Maçã verde: benefícios e receitas deliciosas para fazer em casa

Escrito por
Em 28.05.20

iStock

A maçã verde possui menos açúcar e carboidratos, é mais azeda do que a maçã vermelha e muito apreciada em saladas e sobremesas. A fruta é fonte de potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro e zinco, além das vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, K e A. A nutricionista Adriana Stavro (CRN 43576) fala sobre os seus principais benefícios. Acompanhe!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

7 benefícios da maçã verde

  1. Combate doenças crônicas: segundo a nutricionista, pesquisas mostram que os fitoquímicos da fruta ajudam no combate a doenças crônicas, se consumida diariamente.
  2. Auxilia na saúde do intestino: a casca da fruta é rica em fibras solúveis, chamadas de pectina, que auxiliam na saúde do intestino e do coração, pois ajuda a diminuir o colesterol LDL (ruim).
  3. Ajuda a combater o câncer: “devido à presença de flavonoides, a fruta ajuda a combater o câncer, principalmente o de pele e de pulmão”, informa a nutricionista.
  4. Contém ferro: o ferro presente na fruta é um oligoelemento que auxilia a elevar os níveis de oxigênio no sangue e a aumentar a taxa metabólica.
  5. É rica em antioxidantes: Adriana explica que “a maçã verde é rica em antioxidantes, pectina, quercetina e flavonoides, substâncias que ajudam a proteger nossas células dos danos oxidativos. Eles são particularmente bons para a saúde do coração, intestino e fígado.”
  6. Possui vitaminas A e K: a vitamina A presente na fruta fortalece e melhora a visão. Já a vitamina K, conhecida como a vitamina da coagulação, auxilia na reparação e cicatrização de feridas. “As mulheres que têm períodos menstruais intensos também se beneficiam com o consumo diário da fruta para controlar o sangramento”, acrescenta a nutricionista.
  7. Reduz os níveis de açúcar: devido ao composto quercetina, presente na casca, a fruta ajuda diminuir os níveis de açúcar e a gerenciar o diabetes mellitus do tipo II.

Ótimos benefícios, né? Só se lembre de nunca comer as sementes da maçã, pois elas são levemente nocivas e, portanto, podem ser prejudiciais à sua saúde.

Receitas com maçã verde

iStock

Agora que você já conhece os motivos para incluir a maçã verde na alimentação, aprenda a fazer receitas maravilhosas com essa fruta tão nutritiva. Veja só:

Suco de maçã verde: esse suco detox é feito com 5 ingredientes: maçã verde, couve, hortelã, pepino e água de coco. Uma receita ótima que auxilia no emagrecimento!

Purê de maçã verde: o purê é um dos pratos mais apreciados entre os brasileiros. Quando feito com a fruta, além de nutritivo, pode ser uma ótima opção de sobremesa.

Panqueca de maçã verde: a panqueca é um dos pratos mais deliciosos e fáceis de fazer, mas você já experimentou prepará-la com maçã verde? Aprenda a fazer e experimente essa delícia!

Risoto de maçã verde com gorgonzola: o risoto é um prato típico italiano que faz muito sucesso no Brasil. Essa receita é feita em poucos minutos, e a maçã e o queijo gorgonzola dão um toque a mais e deixam tudo ainda mais saboroso.

Torta de maçã verde: a Tarte Tatin é uma torta que foi inventada acidentalmente pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin. Essa será feita com a fruta e massa folheada: a receita fica incrível e toda a sua família vai se deliciar!

Continua após o anúncio

Gostou das dicas? Para conservar a fruta após higienizá-la, mantenha refrigerada, dentro da gaveta ou em um saco plástico perfurado. Dessa forma, as maçãs permanecerão frescas por cerca de duas semanas. Aproveite e saiba quais as melhores frutas verdes para fortalecer a imunidade.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação