock

Apesar de ser muito benéfica para o organismo, é preciso tomar alguns cuidados ao consumir a mandioca. Com a ajuda da nutricionista Carolina Eliziário listamos abaixo as advertências sobre o consumo da mandioca:

  • Jamais consuma a mandioca crua, pois há risco de intoxicação por ácido cianídrico. O consumo da raiz cozida, entretanto, é totalmente seguro;
  • A espécie conhecida como mandioca brava possui uma quantidade mais elevada de ácido cianídrico, portanto, deve ser evitada;
  • Por ser uma grande fonte de calorias, o consumo em excesso prejudica a dieta. O segredo é manter o equilíbrio, além de atentar-se à forma de preparo saudável;
  • Diabéticos podem consumir mandioca, mas em pequenas quantidades, já que em excesso ela pode aumentar a carga glicêmica.

A mandioca é ótima para variar o seu cardápio, proporcionando o preparo de diversas receitas. Além de tudo, como vimos, ela confere muitos benefícios ao organismo. Atente-se às advertências de consumo da raiz e aproveite todos os benefícios que a mandioca pode proporcionar.

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