Looks confortáveis, práticos e estilosos para mães de crianças pequenas

Mobilidade, conforto e praticidade podem ser as principais prioridades na hora de se vestir. Confira as peças que te ajudam a atingir esse objetivo

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Correr atrás de crianças, segurá-las no colo, amamentar, abaixar e levantar frequentemente: estas podem ser atividades comuns no cotidiano de quem tem filhos pequenos. Para conseguir performar tudo isso sentindo-se confortável, uma boa seleção de roupas e acessórios pode colaborar muito.

“Quando pensamos em looks confortáveis, pensamos na mobilidade que esse look irá nos proporcionar. Mães de crianças pequenas estão sempre em movimento, se abaixando, levantando, com o filho no colo, um verdadeiro contorcionismo. Elas precisam que as roupas e acessórios permitam que façam tudo isso”, comenta Renata Pires, consultora de imagem e estilo da Découverte Consultoria de Imagem e Estilo.

Escolher roupas, sapatos e acessórios confortáveis não quer dizer abrir mão de um visual que te agrade ou de peças que combinam mais com seu estilo e personalidade. São muitas as opções de tecidos e modelagens que podem te ajudar a encontrar o look certo em todos os aspectos.

Ficou com dúvidas na hora de escolher uma roupa no armário? “Ao se vestir, a mãe deve pensar em todos os movimentos que ela desempenha quando está com a criança. Se ela sentir que consegue fazer tudo sem precisar se arrumar a todo momento, o look é perfeito”, aconselha Renata.

Confira algumas ideias de roupas e sapatos que podem ajudar na criação de looks práticos e confortáveis para o seu dia-a-dia.

10 peças ideais para quem tem filhos pequenos

Descubra o que você pode incluir no seu estilo para não perder o conforto e a praticidade que você precisa:

1. Legging

Foto: Reprodução / The Style Mogul | Ju Romano | Chata de Galocha

Foto: Reprodução / The Style Mogul | Ju Romano | Chata de Galocha

A legging é um coringa no armário, seja no modelo mais clássico preto, até as mais coloridas e estampadas. Fácil de combinar, você pode usá-la em uma boa gama de situações, com sapatos, acessórios e blusas de estilos diferentes.

Além disso, as leggings são muito confortáveis, dão bastante liberdade para movimentos e não amarrotam com facilidade, fazendo com que se tornem aliadas poderosas para quem prima por praticidade e mobilidade.

2. Calças saruel ou pantalona

Assim como as leggings, calças em modelagem saruel ou pantalona são mais confortáveis e permitem mais movimentos que outros cortes. Opte por tecidos finos, leves e fluidos para ter ainda mais conforto e mobilidade. O bônus aqui é que esses são modelos mais sofisticados e que podem ser usados em ocasiões que exigem trajes mais formais.

3. Batas, túnicas e t-shirts larguinhas

Foto: Reprodução / One Little Momma | Simply Cyn | Ju Romano

Foto: Reprodução / One Little Momma | Simply Cyn | Ju Romano

Batas, túnicas, camisetas e blusas com modelagens mais larguinhas são ótimas opções para acompanhar as leggings em um look bastante prático e confortável. Além disso, cortes mais amplos também são facilitadores bem-vindos para as mulheres que estão amamentando.

4. Camisa de botão

Ideais para as mulheres que estão amamentando, as camisas de botão são clássicas e facilitam muito o processo. Encontrar um modelo que te agrade também não deve ser difícil: as camisas são confeccionadas em uma extensa variedade de tecidos, estampas e cortes. Por essa razão, podem ser usadas tranquilamente em muitas ocasiões – desde eventos formais até ocasiões mais despojadas.

5. Shorts e calças de alfaiataria

A escolha certa do tecido é fundamental para um look confortável e que permita mobilidade; peças em alfaiataria geralmente se encaixam nesses requisitos. Além de proporcionarem mais movimentos que o jeans, por exemplo, shorts e calças de alfaiataria são ótimas alternativas para situações em que você quer montar um visual mais elegante e sofisticado.

6. Macacão

Mais uma vez, a chave para o conforto é a escolha do tecido: macacões e macaquinhos podem ser peças extremamente confortáveis, desde que confeccionadas em tecidos leves, fluidos e maleáveis. O macacão também é bastante versátil quando o assunto é situação. Dependendo da cor e estampa, a peça pode ser usada em ocasiões casuais ou em eventos mais formais.

