5 boas razões para não ter uma lixeira embutida no armário da cozinha

Esconder a lixeira no armário parece ser a solução perfeita? Antes de decidir, considere algumas desvantagens dessa escolha

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Sua cozinha é toda planejada, com cada móvel ocupando um lugar milimetricamente determinado? Ou, então, você tem uma cozinha toda moderna, com linhas retas e cores claras?

Talvez a sua cozinha seja mais rústica, no estilo colonial. Ou, quem sabe, você decorou sua cozinha com peças retrô.

Não importa qual é o estilo da sua cozinha, nós temos uma certeza: em geral, as lixeiras não colaboram para a beleza do ambiente e, muito provavelmente, você gostaria de escondê-la em vez de exibi-la para as visitas.

Pensando nisso, muitas pessoas optam por lixeiras embutidas no armário.

Embora esta seja uma boa solução estética, ela traz algumas desvantagens que precisam ser consideradas. Confira:

Leia também: 120 itens desejo que transformam qualquer cozinha

1. Mau cheiro

Foto: iStock

Não adianta: acumular restos de comida em um ambiente fechado por mais de um dia vai acabar dando origem a um cheiro bem desagradável.

Essa situação se agrava quando a lixeira precisa ficar sem tampa por causa do espaço reduzido do compartimento, contaminando todo o armário.

2. Não é nada prático

Foto: iStock

Quando a lixeira está fechada dentro de um armário, não é nada prático ter que abrir a porta com as mãos meio melecadas ou molhadas, puxar a lixeira para fora, abrir a tampa e finalmente jogar o lixo dentro do recipiente.

Além da falta de praticidade, é bem provável que você acabe sujando o puxar do armário ou derrubando lixo ao redor do recipiente, dando ainda mais trabalho.

3. É difícil achar uma lixeira que caiba no espaço

Foto: iStock

Se parece difícil encontrar uma lixeira que combine com a decoração da sua cozinha, mais difícil ainda é encontrar uma que caiba dentro do armário.

Leia também: Como fazer reforma em imóvel alugado?

Ela precisará ser pequena o bastante para entrar no armário – e é bem possível que, por causa disso, ela não comporte muita coisa, ficando cheia antes do que você gostaria.

4. Você perde espaço dentro do armário

Foto: iStock

Embora você ganhe alguns centímetros quadrados de cozinha, você perde um precioso espaço de armazenamento dentro do armário.

Isso significa que, para embutir a lixeira, talvez você precise deixar as panelas para fora, pois você vai acabar “perdendo” um dos compartimentos – e a bagunça vai continuar acontecendo.

5. Você pode se esquecer de tirar o lixo

Foto: iStock

“Quem não é visto não é lembrado”, diz o velho ditado. E isso vale para a lixeira: por ela estar fora da sua visão, é possível que você acabe se esquecendo de tirar o lixo no horário certo.

Em muitos condomínios, existe um horário-limite para a retirada do lixo, de forma que a coleta municipal leve tudo embora o mais rápido possível. Se você perder o horário, vai ter que esperar até o outro dia.

Leia também: Cozinhas coloridas: 85 fotos de cozinhas alegres e lindas

Como você pôde ver, a lixeira embutida parece ser a solução perfeita para a decoração da cozinha à primeira vista, mas é preciso considerar que essa escolha traz algumas desvantagens.

Se o orçamento permitir, vale a pensa considerar a aquisição de uma lixeira moderna e funcional, que pode ser exibida sem estragar o conjunto do ambiente e que combina beleza e praticidade.

Assuntos: Cozinha, Decoração

Dicas pela Web
Comentários