Moda e Beleza

Looks para o trabalho: opções elegantes e profissionais para inspirar

iStock

Atualizado em 05.05.23

Por muito tempo as mulheres eram obrigadas a se limitar apenas aos serviços de casa e às saias. Hoje, as mulheres mostram a vitória nesse aspecto com looks super elegantes e charmosos de calça comprida para irem ao trabalho.

O trabalho, geralmente, é o lugar onde as pessoas passam a maior parte do dia e, sendo assim, não há motivos para não caprichar no visual.

Além disso, a forma com que as pessoas se vestem no trabalho dizem muito sobre ela e sua postura profissional. Tecidos bons, bem cuidados e peças com bons acabamentos, por exemplo, oferecem uma imagem de seriedade e responsabilidade.

A consultora de estilo Lu Rosa dá o conselho: “lembre-se que no ambiente de trabalho o que importa é o seu discurso, a mensagem que você quer passar tem que estar de acordo com a imagem que você carrega”.

O tipo de composição para o trabalho varia muito de acordo com o ambiente profissional, localização, etc. Trabalhos formais pedem peças de alfaiataria, por exemplo, enquanto os mais casuais permitem jeans e t-shirts. Veja abaixo dicas de looks certos para cada tipo de trabalho:

Publicidade

Trabalhos formais

Os trabalhos formais exigem tecidos impecáveis e bons acabamentos, que dão uma impressão séria ao look. É importante investir em peças discretas e finas, mantendo-as, sempre, em ótimo estado de conservação. Jamais vá trabalhar com peças amassadas, manchadas ou rasgadas, mesmo que o dano pareça discreto.

Looks com terninho

Foto: Reprodução / Diário do Coque Frouxo | Teste quer Ser | Do jeito H

Foto: Reprodução / Diário do Coque Frouxo | Teste quer Ser | Do jeito H

Os terninhos ou smokings femininos fornecem uma imagem extremamente formal e elegante. Para afeminar o look, Lu Rosa sugere o uso do tailleur, que é a versão do conjunto com saia. Escolha peças de cores sóbrias e frias.

Looks com blazer

O blazer dá o toque formal e chique para a composição. A especialista mantém a sugestão da sobriedade: “invista em peças lisas, cores neutras como bege, marinho e preto, e tecidos mais nobres”. Além de mais formais, as peças neutras podem ser combinadas com mais facilidade. Complete o look com calças de alfaiataria, sempre adequando corte e formato ao ambiente profissional em questão.

Looks com vestido formal

Foto: Reprodução / Chata de Galocha | Blog da Thassia | Blog da Mariah

Foto: Reprodução / Chata de Galocha | Blog da Thassia | Blog da Mariah

Publicidade

Os vestidos não estão fora da lista, pelo contrário, eles oferecem uma imagem feminina e charmosa ao look. Fique atenta aos tamanhos de comprimento, decotes e prefira sempre as peças com mangas. “As linhas são retas e estruturadas”, indica a consultora. Além disso, Rosa aponta um item necessário à composição nesse caso: a meia calça fina.

Trabalhos pouco formais

O ambiente profissional intermediário permite que se transite pelos dois extremos – da formalidade e da casualidade. “Quando o ambiente admite certa informalidade, vale um mix mais diferenciado”, indica a profissional.

Looks com camisa

Foto: Reprodução / Just Lia | Lala Noleto | Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Just Lia | Lala Noleto | Chata de Galocha

Os blazers e camisas não ficam de fora, mas agora são peças mais coloridas e vivas e combinadas com calças mais casuais para quebrar a seriedade do look. Peças de seda dão um ar moderno para a composição.

Looks com calça flare

Foto: Reprodução / Blog da Thassia | Just Lia | Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Blog da Thassia | Just Lia | Chata de Galocha

O modelo flare oferece uma impressão mais formal à calça, além de dar um toque feminino ao look por definir a silhueta. Para completar, Lu recomenda a aposta em cores chamativas em apenas uma peça do look, estampas e até a mistura de texturas.

Looks com vestidos

Foto: Reprodução / Just Lia | Blog da Thassia | Do Jeito H

Foto: Reprodução / Just Lia | Blog da Thassia | Do Jeito H

“Linhas curvas e uma linguagem mais feminina já são admitidas nessa ocasião”, indica Lu. Sendo assim, os vestidos são muito bem-vindos nesse cenário. Mesmo que o ambiente seja menos formal, atente-se ao comprimento e fuja de peças que mostrem demais.