7. Vestidos e blusas cache-coeur

Vestidos e blusas cache-coeur são aliados da mulher que está amamentando. A modelagem tem um decote em V transpassado que oferece bastante praticidade para as mães e ainda tem o extra de alongar a silhueta.

8. Saias longas

Foto: Reprodução / Taciele Alcolea | Glam4you | Grandes Mulheres

Foto: Reprodução / Taciele Alcolea | Glam4you | Grandes Mulheres

Vestidos e saias longas oferecem muito mais conforto e tranquilidade que modelos mais curtos, e vão bem em situações formais e informais. Escolha tecidos fluidos e maleáveis, modelos evasê e cortes amplos para não limitar a mobilidade.

9. Sapatilhas e mocassins

Foto: Reprodução / Fashionata | Jay Miranda | Blog da Mariah

Foto: Reprodução / Fashionata | Jay Miranda | Blog da Mariah

Sapatos desconfortáveis são grandes limitadores de movimentos. Além disso, o salto pode acabar atrapalhando na hora de carregar a criança no colo e causar dores indesejadas. Sapatilhas e mocassins são boas opções sem salto e que ainda podem compor visuais bastante elegantes e sofisticados.

Vale a pena apostar em qualquer modelo de sapatos sem salto: além de sapatilhas e mocassins, invista em alpargatas, tênis, sandálias e botas rasteiras.

10. Sandálias de salto anabela ou salto quadrado

Não quer abrir mão do salto? Aposte em modelos anabela ou com saltos grossos e quadrados, que são geralmente mais confortáveis e oferecem maior equilíbrio. Esses tipos de salto são ideais para situações em que você não quer descartar os centímetros a mais do salto, mas ainda precisa de sapatos confortáveis.

O que evitar nos seus looks

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se a sua prioridade na escolha do que vestir é o conforto e a mobilidade, evitar alguns itens pode ser uma boa alternativa para atingir seus objetivos. Em nome da praticidade, vale a pena evitar roupas, sapatos e acessórios que possam te deixar desconfortável, limitar movimentos, machucar a criança ou ser pivô de pequenos acidentes cotidianos. Confira algumas dessas peças:

  • Vestidos com fecho nas costas: Vestidos e blusas que fecham na parte de trás – seja com botões, zíperes ou amarrações – podem dificultar na hora de amamentar.
  • Roupas brancas ou claras: É bom estar preparada para eventuais manchas e sujeiras, peças brancas ou muito claras evidenciam qualquer acidente.
  • Roupas apertadas ou jeans muito grossos: Peças muito justas e tecidos duros e grossos comprometem a mobilidade.
  • Bordados e aplicações: Roupas com muitas aplicações e bordados em pedras, tachinhas, correntes e outros materiais podem acabar machucando a criança.
  • Blusas tipo body: Por serem mais complicados de tirar, bodies também devem ser evitados pelas mães que estão amamentando.
  • Blusas e vestidos tomara-que-caia: Além de limitar os movimentos, evitar esse modelo ajuda também a evitar pequenos acidentes; afinal, é comum que as crianças puxem as roupas das mães.
  • Tecidos que amassam demais: Devido ao constante movimento – abaixar, levantar, pegar a criança no colo, amamentar – tecidos que amassam com facilidade tornam-se pouco atrativos para quem não quer exibir um visual “amarrotado”.
  • Tecidos ásperos: Tecidos muito grossos, rústicos ou ásperos podem acabar irritando e causando alergias na pele dos bebês, que tende a ser mais sensível.
  • Brincos grandes e colares: Joias e bijouterias muito grandes podem significar um risco tanto para você quanto para a criança, já que estão sujeitas e puxões e a enroscar.
  • Saltos altos e finos: Sapatos de saltos muito altos, muito finos e, no geral, desconfortáveis, não são boas alternativas para preservar a mobilidade.

6 dicas para se vestir com conforto e elegância

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Atente-se aos tecidos e aos cortes

Para compor um visual mais elegante sem perder o conforto, aposte em tecidos sofisticados e maleáveis, como a seda e o linho. A modelagem também ajuda muito. Prefira roupas com cortes mais amplos, retos, ou em evasê.

