Mulher descobre câncer depois que manicure alertou sobre mancha na unha

Uma listra escura na unha nem sempre é sinal de melanoma, mas é sempre bom estar atenta e procurar um médico verificar

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Esmaltes e unhas decoradas são paixões cultivadas por algumas mulheres. As que fazem parte deste grupo adoram manter as unhas coloridas e estão sempre em busca de decorações diferentes para testar.

Para atender esta demanda, da mesma forma que acontece com as roupas e os acessórios, também existem perfis do Instagram, páginas no Facebook e todo um universo dedicado a acompanhar as novidades que surgem para as unhas.

Porém, mais do que um item relacionado à estética ou ao mundo fashion, nossas unhas são uma parte do nosso corpo como outra qualquer, e por isso elas podem apresentar algumas alterações quando algo não vai bem.

Em geral, os sinais que aparecem nas unhas costumam indicar que nosso corpo está com deficiência de alguma vitamina ou mineral. Porém, alguns tipos de manchas podem ser sintoma de uma doença bem mais séria, como um câncer.

Um melanoma na mesa da manicure

Fonte: Facebook/Lisa Harrison Williams

Lisa Williams é uma manicure do estado de Indiana, nos Estados Unidos. Recentemente, ela atendeu uma cliente que pediu para passar um esmalte escuro nas mãos, pois ela queria esconder uma listra vertical preta-acinzentada que havia aparecido em sua unha.

Leia também: 14 dúvidas comuns sobre o câncer de mama resolvidas por especialistas

A cliente, que não teve seu nome revelado, contou que já havia passado por diversos salões de beleza e recebido diferentes “diagnósticos” para aquela listra: poderia ser falta de cálcio, sangue coagulado ou mesmo um sinal hereditário.

Para Lisa Williams, porém, estava claro que aquela listra escura indicava uma doença muito mais séria: um câncer. “Eu não quis assustá-la, mas eu disse que ela deveria procurar um médico imediatamente”, relatou a manicure em seu perfil no Facebook.

Algumas semanas depois, a cliente ligou para Lisa para contar que ela havia se consultado e aquele sinal era um melanoma muito agressivo, que já havia se espalhado para seus linfonodos. Infelizmente, seu prognóstico não era muito positivo.

Com a permissão da cliente, Lisa publicou o relato no Facebook, alertando as pessoas para que prestassem atenção em suas unhas, pois um diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura de um câncer. O post está com quase 160 mil compartilhamentos no momento da publicação desta matéria.

Toda listra escura na unha é um melanoma?

Foto: Reprodução/WebMD

Caso você tenha observado uma listra escura nas suas unhas ou nas unhas de alguém da sua família, não é preciso entrar em pânico. Embora esse sinal realmente possa indicar a presença de uma lesão cancerígena, na maior parte dos casos trata-se de algo benigno.

Leia também: 7 hábitos que podem diminuir em 40% a chance de ter câncer

Uma das explicações para manchas escuras nas unhas são os traumas: assim como o restante da pele fica roxo depois de uma batida, as unhas também podem apresentar derramamento interno de sangue e formar um hematoma.

Outra possibilidade é que a listra seja uma mancha de nascença, como uma pinta, mais comum em pessoas de origem oriental ou africana. Porém, assim como outras pintas, é preciso ficar atento para alterações de tamanho, forma e coloração, que podem ser indícios de malignidade.

Em todo caso, ao se deparar com uma lista escura nas unhas, o mais indicado é sempre procurar um médico para tirar a dúvida. Quando um diagnóstico de melanoma é feito no estágio inicial, o tratamento é mais simples e as chances de cura são bem altas.

Dicas pela Web
Comentários