Manchas vermelhas na pele requerem atenção e cuidados médicos

Aquelas que não apresentam coceira podem ser indícios de um problema mais grave de saúde

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Devemos estar sempre atentos aos sinais que o nosso corpo dá sobre a nossa saúde. Afinal, com ela não se brinca!

Embora nem sempre seja sinal de algo grave, o aparecimento de manchas vermelhas na pele deve ser investigado imediatamente, pois pode, também, ser um dos sintomas de uma doença mais séria.

Manchas vermelhas e o câncer

Certamente, o câncer é uma das doenças que mais causa preocupação nas pessoas em geral. Ao avistarmos algumas manchas vermelhas, é aceitável que logo pensemos que este é mesmo um sinal de câncer de pele.

E esta é realmente uma possibilidade. “Manchas vermelhas na pele que não têm prurido, ou seja, que não apresentam coceira, podem ser indícios de um problema mais grave de saúde, como câncer, principalmente se aumentarem de tamanho e sangrarem”, explica Juliane Musacchio, MD, Gerente de Hematologia da COI (Clínicas Oncológicas Integradas) e Médica Pesquisadora do Instituto COI.

O câncer de pele costuma aparecer em áreas mais expostas ao sol, e é mais comum nas pessoas de pele e olhos claros, conforme explica a hematologista.

Dentre os cânceres de pele, o mais grave é o melanoma que, dependendo do estadiamento (localizado ou disseminado), pode variar o tratamento e o prognóstico. “Nos casos localizados, o paciente pode ficar curado somente com cirurgia local e nos casos mais avançados, pode precisar de tratamento com imunoquimioterapia e radioterapia, com pior prognóstico”, acrescenta.

Manchas vermelhas e outros problemas de saúde

De acordo com a médica, manchas vermelhas na pele podem indicar problemas relacionados ao sangue, como trombocitopenia imune primária (PTI) – uma doença que destrói as plaquetas sanguíneas, mas que é tratada com imunossupressores como corticoides e tem um curso favorável. “Portanto, quando uma pessoa chega ao hospital queixando-se de manchas vermelhas na pele, sem qualquer outro sintoma aparente, o médico já imagina algo do gênero e pede alguns exames, inclusive hemograma completo para constatar o problema”, explica.

“A causa mais comum de manchas vermelhas é uma exacerbação de dermatose inflamatória pré-existente, mais frequentemente psoríase (doença autoimune que acomete a região extensora dos membros e couro cabeludo) ou dermatite atópica (alérgica)”, acrescenta Juliane Musacchio.

A profissional explica que, nos pacientes com psoríase, a presença de manchas vermelhas na pele ocorre por descontinuação de corticoides sistêmicos ou outros agentes imunossupressores.

“Outras causas de aparecimento de tais lesões são queimaduras por exposição solar, uso de medicamentos como, por exemplo, lítio e antimaláricos, e infecções como celulite e erisipela – processo infeccioso causado por bactérias que acometem também o subcutâneo”, diz.

A hemotologista Juliane destaca que a hipersensibilidade a determinados medicamentos é a segunda causa mais comum de aparecimento de manchas vermelhas na pele. “Entre esses medicamentos estão penicilina, sulfa, anticonvulsivantes e alopurinol”, diz.

“Entretanto, há outras causas mais raras para o aparecimento de manchas vermelhas na pele, que incluem linfoma não-Hodgkin T cutâneo e outras neoplasias hematológicas e sistêmicas, doenças autoimunes e infecções”, destaca Juliane Musacchio.

A hematologista explica ainda que manchas vermelhas na pele podem ser sinal de outros tipos de câncer (além do de pele), mas esses são casos extremamente mais raros. “Nessas sitações, o diagnóstico é feito pela biópsia local, e é necessário o exame de imunohistoquímica, com marcadores específicos para cada tipo de câncer, além da avaliação de um patologista experiente”, acrescenta.

Manchas vermelhas podem surgir em quais partes do corpo?

De acordo com a hematologista Juliane, as manchas vermelhas podem acometer qualquer lugar do corpo e podem, inclusive, tornar-se generalizadas, dependendo da causa.

“Em geral, não provocam dor, mas, em caso de alergia, podem causar prurido (coceira)”, acrescenta a profissional.

Como procurar ajuda?

Uma dúvida comum que surgem entre as pessoas que estão com algum sintoma desconhecido é: a que profissional recorrer? Isso pode acontecer, inclusive, com alguém que repare estar com algumas manchas vermelhas na pele.

Juliane Musacchio destaca que, dependendo dos sintomas (dor, coceira, sangramento), a melhor solução é ir direto ao hospital ou procurar um dermatologista de sua confiança.

Com essas informações, reforça-se a necessidade de estarmos sempre atentos aos sinais que o nosso corpo dá e procurarmos ajuda médica assim que notarmos algo de diferente.

Para você