2. Aposte em looks com peças separadas

Uma ótima dica para a mulher que está amamentando é montar looks de duas peças: blusa e calça, blusa e saia, blusa e short. As peças separadas tornam o processo mais prático e confortável.

3. Use a numeração certa

“É importante usar sempre a numeração correta. Nada de número a mais e nem a menos”, lembra a consultora de imagem Renata Pires. Respeitar a sua numeração ajuda a selecionar peças com o caimento perfeito. Além disso, roupas desajustadas podem acabar comprometendo a mobilidade.

4. Invista em penteados

Para dar um toque a mais de elegância a qualquer look, vale a pena dedicar um tempinho aos cabelos. Um bom penteado, ainda que simples, pode conferir sofisticação ao visual sem comprometer o conforto.

5. Prefira roupas fáceis de passar

Em razão da movimentação constante, priorize roupas confeccionadas em tecidos mais difíceis de amarrotar. Pelo mesmo motivo, também é uma boa ideia dar preferência a roupas que sejam fáceis de passar, sem muitas pregas e detalhes.

6. Respeite seu estilo

Ter um filho não significa de forma alguma que você precisa abandonar o seu estilo pessoal. Respeitar o seu estilo e usar aquilo que tem mais a ver com a sua personalidade pode, inclusive, ajudar no fator conforto. “É fundamental também que a mãe não abra mão do seu estilo, pois é importante que ela se sinta bem e bonita para ter segurança na hora de cuidar do filho”, ressalta Renata.

Opinião: mães falam sobre seus looks

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A atenção na escolha das roupas era redobrada no período em que a blogueira Adionara Stopassoli Koba amamentou seu filho, hoje com dois anos de idade. Embora Adionara conte que nunca tenha comprado uma peça especialmente para amamentar, ela comenta que optava sempre por camisas ou blusas mais largas com as quais pudesse ter abertura apenas do seio, sem precisar despir-se toda.

Com um bebê de dois meses e meio, a prioridade de Evelyn Alckimin na hora de escolher o que vestir também é a praticidade para amamentar: suas peças favoritas são blusas e camisas com botões na parte da frente. Com o mesmo objetivo, ela conta que deixou de usar espartilhos e blusas que não saiam com facilidade. Quanto aos sapatos, a preferência é por modelos sem salto. “Com salto não consigo carregar o meu filho no colo”, comenta Evelyn.

João, o filho da blogueira Carol Birk, já tem seis anos. Mas, durante os primeiros um ano e meio de vida do filho, Carol tomava um cuidado especial com os tecidos e costuras de suas roupas. O principal motivo? Evitar possíveis irritações e alergias na pele sensível da criança. “É importante olhar as costuras porque podem irritar a pele da criança ou bebê, tecidos 100% algodão também são preferência. Lã e outros tecidos grossos ou com aspereza devem ser evitados. Crianças são sujeitas a manchas e bolinhas de alergia na pele, as mamães devem evitar”, aconselha Carol.

Peças para investir

É possível que você já tenha o que precisa no seu armário. Afinal, o seu guarda-roupa não precisa mudar completamente quando você se torna mãe. Ainda assim, é possível investir em peças que tornam várias situações mais práticas. Confira na galeria:

Vestido cache-coeur Cesaretti por R$79,99 na <a href="http://www.passarela.com.br/passarela/produto/vestido-floral-com-recorte-em-cache-coeur-cesaretti-salmao-6400871922-0" target="blank_">Passarela</a>
Vestido cache-coeur de poá por R$71,99 na <a href="http://www.passarela.com.br/passarela/produto/vestido-de-poa-tira-de-amarracao-cesaretti-i14387-laranja-6400674909-0" target="blank_">Passarela</a>
Macaquinho estampado por R$49,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29470443C69044588&ULP=[[http://www.posthaus.com.br/moda/macaquinho-rosa-estampado-plus-size_art181668.html?utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=deeplink]]" target="blank_">Posthaus</a>
Macacão de malha por R$89,99 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29470443C69044588&ULP=[[http://www.posthaus.com.br/moda/macacao-decote-canoa-preto_art176979.html?utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=deeplink]]" target="blank_">Posthaus</a>
Camisa xadrez por R$59,90 na <a href="http://www.riachuelo.com.br/produto/dia-das-maes/pool/feminino/camisas/camisa-xadrez/5448" target="blank_">Riachuelo</a>
Camisa sem mangas por R$39,90 na <a href="http://www.riachuelo.com.br/produto/dia-das-maes/pool/feminino/camisas/camisa-azul/5466" target="blank_">Riachuelo</a>
Legging montaria por R$59,99 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29470443C69044588&ULP=[[http://www.posthaus.com.br/moda/calca-legging-montaria-preta_art184279.html?utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=deeplink]]" target="blank_">Posthaus</a>
Macaquinho chemise por R$119,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29468903C12403682&ULP=[[https://amaro.com/p/macaquinho-chemise/azul?epar=af_as_00_za_zanox]]" target="blank_">Amaro</a>
Mocassim FiveBlu por R$79,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29469393C19188976&ULP=[[http://www.dafiti.com.br/Mocassim-FiveBlu-Bege-1708276.html?utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=Ecolchao_Campanha_30_e_31102013_Pronta_Entrega_Frete_Gratis&prc=9898]]" target="blank_">Dafiti</a>
Legging étnica por R$74,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29468903C12403682&ULP=[[https://amaro.com/p/legging-etnica/branco?epar=af_as_00_za_zanox]]" target="blank_">Amaro</a>
Calça alfaiataria Missinclof por R$249,00 na <a href="http://www.oqvestir.com.br/calca-alfaiataria-marinho-49551.aspx/p" target="blank_">OQVestir</a>
Calça pantalona estampada por R$75,90 na <a href="http://www.riachuelo.com.br/produto/outono-inverno/pool/feminino/calcas/calca/4248" target="blank_">Riachuelo</a>
Sapatilha FiveBlu por R$49,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29469393C19188976&ULP=[[http://www.dafiti.com.br/Sapatilha-FiveBlu-Preta-1717617.html?utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=Ecolchao_Campanha_30_e_31102013_Pronta_Entrega_Frete_Gratis&prc=9898]]" target="blank_">Dafiti</a>
Bata babados por R$94,90na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29468903C12403682&ULP=[[https://amaro.com/p/bata-babados/vermelho?epar=af_as_00_za_zanox]]" target="blank_">Amaro</a>
Short alfaiataria por R$65,79 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29470443C69044588&ULP=[[http://www.posthaus.com.br/moda/shorts-alfaiataria-e-cinto-preto-reativo_art197979_57.html?utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=deeplink]]" target="blank_">Posthaus</a>
Blusa básica por R$19,90 na <a href="http://www.riachuelo.com.br/produto/dia-das-maes/pool/feminino/blusas-camisetas/blusa-basica/5453" target="blank_">Riachuelo</a>

Inspire-se: looks lindos para mães de crianças pequenas

Quer mais ideias de como compor um visual bonito e confortável? Inspire-se na galeria de looks das blogueiras usando as peças que te ajudam a dar mais praticidade ao cotidiano.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.crisguerra.com.br/hoje-vou-assim/2015/03/19/mulher-conforto/" target="_blank">Hoje Vou Assim</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.justlia.com.br/2013/10/look-do-dia-sueter-azul-claro/" target="_blank">Just Lia</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.keepcalmdiy.com/looks/shorts-de-cintura-alta-e-coque-look-do-dia/" target="_blank">Keep Calm and DIY</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.armariodemadame.com/2015/04/look-do-dia-macaquinho/" target="_blank">Armário de Madame</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.tudoorna.com/2015/05/12/look-calca-midi-estampada/" target="_blank">Tudo Orna</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://thestylemogul.com/2015/04/flower-power-2/" target="_blank">The Style Mogul</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://gabifresh.com/2015/03/ava-viv-plus-size-joggers-camo-2015/" target="_blank">Gabi Fresh</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://claudinhastoco.com/look-domingo-confortavel/" target="_blank">Claudinha Stoco</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.jaymiranda.com/2015/03/10/ava-and-viv-plus-size-target/" target="_blank">Jay Miranda</a>

Com as dicas, você consegue selecionar as melhores roupas para não abrir mão do conforto e da praticidade no seu dia-a-dia. Lembre-se que nada é proibido: seu estilo, personalidade e o que tem vontade de vestir podem (e devem!) ter peso nas suas decisões. Afinal de contas, sentir-se bem com o que está usando já é meio caminho andado para sentir-se segura e confortável.

Assuntos: Como usar

Dicas pela Web
Comentários