Publicidade

Trabalhos casuais

Agências de publicidade, redações de jornais e alguns escritórios mais modernos permitem looks mais despojados. Segundo a consultora de estilo, “vale apostar em peças diferenciadas como um macacão, uma saia longa, e o uso de cores e estampas de forma mais livre”.

Looks com T-shirt

Foto: Reprodução / Just Lia | Lala Noleto | Teste quer ser

Foto: Reprodução / Just Lia | Lala Noleto | Teste quer ser

As T-shirts dão um ar casual ao look, e por isso podem ser combinadas com qualquer tipo de peça, mesmo que mais formais, já que o modelo equilibra a composição. Abuse de maxi-colares e lenços para arrematar o look.

Looks com jeans skinny

O jeans skinny é prático e fácil de combinar, desde as camisas até as regatinhas básicas. Invista em peças que tenham um bom caimento e sejam confortáveis. Além disso, o jeans deve ser versátil. Opte por cores e lavagens comuns para aproveitar mais a peça.

Looks com saias e shorts

Foto: Reprodução / Blog da Thassia | Just Lia | Glam 4 you

Foto: Reprodução / Blog da Thassia | Just Lia | Glam 4 you

Saias e shorts tornam o look mais despojado. Para os dias frios, acompanhe com meia-calça grossa. Sapatos confortáveis arrematam a produção, de acordo com o que pede seu tipo de trabalho.

Dicas fáceis para você seguir no look de trabalho

Os looks de trabalho não se limitam às roupas utilizadas. Existem diversos acessórios que complementam a composição e a tornam mais charmosa. Além disso, existem regras básicas para nunca errar no look. Veja abaixo dicas para estar sempre elegante:

  • As bolsas são indispensáveis para o trabalho. Nos mais formais, invista nos modelos mais simétricos e sérios. Já nos casuais, a vez é das estampas, tecidos mais simples e modelos mais despojados.
  • Complemente o look com acessórios, principalmente se seu trabalho for mais casual, com lenços e bijuterias que não sejam barulhentos, mas que tragam um design inovador à composição. Nos trabalhos mais formais, as bijuterias devem ser mais discretas, como brincos de pérola e gargantilhas finas.
  • No calor, para se manter fresca e profissional, Lu Rosa sugere tecidos que permitem a transpiração, como o algodão e o linho. “Invista em modelagens mais soltas no corpo, e aposte nas estampas e cores claras. Um vestido longo sem mangas te deixará fresquinha e bem vestida”, completa.
  • Para não errar, nunca transmita no trabalho uma imagem de sensualidade ou excesso de casualidade. Transparências, decotes e maquiagens carregadas estão fora das composições, bem como chinelos e tênis esportivos demais.

Mais inspirações para você

Foto: Reprodução / <a href="http://www.cuteandlittle.com/2013/10/gold-chain.html" target="_blank">Cute and Little</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.justlia.com.br/2013/03/look-do-dia-salto-bloco/" target="_blank">Just Lia</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://beatrizbarhouch.com/lookdodiacasualchic/" target="_blank">Beatriz Barhouch</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://theblend.com.br/look-do-dia-casual-chique/" target="_blank">The Blend</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://camilacoelho.com/2013/10/30/diario-sao-paulo-fashion-week-dia-2/" target="_blank">Camila Coelho</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdathassia.com.br/br/2012/04/24/meu-look-gallerist/" target="_blank">Thássia Naves</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.ohmyvogue.com/2012/04/denim-made.html" target="_blank">Oh My Vogue</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdamariah.com.br/index.php/2012/05/look-do-dia-revista-rg/" target="_blank">Mariah Bernardes</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://chatadegalocha.com/2014/05/look-da-lu-pro-aeroporto/" target="_blank">Chata de Galocha</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://neginmirsalehi.com/fashion/silver-mirrored-frames" target="_blank">Negin Mirsalehi</a>

Siga as dicas e componha seus looks de trabalho de forma harmônica para transmita a imagem correta de acordo com o ambiente profissional que você faz parte.

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP, às vésperas da formatura. Editora do Dicas de Mulher desde agosto/2014 e apaixonada por moda desde criança.