Macarons: 14 receitas saborosas e que derretem na boca

O grau de dificuldade pode ser alto, mas o resultado compensa a cada mordida!

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Que tal trazer um pouquinho da França para a sua casa? Não precisa nem de passaporte: vamos viajar através da culinária! Hoje é dia de saber mais sobre macaron.

Para quem não conhece, trata-se de um biscoitinho francês bem delicado e de uma leveza impressionante. Ele é lindinho e pode ter várias cores, mas não vá achando que é supersimples de fazer.

O preparo do macaron exige alguns cuidados. Uma coisa que você precisa observar, por exemplo, é o ponto do merengue. Ele precisa estar bem firme. Também é preciso prestar atenção na quantidade de corante utilizada. Se passar do necessário, a massa pode ficar úmida demais.

Pode ser que os seus primeiros macarons não fiquem exatamente perfeitos. Faz parte. O que podemos dizer é que o esforço vale a pena. Afinal, quanto maior a desafio, maior a recompensa! Confira as sugestões de receitas de macarons abaixo, escolha a sua favorita e arrisque-se hoje mesmo!

Receitas de macaron simples

Foto: Reprodução / Dani Noce

1. Macaron de limão: antes de começar essa receita, observe como está o tempo. Isso mesmo! Se o clima estiver úmido, a temperatura do forno deve ser menor. O recheio do macaron é a parte mais simples de fazer. Já para a massa, siga atentamente as instruções para evitar erros.

2. Macaron de framboesa: para preparar esse macaron é importante que todos os ingredientes estejam na temperatura ambiente. Também é preciso um item especial, o açúcar impalpável, uma mistura de açúcar de confeiteiro com amido de milho. Ele pode ser encontrado em lojas especializadas em confeitaria.

3. Macaron de chocolate: nem só de frutas é feito um macaron. Essa opção aqui é de chocolate e leva cacau em pó na lista de ingredientes. A farinha de amêndoas, outro ingrediente da receita, pode ser preparada em casa mesmo. Basta tirar a casca das amêndoas, processar e peneirar.

4. Macaron de limão siciliano ou morango: esqueça as xícaras e colheres. Uma boa dica para acertar no macaron é obedecer cada grama especificada na lista de ingredientes. Ou seja, pese tudo! No caso dos 100 g de clara de ovo, é o equivalente a 6 ou 8 ovos.

5. Macaron de doce de leite ou ganache de chocolate: na hora de fazer os macarons, vale incrementar com o recheio que for da sua preferência. Quem sabe um toque de doce de leite ou uma ganache bem cremosa, feita com chocolate e creme de leite? Além dos recheios diferentes, nessa versão a massa leva farinha de pistache.

6. Macaron de Nutella: mais um truque para um macaron de sucesso é garantir que a farinha de amêndoas esteja bem fininha. Se você já comprou ela pronta, passe no processador antes de começar a receita. Quando o assunto é gastronomia francesa, precisão é importante.

7. Macaron vegano: o que usar para substituir as claras de ovos do macaron? Aquafaba! Para quem não conhece, é o líquido proveniente do cozimento de algumas leguminosas, como grão-de-bico ou feijão branco. Além de não ter nada de origem animal, essa receita ainda reaproveita o que normalmente seria descartado. Como não amar?

Receitas de macaron especiais

Foto: Reprodução / Dani Noce

8. Macaron de chocolate trufado com cereja: já dominou a arte dos macarons mais simples? É hora de subir o nível. Que tal um elaborado recheio trufado? Para prepará-lo, você precisará chocolate meio amargo, creme de leite fresco, mel, manteiga sem sal, cerejas em calda e algum destilado da sua preferência.

9. Macaron de figo e framboesa: além de ter um sabor único, esse macaron é uma ótima ideia para servir no Halloween no formato de uma aranha. Utilize corante roxo para o biscoito e bala de framboesa para criar as perninhas. As crianças vão adorar.

10. Macaron de laranja com gengibre: outra ideia divertida, seja para uma festa temática ou decoração de Dia das Bruxas, é fazer os macarons com formato de abóboras. Utilizando a imaginação e diferentes cores de corante em gel, é possível criar doces criativos e encantadores!

11. Macaron de chocolate com maracujá e manga: uma série de passos separam você dessa gostosura. Além do macaron de chocolate, é necessário preparar um ganache de chocolate amargo, outro de chocolate branco e uma gelatina de maracujá e manga. O ideal é que o macaron fique na geladeira por 24 horas antes de ser servido.

12. Macaron de cream cheese com morango: o diferencial do clássico francês nessa versão é o recheio feito com purê de morangos (ou outras frutas vermelhas) e cream cheese. Para a massa, use claras de ovos, açúcar granulado, açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas.

13. Macaron de caipirinha: quando o Brasil encontra a França, o resultado não poderia ser diferente. Dá samba! O macaron sabor caipirinha leva corante verde e amarelo, bem como recheio feito com chocolate branco, creme de leite, limão e, claro, cachaça!

14. Macaron de baunilha com chocolate: caso você esteja se sentindo confiante na cozinha, pode arriscar e tentar utilizar ingredientes diferentes na receita. No caso dessa sugestão aqui, foi usado açúcar refinado (batido no mixer para ficar bem fino). O recheio usado foi a tradicional ganache de chocolate, que sempre é uma boa ideia para sobremesas.

Achou complicado? Não precisa se preocupar. Lembre-se que até os melhores confeiteiros começaram de algum lugar, entre acertos e erros. E, se nada der certo, pelo menos você terá doces histórias culinárias para contar! ;)

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários